Um cavalheiro em Moscou

Resenhas - Um Cavalheiro em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sueli 07/05/2020

Espetacular!
Escolho minhas leituras aleatoriamente ou, dependendo do grau de confiança literária, por indicação de amigos ou blogueiros...
Não que eu desqualifique a opinião de amigos ou blogueiros, mas gosto é algo tão subjetivo que mesmo que tenhamos grande apreço por um ou por outro sempre haverá distorções pela forma como um livro será recebido por cada leitor em determinado momento de suas vidas.
Acredito que os deuses literários fizeram com que “Um Cavalheiro Em Moscou”, de repente, ficasse muito visível, quase que se exibindo, em minha biblioteca do Kindle... E, além disso, eu sabia que várias amigas já haviam lido e adorado. Mas eu, muito ressabiada, achei que seria uma leitura politizada, coisa que anda me dando arrepios ultimamente, deixei passar...Felizmente, eu não poderia ter escolhido um livro melhor durante a quarentena, já que a premissa principal é o isolamento imposto, pelo regime russo vigente, a um aristocrata que deverá ficar em prisão domiciliar após a revolução bolchevique em um dos mais requintados hotéis de Moscou.
Acontece que o personagem não é um conde qualquer. É “O” conde!!!! Um homem absurdamente culto, elegante (em todos os sentidos), inteligente (e, bota inteligente nisso), astuto, e, em minha imaginação, muito bonito. Gentil, resiliente e todos os melhores predicados que uma pessoa poderia esperar, e deveria, de qualquer outro ser humano.
Um livro repleto de amor, verdades, lições importantes, amizade, lealdade e doçura. Eu tentei ler pausadamente, mas no finalzinho as emoções me atropelaram e terminei mesmo tentando me agarrar a esses personagens que estarão comigo e, espero que com você também, meu amigo leitor, por muito tempo.
Jéssi Lima 07/05/2020minha estante
Uauuu ??????

???

Lizzy 07/05/2020minha estante
Amei a dica e a resenha?

Lizzy 07/05/2020minha estante

Micael 07/05/2020minha estante
Que show! Parabéns pela resenha, vou anotar para as próximas leituras!

Sueli 07/05/2020minha estante
Lizzy, eu tenho a impressão que você vai amar! Foi o livro mais lindo que li nos últimos tempos. Bjks, amiga querida!

Sueli 07/05/2020minha estante
Micael, eu agradeço o elogio, mas prometo que um dia aprendo a fazer uma resenha. ;)

Marta Skoober 07/05/2020minha estante
Tenho ele no Kindle faz tempo!
Sua resenha me fez pensar em colocá-lo na fila...

Sueli 12/05/2020minha estante
Bem... é como escrevi, Marta, gosto é sempre muito pessoal, mas torço para que você aproveite a leitura tanto quanto eu. ;)

Vanessa Maia 15/05/2020minha estante
Que resenha cheia de vida! Com certeza é uma boa leitura :)

Hester1 10/09/2020minha estante
Amei!!!!!!! Amei!!!!! Nos meus favoritos.

Sueli 13/09/2020minha estante
Obrigada, Marta.
Hester é um livro incrível!

Duda 23/09/2020minha estante
???????? que resenha maravilhosa

Eliane 13/05/2021minha estante
Comecei a ler há poucos dias e estou gostando. Pela sua resenha, acho que ficará cada vez melhor :)

Sueli 17/05/2021minha estante
Bom dia, Eliane.
Tomara que você se apaixone por este personagem como eu me apaixonei.
Adorei ler sobre um personagem tão raro, mesmo naquela época.
Obrigada por seu comentário. Volte sempre ;)

Marta Skoober 11/11/2021minha estante
Enfim eu li, comecei em fevereiro, depois travei (não apenas esse), mas todos os livros. Só conseguia ler livro técnico. Em setembro Nora Roberts me tirou do limbo, e aí voltei a Um cavalheiro em Moscou!
Posso te perguntar uma coisa? Se pudesse escolher uma palavra para definir/resumir Um cavalheiro em Moscou, qual seria?

TatySpin 07/09/2022minha estante
Baixando no Kindle em 3?2?.1

Sueli 13/09/2022minha estante
TatySpin, depois me diz se você gostou, ok?

