Um cavalheiro em Moscou

Resenhas - Um Cavalheiro em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sueli 07/05/2020

Espetacular!
Escolho minhas leituras aleatoriamente ou, dependendo do grau de confiança literária, por indicação de amigos ou blogueiros...
Não que eu desqualifique a opinião de amigos ou blogueiros, mas gosto é algo tão subjetivo que mesmo que tenhamos grande apreço por um ou por outro sempre haverá distorções pela forma como um livro será recebido por cada leitor em determinado momento de suas vidas.
Acredito que os deuses literários fizeram com que “Um Cavalheiro Em Moscou”, de repente, ficasse muito visível, quase que se exibindo, em minha biblioteca do Kindle... E, além disso, eu sabia que várias amigas já haviam lido e adorado. Mas eu, muito ressabiada, achei que seria uma leitura politizada, coisa que anda me dando arrepios ultimamente, deixei passar...Felizmente, eu não poderia ter escolhido um livro melhor durante a quarentena, já que a premissa principal é o isolamento imposto, pelo regime russo vigente, a um aristocrata que deverá ficar em prisão domiciliar após a revolução bolchevique em um dos mais requintados hotéis de Moscou.
Acontece que o personagem não é um conde qualquer. É “O” conde!!!! Um homem absurdamente culto, elegante (em todos os sentidos), inteligente (e, bota inteligente nisso), astuto, e, em minha imaginação, muito bonito. Gentil, resiliente e todos os melhores predicados que uma pessoa poderia esperar, e deveria, de qualquer outro ser humano.
Um livro repleto de amor, verdades, lições importantes, amizade, lealdade e doçura. Eu tentei ler pausadamente, mas no finalzinho as emoções me atropelaram e terminei mesmo tentando me agarrar a esses personagens que estarão comigo e, espero que com você também, meu amigo leitor, por muito tempo.
Jéssi Lima 07/05/2020minha estante
Uauuu ??????

???

Lizzy 07/05/2020minha estante
Amei a dica e a resenha?

Lizzy 07/05/2020minha estante

Micael 07/05/2020minha estante
Que show! Parabéns pela resenha, vou anotar para as próximas leituras!

Sueli 07/05/2020minha estante
Lizzy, eu tenho a impressão que você vai amar! Foi o livro mais lindo que li nos últimos tempos. Bjks, amiga querida!

Sueli 07/05/2020minha estante
Micael, eu agradeço o elogio, mas prometo que um dia aprendo a fazer uma resenha. ;)

Marta Skoober 07/05/2020minha estante
Tenho ele no Kindle faz tempo!
Sua resenha me fez pensar em colocá-lo na fila...

Sueli 12/05/2020minha estante
Bem... é como escrevi, Marta, gosto é sempre muito pessoal, mas torço para que você aproveite a leitura tanto quanto eu. ;)

Vanessa Maia 15/05/2020minha estante
Que resenha cheia de vida! Com certeza é uma boa leitura :)

Hester1 10/09/2020minha estante
Amei!!!!!!! Amei!!!!! Nos meus favoritos.

Sueli 13/09/2020minha estante
Obrigada, Marta.
Hester é um livro incrível!

Duda 23/09/2020minha estante
???????? que resenha maravilhosa

Eliane 13/05/2021minha estante
Comecei a ler há poucos dias e estou gostando. Pela sua resenha, acho que ficará cada vez melhor :)

Sueli 17/05/2021minha estante
Bom dia, Eliane.
Tomara que você se apaixone por este personagem como eu me apaixonei.
Adorei ler sobre um personagem tão raro, mesmo naquela época.
Obrigada por seu comentário. Volte sempre ;)

Marta Skoober 11/11/2021minha estante
Enfim eu li, comecei em fevereiro, depois travei (não apenas esse), mas todos os livros. Só conseguia ler livro técnico. Em setembro Nora Roberts me tirou do limbo, e aí voltei a Um cavalheiro em Moscou!
Posso te perguntar uma coisa? Se pudesse escolher uma palavra para definir/resumir Um cavalheiro em Moscou, qual seria?

TatySpin 07/09/2022minha estante
Baixando no Kindle em 3?2?.1

Sueli 13/09/2022minha estante
TatySpin, depois me diz se você gostou, ok?

Liliane.Soares 18/08/2023minha estante
Lendo agora. Também escolho aleatoriamente e esse adquiri na bienal ano passado. Sua resenha fantástica me animou ainda mais?

