As Primeiras Civilizações

Resenhas - As primeiras civilizações

1 | 2 | 3 | 4

Michel 25/03/2021

Introdutório
Jaime Pinsky buscou contar a história desde os primórdios da nossa espécie, o que acabou fugindo um pouco do foco central do livro, que são as primeiras civilizações.
No geral, a obra é escrita de forma leve, o que facilita a leitura para o público como um todo. Busca apresentar os fatos de maneira descontraída e trazendo para a nossa realidade.
Para uma introdução ao tema proposto, o livro se faz de bom uso, porém, para quem busca algo mais aprofundado, este não contempla as expectativas.

No mais, por ser uma leitura rápida e de fácil compreensão, eu recomendo.

GelcimAria 10/10/2022

História
É um livro bem didático e relativamente fácil de compreender.
Traz bastantes referências de outras obras para quem deseja se aprofundar no assunto.
°°° 10/10/2022minha estante
Li o livro dessa coleção sobre o processo de escravidão no Brasil, e também tive essa sensação, ele e bem curtinho mais com informações importantes.

Douglas Ferrari 12/02/2024

Um bom livro, curto, e que trás muitas informações e reflexões importantes sobre as primeiras civilizações do crescente fértil, também dedica uma crítica para pseudoarqueologia e pseudohistoria, como a do Eram Deuses Astronautas.

Duda.Langholz 16/02/2023

Na mesma terra que nasceu hitler, nasceu mozart
Primeiro livro do gênero que eu leio, foi indicação do meu professor de história, estou estudando essa matéria no momento e eu simplesmente amei.
História sempre foi a minha matéria favorita e agora sem dúvidas, virou meu gênero de livro favorito, com certeza vou ler mais livros do tipo, achei perfeito, esse livro é super leve e de fácil compreensão, li tudo em um dia

Ticiane.Melo 05/10/2023

Livro sugerida pelos professores da faculdade para um maior entendimento do assunto estudado.
Foi uma ótima experiência.
A leitura é rica em informações importantes e nos faz viajar para os primórdios da espécie humana até chegar nas primeiras civilizações.
A leitura é leve e fluída.

andersonws 30/03/2014

Desmistificando o conceito de civilização
O livro aborda de maneira clara e interessante o desenvolvimento dos primeiros seres humanos no planeta, desde sua fase nômade até o surgimento das primeiras civilizações organizadas.
Além das boas referências e da clareza das ideias apresentadas, o principal mérito do autor é desconstruir muitos dos preconceitos e equívocos existentes no estudo desse período. É uma leitura interessante para quem tem curiosidade a respeito do período histórico e da construção da noção de civilização na antiguidade.

Iza 10/11/2021

Livro perfeito tanto pra quem tá começando a cursar história, quanto para estudantes de ensino médio que gostam desse tema. Não é um livro que vai se aprofundar com afinco em cada civilização, mas é um ótimo pontapé inicial para entender o começo de tudo.

Edmilson.Gomes 14/09/2021

É uma síntese sobre os primórdios da humanidade, é simples e fácil de compreensão, eu recomendo.
almeidalewis 15/09/2021minha estante
????. Kd as anotações dos livros ? que vc leu desde o início do ano ( 2021 ) que não estão aí no Skoob ?! ?

Edmilson.Gomes 16/09/2021minha estante
Pois é, alguns falta colocar

almeidalewis 17/09/2021minha estante
Então bora colocar para me atualizar né??? !!! ?

Rafitchu 04/08/2021

Não tão bom.
É um livro muito didático, acredito que é muito interessante para quem está no início do curso de história ou ciências sociais e quer ter uma leitura sobre as primeiras civilizações. Existem algumas contradições no apanhado de Jaime. Um lembrete - a última civilização tratada no livro, os hebreus, embora sua importância, não são tão vanguarda quanto pôr exemplo, os assírios que, infelizmente, não receberam um capitulo próprio.

RobsonGrangeiro 03/12/2020

Resumão bem escrito.
O livro é um apanhado de vários anos de estudo e traz pontos importantes e mais relevantes sobre o que se sabe até então a respeito das diversas civilizações humanas.
Não é um livro com teor criacionista e o autor deixa isso bem claro, como também esclarece que durante a jornada humana houve e ainda existem diversos mitos da criação, mas ele aborda a teoria vigente científica.
Ótimo ponto de partida para estudos mais abrangentes.

Giuliano 08/01/2012

As Primeiras Civilizações
Uma viagem pelo início da humanidade, desde as cavernas até as piramides, de uma maneira fácil e clara.

Caio Eduardo 14/04/2020

Olhando o Passado, entendendo o presente, mirando o futuro
Este livro, foi a primeira indicação de compra que tive na faculdade, confesso que só lembrei pesquisando outras obras. Agora, podendo ler com calma vejo como o autor foi capaz de tornar o assunto acessível sem perder a erudição no decorrer do texto. Leitura mais que recomendada para quem deseja aprender um pouco mais sobre os povos antigos.

blacktonks 08/06/2020

Jaime Pinsky tem uma forma adorável que contar sobre história. É um livro leve, de fácil leitura e que faz não querer largá-lo. Simplesmente adorei o conceito de civilização que ele traz e as questões no percorrer do livro que te tiram do jeito antigo de se pensar sobre as primeiras civilizações.

1 | 2 | 3 | 4