Liliane.Soares 18/08/2023minha estante
Lendo agora. Também escolho aleatoriamente e esse adquiri na bienal ano passado. Sua resenha fantástica me animou ainda mais?

Marcos774 23/04/2024minha estante
Olá Sueli, boa tarde.
Eu busquei, busquei, e busquei....até que te encontrei.
Muito prazer.
Então, acabei de ler e achei-o simplesmente espetacular. Quanta cultura, quanta erudição. Magnífico (eu ainda não conhecia este escritor).
Mas, no final, eu me perdi pois não consegui identificar a mulher que (de cabelos brancos) ele encontra naquela taberna no cita no último parágrafo do livro. Será que você consegue me ajudar?
Obrigado, viu? (Estou devorando a sua lista de leitura e sujestões para enriquecer a minha biblioteca e minha leitura).

Dem 15/08/2021

História magnífica!
Esse livro foi uma surpresa pra mim! Saiu totalmente da minha zona de conforto e eu adorei! Foi presente de aniversário de minha amiga @suelenbdantas e que presente genial!!??
O livro começa lento, depois você vicia e não quer parar até saber o que vai acontecer! O livro é um show de inteligência do começo ao fim! Recomendo!
Su 15/08/2021minha estante
Que bom que você gostou do presente e eu sabia que você iria admirar a inteligência e a perspicácia do conde. Amei demais da primeira vez que li e fico feliz que tenha gostado e se viciado também! ??

Dem 15/08/2021minha estante
Leitura maravilhosa! Obrigado, Su!

Edu 18/11/2022

Modorrento
SINOPSE. O protagonista russo é condenado a passar sua pena num hotel em Moscou. Essa premissa me chamou atenção e achei que encontraria um bom livro.

CHATO. As décadas passam, o protagonista não muda. Suas características parecem imune ao tempo e nada o malda ou o faz refletir.

RASO. Os personagens entram, saem e voltam da história com muita facilidade, sem muitos ganchos. Parece que não são importantes, estão ali apenas para ilustrar conversas com o protagonista.

PEDANTE. O autor faz referências a outras obras literárias e a eventos históricos de maneira solta, sem um contexto, apenas para tentar passar uma erudição do personagem.

ARREPENDIMENTO. Foram longos dias de leitura para uma história totalmente esquecivel, irrelevante e, em certos pontos, até inadequada.

Definitivamente não recomendo.
Vitoria 12/01/2023minha estante
eu senti exatamente o mesmo