Marcos774 23/04/2024minha estante
Olá Sueli, boa tarde.
Eu busquei, busquei, e busquei....até que te encontrei.
Muito prazer.
Então, acabei de ler e achei-o simplesmente espetacular. Quanta cultura, quanta erudição. Magnífico (eu ainda não conhecia este escritor).
Mas, no final, eu me perdi pois não consegui identificar a mulher que (de cabelos brancos) ele encontra naquela taberna no cita no último parágrafo do livro. Será que você consegue me ajudar?
Obrigado, viu? (Estou devorando a sua lista de leitura e sujestões para enriquecer a minha biblioteca e minha leitura).

Jardim de histórias 21/08/2022

Um cavalheiro em Moscou

" se um homem não dominar suas circunstâncias, ele é dominado por elas."

Trecho do livro Um cavalheiro em Moscou.
Como seria a reação de um Conde, acostumado ao luxo, quando não apenas perdesse sua liberdade, mas também a vida que conhecia?

Aleksandr Ilitch Rostov, "O Conde", conforme conhecido na corte, é condenado por um tribunal bolchevique à prisão domiciliar no sótão do hotel Metropol, lugar associado ao luxo e sofisticação da antiga aristocracia de Moscou. Mesmo após as transformações políticas que alteraram para sempre a Rússia no início do século XX, o hotel conseguiu se manter como o destino predileto de estrelas de cinema, aristocratas, militares, diplomatas e jornalistas, além de ser um importante palco de disputas que marcariam a história mundial.

Obra apaixonante e leve, que contemporiza com os eventos após a Revolução de 1917. Excelente obra do Romancista Amor Towles, que nos envolve com uma escrita muito bem construída, fascinante, que contou com um excelente trabalho de pesquisa sobre a URSS.
O Conde Rostov é cativante e certamente um tanto quanto inesquecível. Aliás, todos os personagens do livro são muito bem delineados, o que contribui muito dando elegância e profundidade à obra. Simplesmente adorável, incrível e marcante!

Michela Wakami 27/11/2022

Que livro maravilhoso, com personagens apaixonantes.
Uma história cheia de grandes emoções.
Com um final surpreendente.

Dem 15/08/2021

História magnífica!
Esse livro foi uma surpresa pra mim! Saiu totalmente da minha zona de conforto e eu adorei! Foi presente de aniversário de minha amiga @suelenbdantas e que presente genial!!??
O livro começa lento, depois você vicia e não quer parar até saber o que vai acontecer! O livro é um show de inteligência do começo ao fim! Recomendo!
Su 15/08/2021minha estante
Que bom que você gostou do presente e eu sabia que você iria admirar a inteligência e a perspicácia do conde. Amei demais da primeira vez que li e fico feliz que tenha gostado e se viciado também! ??

Dem 15/08/2021minha estante
Leitura maravilhosa! Obrigado, Su!

Mari.Vasconcelos 14/03/2023

Desafiador
Um livro muito bom, apesar de não fluir com tanta facilidade por se tratar de um romance histórico e trazer muito fatos de épocas que merecem uma prévia. Tive dificuldades em entender as referências literárias, políticas, gastronômicas mas muito curiosa em adquirir mais conteúdo sobre a literatura russa e com certeza em um curso de sommelier rs
Os personagens são super envolventes e engraçados mas não se engane, a emoção rola solta aqui.

Mário 02/08/2020

Nota 10
Que livro espetacular! A estória é muito interessante e nos transporta ao espaço e tempo dos personagens. A escrita do autor é viciante e nos prende ao livro. Os personagens são muito cativantes, especialmente o conde rostov, Sofia e Nina. Por fim, o desenvolvimento é fluido e elegante. Vale muito a pena!

jota 26/04/2023

ÓTIMO: o ex-conde Rostov, o cavalheiro do título, bagunçou um tanto senão Moscou, ao menos o histórico hotel Metropol, onde se encontrava detido
Lido entre 13 e 25 de abril de 2023.

O livro é uma ficção histórica passada sobretudo no lendário Metropol Hotel, localizado em Moscou. Porém, alguns lances também ocorrem em Paris, cidade que sempre foi uma referência para os russos cultos, endinheirados e outros. O enredo se situa entre os anos de 1922, logo após a revolução de 1917, portanto, e 1954, ano em que Nikita Khrushchov, transferiu o controle da península da Crimeia para a Ucrânia, e traz como personagem central o cavalheiro do título, o conde Aleksandr Ilitch Rostov.

Membro da antiga nobreza czarista, coisa malvista pelos revolucionários de 1917, ele vivia em Paris e voltou a Moscou num momento bastante desfavorável para quem não fosse camponês ou operário. Já o autor do volume, Amor Towles, apesar de americano, parece escrever como um europeu, um inglês, mas é muito mais plausível associar muitas passagens dessa história, senão ela toda, à elegância dos escritos do russo Tchekhov, envolventes e sofisticados. O que faria Towles, digamos assim, sentir-se em casa, se não na Rússia, ao menos na Moscou do passado.

