As Primeiras Civilizações

Jaime Pinsky

Resenhas - As primeiras civilizações

1 | 2 | 3 | 4

Jess 16/03/2024

As Primeiras Civilizações de Jaime Pinsky é um esboço, uma introdução, possui uma linguagem clara e amigável. Não foca em sociedades específicas, embora fale um pouco sobre os mesopotâmicos, os egípcios e os hebreus. O ponto alto do livro é desmistificar algumas falácias já enraizadas no imaginário popular.

Quando se fala em primeiras civilizações, é muito comum o viés etnocêntrico, que encara sociedades como menos evoluídas se não se encaixam em uma estrutura temporal similar à europeia. Pinsky deixa bem clara sua oposição ao cientificismo e evolucionismo do século XIX, que trouxe esses conceitos que reverberam até hoje no ensino.

É um bom livro, talvez não para trazer dados históricos detalhados e extensos, mas para reflexão sobre nossos próprios preconceitos acerca de organizações sociais diferentes das nossas.

Douglas Ferrari 12/02/2024

Um bom livro, curto, e que trás muitas informações e reflexões importantes sobre as primeiras civilizações do crescente fértil, também dedica uma crítica para pseudoarqueologia e pseudohistoria, como a do Eram Deuses Astronautas.

Luis361 07/02/2024

Releitura histórica
Esse é o primeiro livro de História que comprei por mim mesmo, só alguns meses depois de começar a graduação em História, então parar pra reler nesse momento de finalização é algo bem importante, marcando não só a diferença temporal mas sim a minha própria evolução como historiador.

É um livro bom, com uma leitura de fácil compreensão para quem não é da área ou esteja se iniciando nela.

Porém, a narrativa adotada pelo autor (sendo necessário considerar que esse é um livro da década de 80, reimpresso em uma edição de 2020) é um ponto negativo. São cometidos alguns anacronismos que podem vir a confundir o leitor e, mesmo que esses sejam em certa medida inevitáveis, tem algumas horas que poderiam ser bem evitados.

Outro ponto negativo é a estruturação temática do livro. Mais da metade é dedicado ao processo de formação das civilizações que marcam a divisão entre a pré-história e a antiguidade como conhecemos, enfatizando aspectos que não são assim tão relevantes, e deixando pouco espaço para as propriamente ditas primeiras civilizações nomeadas.

Um ponto positivo é a presença dos Hebreus no livro, assim como o trabalho feito com eles de identificar a origem mesopotâmica desse povo, de suma importância para compreender aspectos como algumas passagens bíblicas e organizações sociais, única pena sendo isso feito em um espaço tão pequeno de páginas.

Em suma, um ótimo livro para quem está começando e, com certas adaptações, um bom artifício bibliográfico para a confecção de aulas.

Giovanna Gradil 25/01/2024

Ótima introdução
O livro é uma ótima introdução para quem busca iniciar nesse assunto.
Obviamente que, por conter menos de 150 página, não terá um super aprofundamento no assunto.
Recomendo para ser uma material introdutório.

Ticiane.Melo 05/10/2023

Livro sugerida pelos professores da faculdade para um maior entendimento do assunto estudado.
Foi uma ótima experiência.
A leitura é rica em informações importantes e nos faz viajar para os primórdios da espécie humana até chegar nas primeiras civilizações.
A leitura é leve e fluída.

May 24/08/2023

Um bom começo
Um livro introdutório para compreender as civilizações antigas. O autor busca trazer pontos importantes que não estão relacionados necessariamente com as cronologías mas com a importância de entendimento das civilizações no tempo presente.

Rodrigo.Peixoto 01/07/2023

Se trata de uma obra generalista, talvez seja uma obra aconselhável para introdução ao estudo da antiguidade, principalmente no que diz respeito a região do Oriente Próximo onde se localiza o também chamado de Crescente fértil. Traz uma seleção bem genérica para a explicação da formação das cidades em torno da atividade agrícola, também traz o conceito do que seria uma sociedade civilizada, também traz uma abordagem geral sobre o Egito, Mesopotâmia e sobre os Hebreus.

Kaah_mgo 18/06/2023

Apanhado geral do desenvolvimento das primeiras civilizaco
O livro traz uma boa leitura sobre o desenvolvimento das primeiras civilizações, partindo do surgimento dos primatas e da espécie humana e pelos desenvolvimentos técnicos e culturais que marcaram a Mesopotâmia e o Egito. Finaliza com os hebreus e uma mensagem crítica sobre os caminhos que a humanidade tem trilhado nos tempos atuais.

Carolline Alves 17/05/2023

Decepcionante. Sinceramente o livro é bastante raso pra quem esta procurando algo mais aprofundado diante do tema história antiga. Mas, em compensação a leitura é de fácil compreensão.

JoAo.Nhan 15/04/2023

O autor nos conduz a uma narrativa leve e questionadora sobre os tempos antigos. O livro busca abranger todos os públicos, por isso tem uma fácil leitura, sem termos muito técnicos. O único ponto negativo é que o autor não explica tudo o que é abordado na obra. É um livro muito mais sobre as sociedades em si e não sobre a história delas.

julia 06/04/2023

Bom, comecei a ler por causa do meu professor de história e fiquei surpreendida. O livro é ótimo - mesmo nn sendo muito o foco, tem muitas frases pesadas para refletir.
A escrita é super de boas, qualquer um consegue compreender.

Duda.Langholz 16/02/2023

Na mesma terra que nasceu hitler, nasceu mozart
Primeiro livro do gênero que eu leio, foi indicação do meu professor de história, estou estudando essa matéria no momento e eu simplesmente amei.
História sempre foi a minha matéria favorita e agora sem dúvidas, virou meu gênero de livro favorito, com certeza vou ler mais livros do tipo, achei perfeito, esse livro é super leve e de fácil compreensão, li tudo em um dia

Jeferson.Maia 12/01/2023

Apesar de ser apenas uma pequena introdução sobre o tema, o livro consegue ser muito interessante, o autor faz uma ótima explicação a respeito dos conceitos utilizados na obra, facilitando ainda mais a compreensão.
Um ponto interessantíssimo, e não muito frequente em livros de história, é que o autor cogita a possibilidade de que nossos ancestrais possam ter se aventurado no desconhecido não apenas por questões matérias, mas também por sua capacidade de ‘’ousar e aventurar-se’’, tornando assim os humanos menos produto de um meio determinista e mais produto de seus próprios esforços, e de suas próprias questões, sem deixar de lado as bases científicas.
Super recomendo o livro, um ótimo material que pode ser agradável tanto a pessoas dessa área de estudo como para pessoas que querem ler apenas por curiosidade.

Lucas.Wijk 05/01/2023

A editora contexto fez essa coletânea "Repensando a História", com uma série de livros curtinhos sobre diversos temas de história em geral. Assim como o anterior que li dessa coletânea, este vai direto ao ponto, com uma linguagem bem didática e acessível.

Obviamente, por ser um livro curtíssimo, acaba sendo bastante superficial. Como o próprio autor o define nas notas iniciais: trata-se apenas de um pontapé para aqueles que se interessam pelo assunto. Ainda assim, foi uma ótima leitura para sanar algumas curiosidades que eu tinha sobre civilizações antigas.

1 | 2 | 3 | 4