Edu 13/01/2023minha estante
Nunca mais comprar nada desse autor. Kkkk

Val 23/04/2020

Como um bom vinho no primeiro gole
Como um bom vinho no primeiro gole, ler Um Cavalheiro em Moscou, do novelista norte-americano Amor Towles, pode enganosamente parecer-nos, em princípio, um pouco adstringente. Seu primeiro quinto desenrola-se vagaroso e a seguir começa a pegar o ponto, como se diria na culinária. Mas o vigoroso esplendor que se segue num crescente, marca esta obra como uma das mais importantes da literatura deste começo do século XXI.
Towles escreve como um verdadeiro cavalheiro literário, com elegância, idéias e colocações refinadas, farta demonstração cultural, dramaticidade contida, fina ironia e riqueza de situações e personagens marcantes e inesquecíveis. Mas, para se ler este romance literário é importante que se tenha alguma noção da história do começo do século passado, em especial na Rússia; de gastronomia e enologia clássicas, etiqueta à mesa, moda, mobiliário, cinema, literatura e música da época.
O palco desta deslumbrante história é o lendário Hotel Metropol, uma joia de cinco andares da art-nouveau, local onde desfilaram as maiores celebridades e personalidades do século 20. Situado próximo à Praça Vermelha, em frente ao glamouroso Teatro Bolshoi, foi construído por um industrial e mecenas na virada do século passado. Nele o leitor passa a conviver com o protagonista, o incomparável Conde Aleksandr Ilitch Rostov, condenado a lá viver em prisão domiciliar pelos burocratas do então regime revolucionário comunista.
O flagrante abismo entre a cultura aristocrática russa czariana e os rudes e rudimentares atos e costumes bolcheviques é por ele explorado de forma a valorizar cada lado na sua forma superlativa. A fascinante Moscou em transição mostra que seus monumentos e cultos criados por gestores, artistas e agentes culturais refinados são tão valorosos que nem a brutalidade camponesa e inculta de seus novos dominantes consegue destruí-la.
Contracenam com o Conde, de modo fluente e dinâmico, duas intrigantes e inteligentíssimas meninas, escritores, diplomatas, músicos, jornalistas, os dedicados e fiéis funcionários do Metropol, atrizes e bailarinas, camaradas do novo regime e um gato zarolho.
Num rico colóquio entre o protagonista e um simples operário em cima de um telhado mereceria um quadro emoldurado por nobre material, se numa página coubesse. Nele, sem duvida, consegue-se saborear um delicioso pão preto com mel e café fresco. Nada escapa à intensa criatividade de Towles, desde os nativos cães borzóis, às quarenta variedades de maçãs soviéticas e a delicadeza das flores dos Lilazes das praças moscovitas. Por outro lado, não deixa de protestar, nas entrelinhas, contra o Prêmio Pulitzer de Jornalismo atribuído ao jornalista americano Walter Duranty (NY Times), que relatava “apenas rumores” de fome na URSS enquanto 32 milhões de pessoas morriam de inanição, massacradas pelas ações de coletivização do campo por Stálin, na Grande Fome de 1932/33.
Towles atravessa o tempo revelando o isolamento e a estagnação cultural, tecnológica básica e de costumes da União Soviética, chegando a uma brilhante conversa de cama onde põe em cheque também a evolução humana uma vez que o povo soviético, quase na década de 1960, desconhece o aspirador de pó e a máquina de lavar roupas enquanto seu governo apenas reinventa o comum, produz armas modernas e uma usina atômica. Demonstra, ainda, que de nada serve uma vasta cultura pessoal se o individuo não acompanha o novo, seja nas artes, na ciência, na vida ou na política. Além de surpreendentemente nos ensinar o valor universal da companhia de uma criança: “...lembre-se que ao contrário dos adultos, as crianças querem ser felizes. Por isso ainda têm a capacidade de tirar grande prazer das coisas mais simples.”
Como um autêntico romance moderno, Um Cavalheiro em Moscou tem uma construção dinâmica, nem parecendo um romance de formação, graças ao uso inteligente e agradável de flash backs muito bem encaixados que vão intermitentemente, sem alterar o ritmo da obra, apresentando a vida do protagonista. Diferentemente de trabalhos tradicionais e até consagrados, Towles amarra-nos à sua narrativa sem floreios ou volteios, fazendo com que a leitura evolua prazerosamente, sem os aborrecimentos de descrições cansativas e detalhes desnecessários ou sensacionalistas.
O bostoniano Towles torna-se, assim, uma agradável surpresa literária contemporânea. Este seu livro ficou mais de quarenta semanas como mais vendido nos EUA e foi consagrado o livro do ano (2016) pela crítica ianque. Recomendo sua leitura com a persistência na parte inicial como quem estivesse lendo a obra de um consagrado escritor russo. Logo a seguir, o leitor terá que acompanhar o dinâmico texto e frenética história de um protagonista russo escrito por um talentoso e promissor escritor americano.
Valdemir Martins
09.04.2020

site: https://contracapaladob.blogspot.com/
Sueli 07/05/2020minha estante
Maravilha de resenha ??? De acordo com esse romance espetacular.

Val 07/05/2020minha estante
Muito obrigado Sueli!
Gosto de sempre elaborar um comentário sobre os livros que leio. Se tiver interesse, convido-a a dar uma olhada no meu blog pessoal, onde faço as postagens desses cometários: http://contracapaladob.blogspot.com.br/
Grato,
Valdemir

Su 28/03/2020

Melhor leitura de 2020!
Um livro excepcional e encantador de todas as formas possíveis!

Um cavalheiro em Moscou não conta apenas a história do Conde Aleksandr Ilitch Rostov, que foi condenado à viver em prisão domiciliar pelo resto da sua vida.

O livro traz a tona a forma como um homem é obrigado a mudar seus hábitos e se adaptar a uma rotina com a qual não estava acostumado. Mas posso dizer que o Conde conseguiu fazer isso de uma maneira única e sensacional.