A trama é ainda recheada de citações a outros russos célebres, Tolstoi e Dostoievski, principalmente. O conde Rostov apreciava intensamente dois livros, Anna Kariênina e os Ensaios do francês Michel de Montaigne, também um filme, Casablanca, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Ele é um personagem fictício singular, consegue passar de uma condição privilegiada, de membro da nobreza, para outra, de garçom do restaurante do Metropol, sem perder seu cavalheirismo, suas maneiras cultas e civilizadas etc.

Como a narrativa se estende desde Lenin a Stalin e depois até o já citado Khrushchov, temos um bocado de história russa de verdade, de política, como pano de fundo. Rostov é assim uma espécie de prisioneiro desse Estado altamente repressor. Encontra-se em prisão domiciliar no Metropol, mas agora sem todos os confortos de uma suíte, vivendo então num pequeno aposento no sótão, acusado de ter escrito um poema que as autoridades entenderam como crítico ao novo governo, dito revolucionário.

Desenvolvendo-se por mais de trinta anos, a narrativa introduz inúmeros personagens a contracenar com o conde e inumeráveis coisas estão ocorrendo o tempo todo, reviravoltas, surpresas, descobertas etc. Conforme um conhecido leitor, ninguém menos que Bill Gates, escreveu depois de dizer que o livro de Towles era divertido, inteligente e sempre otimista: “Um Cavalheiro em Moscou é uma história incrível porque consegue ser um pouco de tudo. Há romance fantástico, política, espionagem, paternidade e poesia.” Verdade, tem tudo isso e mais ainda. Mas não foi apenas o bilionário americano que apreciou intensamente o livro de Towles, outros famosos das letras também, assim como críticos de literatura de conhecidos jornais e revistas internacionais.

Da mesma forma, leitores comuns se encantaram com sua leveza e humor contagiantes, além de sua erudição. Tanto que permaneceu por quase um ano na lista de best sellers do New York Times, com mais de um milhão de exemplares vendidos desde seu lançamento em 2016 nos EUA. Nesse caso, a quantidade de elogios que o livro recebeu corresponde ao que um leitor espera encontrar dentro de suas páginas depois de lê-los nas capas do próprio ou nas resenhas.

Camila1586 17/08/2021

Incrível ??
Um romance histórico que se passa em 1922 na União Soviética (pós revolução russa).

Um enredo recheado de acontecimentos históricos importantes do século XX, como a era Stalinista, todo o horror que ela representou como a fome a perseguição política a censura e também os eventos externos no discorrer da história, como a segunda guerra mundial.

O protagonista Aleksandr Ilitch Rostov é um Conde que não conseguiu fugir do pais, e é julgado pelos bolcheviques devido sua ascendência aristocrata.

Quando estava perto de ser enviado para o pelotão de fuzilamento, a condenação toma um outro curso graças a um poema que foi escrito por ele na juventude. O poema era considerado um chamado a ação contra o antigo governo do Czar, devido a isso, decidem que o Conde deverá cumprir prisão perpetua domiciliar no famoso hotel Metropol, localizado no coração de Moscou, próximo a praça vermelha e ao lado do teatro mais famoso do mundo o Bolshoi.

A trama se desenrola no perímetro do hotel, é incrivelmente bem contata pelo autor americano Amor Towles, os personagens são fabulosos, envolventes e apaixonantes.
Carla Sarmento 17/08/2021minha estante
Anotado!!!!

DêlaMartins 07/08/2023

Conde Rostov, que cavalheiro adorável!
Acostumado às regalias que a vida aristocrata proporcionava, o Conde Rostov perdeu tudo durante a revolução na Rússia nos anos 1920. Ele passa então a morar no icônico hotel Metropol, em Moscou, que ainda sobrevivia com os luxos mesmo com as mudanças no país. Até que de hóspede, ele passa a ser prisioneiro no mesmo hotel. Acusado de ter escrito uma poesia contra o regime, ele é obrigado a se mudar de sua suíte para um quarto minúsculo no sótão e não pode sair do hotel para nada.
No Metropol, o Conde vai descobrindo os detalhes do funcionamento do hotel, ampliando suas amizades e se adapta a tudo isso, transformando o hotel num lar e a equipe, em sua família. Ali, ele passa mais da metade de sua vida. Culto, muito educado e bem-humorado, faz amigos, contatos e nunca deixa de aprender sobre o mundo que segue acontecendo fora dos limites do hotel. Com sua forma de agir e com seu interesse pelas pessoas, torna-se indispensável ao funcionamento do Metropol.

Acontecimentos fora de seu alcance mudam sua vida e ele finalmente encontra dentro de um espaço limitado, um propósito para viver. O Conde Rostov se torna dentro do hotel, realmente um nobre.

