A Questão da Culpa

A Questão da Culpa Karl Jaspers

Resenhas - A Questão da Culpa

iarakessia 27/02/2023

Triste
São vários questionamentos ao ler esse livro, que foi escrito em 1945 por um alemão. ou seja, literalmente não tinha nem esfriado as bombas pós guerra para ?libertar? a Alemanha do Hitler. digo libertar pq após ler esse livro, acabei refletindo sobre muita coisa.
O autor fala abertamente sobre a culpa alemã. mas qual o viés dessa culpa? como culpar um povo inteiro? fala sobre o Julgamento de Nuremberg e os países vencedores. Esse livro foi um
conjunto de palestras apresentadas na Alemanha pós guerra, que agora estava sendo julgada pelo mundo inteiro pelos atos do Estado Nacional Socialista. O autor buscou tocar o coração dos seus compatriotas e abrir o diálogo em uma nação estática que não sabia mais em que acreditar e que não conseguia acreditar no que tinha vivido por 12 anos.

Alfredo.Gomes 13/10/2022

Brilhante. Ótimo livro teórico sobre a questão da culpa
Utilizando como motriz principal da sua problemática um dos piores momentos da humanidade, o autor consegue debater o sentimento da culpa de maneira interdisciplinar, tocando a filosofia, o direito, e a psicologia.

Jaspers traz diversos conceitos sobre a culpa, tanto do ponto de vista do "culpado", quanto sob o olhar daquele que "acusa" a culpa do outro.

Apesar de escrito há muito tempo, o cerne da obra é bastante atual e se aplica facilmente aos dias de hoje em diversos contextos, desde a atitude conivente de um povo perante os atos de um presidente, até uma briga de torcidas.

Em nenhum momento o autor tenta diminuir a culpa do povo alemão mas apenas ajusta-la na medida que cabe a cada um, trazendo fatos sobre a sociedade alemã e suas diversas camadas, desde o membro fervoroso do partido, passando pelo simpatizante, pelo indiferente e alheio a essas questões e até mesmo pelo opositor.

O autor debate também a parte de culpa que cabe a outras nações e seus políticos, que de alguma forma, ainda que passivamente, corroboraram para os crimes cometidos contra a humanidade . Em certa passagem sobre as atitudes de Churchill ele diz "a Inglaterra desiste do povo alemão desde que mantenha a paz com Hitler".

Um ponto de vista que, humildemente, discordo do autor, diz respeito a impossibilidade de uma nação rebelar-se contra o sistema que a governa. Ao meu ver esse discurso não se traduz em 100% das questões e pode ser utilizado sob pretexto imperialista.
Entretanto se faz clara a necessidade de definição perante o direito internacional, e organizações internacionais, do que são crimes contra a humanidade e em que momento devem haver intervenções.

Ao meu ver, em determinados trechos o livro expõe o peso de ter sido escrito em momento histórico tão aproximado dos horrores do regime nazista, tanto positiva quanto negativamente, porém debate a questão da culpa de maneira extraordinária e original, aprofundando e expandindo nossos conceitos sobre esse sentimento.
iarakessia 27/02/2023minha estante
??

Ricardo 03/08/2018

Apesar do título, é extremamente atual
Esse pequeno livro se torna grande pois apesar de parecer restrito a questão da culpa alemã em um momento especifico da História, ele pode ser uma importante reflexão sobre o ressurgimento do fascismo hoje. Mesmo que se trate da culpa Jaspers traz importantes reflexões de como o nazismo ocupou espaço e como cooptava a sociedade alemã. Depois que as atrocidades foram reveladas muitos não imaginavam a capacidade destrutiva do regime. E a culpa que isso trouxe aos alemães e além do conceito como superar e aprender com o que ocorreu.