Afinal...
"Se um homem não dominar suas circunstâncias, ele é dominado por elas."

A escrita do autor é fluída, bem detalhada e além de tudo tem como pano de fundo diversos momentos históricos, referências a grandes autores russos, filmes clássicos. É um prato cheio pra quem gostaria de conhecer um pouco da história da Rússia e do Conde Rostov, que convenhamos é um personagem difícil de não se apegar.

Uma jornada encantadora de um homem que teve quase tudo tomado dele, mas que não se deixou abater por isso. Passou a dar valor a coisas muito mais importantes do que bens materiais.

Essa história se trata de recomeços, mas também vai muito além. Tem amizade, lealdade, companheirismo, e por aí vai... Pra mim se tornou um livro favorito da vida inteirinha e eu recomendo muito essa leitura!
Gabi 31/05/2022minha estante
Tua resenha me deixou curiosa

Su 31/05/2022minha estante
Eu amo demais esse livro. Já li e reli e sempre panfleto ele por aí. ?

Mirella.Maldonado 25/04/2018

Que livro maravilhoso!! Leitura meio lenta no início, mas com um final surpreendente !
Juliana Btt 19/10/2018minha estante
Ai eu nao estou conseguindo... desisto. Muito monótono ?

Camila1586 17/08/2021

Incrível ??
Um romance histórico que se passa em 1922 na União Soviética (pós revolução russa).

Um enredo recheado de acontecimentos históricos importantes do século XX, como a era Stalinista, todo o horror que ela representou como a fome a perseguição política a censura e também os eventos externos no discorrer da história, como a segunda guerra mundial.

O protagonista Aleksandr Ilitch Rostov é um Conde que não conseguiu fugir do pais, e é julgado pelos bolcheviques devido sua ascendência aristocrata.

Quando estava perto de ser enviado para o pelotão de fuzilamento, a condenação toma um outro curso graças a um poema que foi escrito por ele na juventude. O poema era considerado um chamado a ação contra o antigo governo do Czar, devido a isso, decidem que o Conde deverá cumprir prisão perpetua domiciliar no famoso hotel Metropol, localizado no coração de Moscou, próximo a praça vermelha e ao lado do teatro mais famoso do mundo o Bolshoi.

A trama se desenrola no perímetro do hotel, é incrivelmente bem contata pelo autor americano Amor Towles, os personagens são fabulosos, envolventes e apaixonantes.
Carla Sarmento 17/08/2021minha estante
Anotado!!!!

Vivi 14/09/2018

Em 1917 mais ou menos houve o fim de 400 anos de monarquia e muitos aristocratas passaram a ser perseguidos alguns executados e por ai vai.
E é ai que entra o nosso queridíssimo Conde Aleksandr Ilitch Rostov.
Ele perde toda a sua fortuna, o seu poder , seu prestigio e é condenado a prisão domicilar pelo resto de sua vida no Hotel Metropol. E isso graças a algumas pessoas que lhe tinham carinho mesmo a distancia caso contrário seu fim ia ser terrível.
Eu me prendi muito a uma resposta dele sobre sua ocupação quando perguntado pelo juri e pensei.... esse livro vai ser um saco!
Afinal viver na nobreza e depois ter o resto de sua via em praticamente um porão minúsculo de um hotel vai ser só lamúrias.
A resposta foi. L.. Não convém um cavalheiro ter ocupação.
Pensei... nossa vai ser desgraça sobre desgraça. O cara vai ser um pedante e por ai vai. E ai foi a grande sacada do autor.
Ela mostra as transformações politicas ( bem de passagem) e como foram afetados com tudo isso.
Mas a guinada vai muito rápida para não se tornar deprimente a vida dele.
Momentos agradabilíssimos no hotel nos sao apresentados passa a ser o pano de fundo do enredo. O conde vive varias aventuras por lá , passamos a conhecer muitos tipos de funcionários, coisas que antes para Conde era só nos bastidores se torna a vida dele. Não temos um personagem X para marcar junto a ele todos vem e vão muito rapido. Como funciona o hotel. E ele nos mostra de uma maneira simples , culta e classica como levar a vida na suavidade apesar não parecer haver esperança alguma.
Quer relaxar e ter momentos prazerosos com essa leitura??
Um bom vinho ou chazinho delicioso e um momento tranquilo. Pois isso é a combinação perfeita para conhecer esse homem incrível.
Edméia 24/09/2018minha estante
*Vivi , li um trecho deste livro aqui na página de e-books da Amazon (gosto de livros digitais ) e senti que será uma leitura muito agradável ! Coloquei o mesmo na minha "Lista de Desejos " ! *Obrigada pela sua resenha ! Você me animou mais para lê-lo ! Boa segunda-feira , ótima semana e excelentes leituras pra você ! Fiques com Deus. Um abraço.