O início do livro é um pouco lento, mas a leitura vai se tornando cada vez mais interessante. Referências bibliográficas, muita cultura, gastronomia riquíssima, fazem parte da narrativa. E, um final bárbaro!

Super recomendo. O livro impresso só está disponível em sebos (achei o meu por acaso), mas tem e-book.

Mary.Vieira 17/05/2021

A vida é pra ser vivida. Não contada.
Comecei com muitas expectativas, por isso acabei abandonando esse livro na minha primeira tentativa de leitura.  Retornei a leitura pois não aceitava tem um livro de mais de um milhão cópias vendidas só nos EUA, e ser a única pessoa a ler errado. ??.
Dito isto. Os primeiros 30% do livro foi meio arrastado, porém dai pra frente Eu ri, chorei, surtei, simplesmente amei. Estou abismada com a perfeição das descrições me senti andando pelos locais descritos, por vezes até sonhando ?. Estou absolutamente chocada com a Sofia perfeita, E à inteligência e perspicácia do Conde.  Povo que final. Só o sabor. Favoritado. Só não dou cinco estrelas pois pra mim faltou algumas respostas.

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Descobri esse livro nos agradecimentos de Recursão, que li ano passado. O autor disse que havia sido o melhor romance que leu nos últimos tempos e por isso deu o nome de Amor a um dos personagens. Como eu nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do autor, fui procurar Um Cavalheiro em Moscou.

Ao iniciar, as primeiras páginas me deram uma ideia totalmente diferente da real história. Achei que seria repleto de armações, espiões e coisas assim. Porém, o livro é de fato como diz a sinopse: um cara que foi acusado (injustamente) de ser contra o regime político russo e sua sentença foi viver em um hotel em Moscou. Ele viveu sua vida de lá. De Conde, passados os anos, passou a trabalhar no hotel. Fez amizades que lhe geraram responsabilidades que eu não esperava que fossem acontecer.

É um livro muito gostoso de ler, às vezes parece morno, mas não é. E gostei muito do final. Se eu tivesse aceitado desde o início que era apenas um romance, como alertada em Recursão, teria gostado ainda mais da história.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Rodrigo Scarabelli 31/12/2022

Alma de cavalheiro
O Conde, protagonista dessa história, é uma daquelas raras pessoas que genuinamente acolhem e fazem bem ao outro, um espírito benfazejo, sociável, e refinadamente educado.

Fazendo parte da antiga aristocracia russa, escapou da morte após a revolução mas teve como sentença viver em "prisão domiciliar" no sótão de um hotel renomado do país, o Metropol.

Acompanhamos o cotidiano do Conde no hotel ao longo dos anos e décadas e as relações que foi construindo com as pessoas que lá trabalhavam, se hospedavam, visitavam.

Nessas relações, muitas marcantes e que o acompanharam ao longo da vida ou num periodo dela, amizades e afetos gostosos de se ver surgindo e amadurecendo.

Alguém sábio em se adaptar ao contexto inusitado e restritivo, devolvendo às pessoas próximas o que tinha dentro de si, o melhor que o ser humano pode realizar: amar, acolher, agregar, paternar, promover.

Sua máxima também sintetiza a força de sua história: "aquele que não domina suas circunstâncias é dominado por elas". Com maestria, lida com as imposições de seu contexto extraindo o melhor possível dele para viver com prazer, sentido e propósito.

Se pretendiam alquebra-lo pela sujeição, ele inverte o jogo tendo sua força pessoal majorada por um acontecimento inesperado, uma pessoa em especial que lhe confere um propósito de vida.

O Conde não só é encantador, como nos faz reencantar pelo que o ser humano pode ser como pessoa e para com seus pares.

Gabriela2085 30/05/2020

Um livro emocionante com personagens maravilhosos!
Amei esse livrooooo! Fiquei completamente apegada ao Conde Rostov (protagonista) com seu carisma e sua história de vida. O Conde é submetido a prisão domiciliar em um hotel, depois de ter publicado um suposto poema contra a revolução russa. No decorrer do livro somos introduzidos ás suas lembranças, filosofias, e as amizades que faz.

Hester1 04/02/2020

No início achei chato, mas insisti e amei o livro. É sobre a Rússia; a Revolução, a Guerra... Como o povo já tão sofrido, enfrentou tudo e, principalmente o Conde, protagonista da estória, que viu tudo isso através das janelas de um hotel onde estava preso.

Rodrigo.Moritz 19/11/2020

Ótimo
Que história boa e bem contada.
Um livro que tem que ser relido para poder captar todas as nuances do texto.
Uma mistura de ficção com relatos histórico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6