A saga de Gösta Berling

A saga de Gösta Berling Selma Lagerlöf

Resenhas - A saga de Gösta Berling

Bruna Pedrosa 25/02/2024

A Saga de Gosta Berling
Selma Lagerlof foi a primeira mulher a receber o Nobel de Literatura. Aliás, a história da atribuição do prémio já daria um bom livro, pois houve muita intriga, disputa e boicote por parte de alguns influentes membros do Comité Nobel (mais por ela ser cristã do que propriamente por ser mulher). No ano em que recebeu o Prémio a autora já era considerada fora da Suécia e sobretudo na capital intelectual da Europa na época, a França, um fenómeno literário tão grande que só restou aos seus opositores se retirarem vergonhosamente da cerimónia, cheios de indignação diante do sucesso da sua conterrânea mundo a fora. Ela é ainda hoje o maior nome da literatura sueca e seu rosto está presente em toda a sociedade (até na nota de 20 svenska kronor). É considerada a educadora da pátria por excelência. Esta simples professora primária elevou a literatura de seu país entre as grandes de todos os tempos, praticamente inventando um novo género literário. O Ministério da Educação pediu que se escrevessem manuais com os quais as crianças pudessem reconhecer e se interessar pela geografia sueca, mas em vez de simplesmente seguir os passos de uma cartilha escolar, Selma Lagerlof compôs um tipo de epopeia, unindo lendas fantásticas, mitos tradicionais com a história da fundação da Suécia e a própria geografia do país, com noções educativas de bem e mal para crianças e adultos sem moralismos angustiantes, tudo em meio às aventuras das viagens de Gosta Berling.
A imaginação da escritora é uma coisa maravilhosa, tanto nos seus livros infanto-juvenis como nos seus romances e contos. A sua própria história de vida é muitíssimo interessante e vale a pena ler!