Sofia 08/10/2021

É parte da experiência humana segurar um bom companheiro pelo ombro e lhe desejar tudo de bom, encontrando conforto na ideia de que teremos notícia dele em breve.
Vamos diretamente para a Rússia de 1920. Aleksandr Ilitch Rostov, também conhecido como Conde é um homem exilado em seu próprio país, condenado a viver para sempre dentro do hotel Metropol com a sentença de ser executado caso saia de lá.

Precisando lidar com essa realidade, vamos acompanhar a vida do Conde dentro desse hotel, sua rotina, seu dia a dia, as pessoas que convive e as amizades do passado que o visitam. Perdeu todo mundo da sua família e sua maior saudade é sua irmã Helena que está em um retrato de sua parede.

Esse livro trata sobre a capacidade do ser humano de ressignificar. Ressignificar sua situação e transformar tudo que tem na maior experiência possível. Acompanhar o Conde é uma verdadeira poesia. Seus ensinamentos, seus encontros e sua jornada com o pessoal do hotel que passa a ser sua família.

É um livro extremamente longo que precisa ser aproveitado aos poucos, por partes. Viajamos por vários momentos da história do Conde e quando chegamos no final, nos sentimos íntimo dele. Um verdadeiro amigo que nos fez companhia e nos ensinou tanto durante toda a leitura.

Essa leitura me surpreendeu de início ao fim, com toda certeza não foi nada que eu esperava. Mas foi uma grata surpresa! Um livro que realmente nos faz mergulhar na história, aprender, se surpreender e se encantar pelos pequenos detalhes da vida.
Edméia 09/12/2021minha estante
*Sofia, adorei a sua resenha !!! Ótima !!! Obrigada !!!
Boas leituras. Fiques com Deus. Um abraço.

Fernanda Bitencourt 29/08/2021

Fascinante
?Um cavalheiro em Moscou? é um livro fascinante! O personagem principal, o cavalheiro do título, é tão bem construído que é até difícil pensar que é uma ficção. O livro é bastante longo, então entendo que alguns podem se impacientar por conta disso, mas a escrita é tão envolvente que você não tem vontade de deixar os personagens. Além disso, o livro fornece muitas informações sobre o contexto político e histórico da Rússia na primeira metade do Século XX.
Trata-se de uma leitura sensível e delicada, às vezes triste, mas muitas vezes alegre. E, no fim, um exemplo de como tirar o melhor possível dos seus piores momentos.
Edméia 09/12/2021minha estante
*Exato ! O Conde Rostov nos ensina a ressignificar a nossa existência apesar dos pesares !!! Foi mesmo uma leitura longa, densa para mim ! Em alguns momentos, senti vontade de abandonar a leitura ! Mas, valeu a pena eu ter feito o contrário ! Aprendi muito com este nobre senhor !!!
Obrigada pela sua resenha aqui, Fernanda Bitencourt ! Boas leituras para ti ! Fiques com Deus. Um abraço.

Patriciacella 11/11/2022

Maravilhoso
Eu estou muito apegada ao Conde Rostov, adorei cada página. Entrou para a lista dos que eu com certeza vou reler.
Michela Wakami 24/11/2022minha estante
Também estou amando.??

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

Um Cavalheiro em Moscou é um livro de ficção histórica do autor americano Amor Towles, publicado em 2016. O livro conta a história do conde Aleksandr Ilitch Rostov, um aristocrata russo que é condenado à prisão domiciliar no Hotel Metropol, em Moscou, após a Revolução Bolchevique de 1917. O livro acompanha a vida do conde por mais de três décadas, desde os anos 1920 até os anos 1950, e mostra como ele se adapta às mudanças políticas, sociais e culturais da União Soviética, ao mesmo tempo em que mantém sua elegância, seu humor e sua humanidade.

O livro é uma obra-prima da literatura, que combina humor, romance, espionagem, história e filosofia. O autor cria um personagem cativante e carismático, que conquista o leitor com sua inteligência, sua gentileza e sua sabedoria. O livro também apresenta uma série de personagens secundários interessantes e bem desenvolvidos, que enriquecem a trama e a ambientação. O livro é uma homenagem à cultura russa, com referências a autores como Tolstói, Dostoiévski e Tchekhov, e a obras como Anna Kariênina e Os Irmãos Karamázov.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551002711

Glau 08/09/2018

Um livro charmoso
"Um cavalheiro em Moscou" apresenta um personagem gentil e bem educado que recebeu a sentença de passar o resto da vida em um hotel de luxo, em Moscou. A rotina dele, então, passa a ser contada de maneira leve, de forma que podemos mergulhar no cotidiano dos personagens que vivem a história. O "Conde" é quele tipo de personagens que não esquecemos, com o qual temos vontade passar horas conversando.
Uma leitura que vale a pena!!! O desfecho surpreende!

cris.leal 20/10/2018

Sobre o cativante conde Aleksandr Ilitch Rostov...
A história de "Um Cavalheiro em Moscou" se passa na Rússia, poucos anos após a deflagração da Revolução comandada por Lenin, que derrubou o czarismo, perseguiu a nobreza e instalou o governo socialista dos bolcheviques. O personagem principal do romance é o conde Aleksandr Ilitch Rostov, um aristocrata, representante do regime deposto, que só escapou de ser morto pelos bolcheviques porque escreveu, na juventude, um poema que convocava as pessoas à ação. O conde foi poupado de ser morto, mas por pertencer a antiga classe dominante, foi condenado a prisão domiciliar pelo resto da vida. Caso saísse à rua, seria fuzilado.

Depois da sentença condenatória, Aleksandr Rostov voltou para o Hotel Metropol, em Moscou, onde vivia e foi obrigado a trocar a sua elegante suíte, por um quartinho de nove metros quadrados no sótão do magnífico edifício. Aos 33 anos, começou a cumprir a prisão domiciliar, uma restrição definitiva à sua liberdade e uma espécie de humilhação. Tal circunstância perdurou por 32 anos e durante todo este tempo o conde jamais perdeu a postura e a essência de um cavalheiro, sem, no entanto, ser pedante ou esnobe.

Tendo em mente que um homem deve ter domínio sobre suas circunstâncias para não ser dominado por elas, e que a prova mais clara de sabedoria é uma alegria constante, o conde se empenhou em extrair o melhor daquela situação. Nunca se queixava de seu confinamento, era otimista, sensível, e sempre gentil e educado com funcionários e hóspedes. Com dignidade e empatia, foi lentamente alinhavando amizades sinceras e uma vida plena dentro dos limites do hotel. E dali do saguão, acompanhou 30 anos da história política, econômica e social do seu país: de Lenin a Stalin, da Revolução Socialista à Guerra Fria.

A escrita de Amor Towles é fascinante e dá para notar que ele fez uma extensa pesquisa para apresentar a história da URSS como pano de fundo da história do conde Rostov, que, por sinal, foi um dos melhores personagens que encontrei este ano. Aliás, todos os personagens do livro são muito bem delineados. Só me ressenti um pouco do final de um deles, porque ficou muito vago, destoando dos demais que tiveram suas tramas bem amarradinhas. Mas, no geral, fica a dica de uma leitura envolvente.

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/10/resenha-um-cavalheiro-em-moscou-de-amor.html

Celo 11/10/2019

Livro maravilhoso
O livro como um todo é maravilhoso. Confesso que demorei bastante pra ler, porque, por alguns momentos, ele não é tão empolgante. Mas é sempre muito rico em detalhes, informações, descrições de personagens e lugares. Impossível não se apegar aos personagens tão queridos. E, o final.. Que final sensacional e surpreendente. Vale a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6