Testemunha de Acusação e Outras Peças

Testemunha de Acusação e Outras Peças Agatha Christie

Resenhas - TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO E OUTRAS PEÇAS

Carlos Nunes 29/08/2022

Agatha nos palcos
Reconhecida mundialmente como Rainha do Crime por seus romances policiais, Agatha Christie também foi uma dramaturga de sucesso, escrevendo várias peças das quais a mais famosa é A RATOEIRA, em cartaz desde sua estreia, há mais de 75 anos!
Essa edição apresenta quatro dessas peças, inclusive a que dá título ao livro, TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO, mais conhecida pela magnífica adaptação cinematográfica estrelada por Tyrone Power e Marlene Dietrich, até hoje considerada a melhor adaptação de uma obra da Agatha para cinema.
Três das peças foram baseadas em obras anteriores: a própria TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO, baseada em um conto do mesmo nome, HORA H, adaptação do romance HORA ZERO e RETORNO AO ASSASSINATO, baseada em OS CINCO PORQUINHOS. A única peça inédita, VEREDITO, é justamente a mais fraca.
Um livro bastante interessante, especialmente para conhecer outras versões das mesmas histórias, ainda mais que a escritora geralmente alterava o final da trama original para as adaptações teatrais, porque achava que o teatro precisava de finais mais impactantes. E se já era difícil escrever um final de um romance policial, criar outro para uma trama já existente é um verdadeiro atestado da genialidade da Agatha. Recomendo bastante a leitura!

Ally 26/03/2021

Minha primeira experiência lendo teatro e embora no início seja um pouco estranho, gostei bastante. Agatha Christie é uma das minhas escritoras preferidas e ela nunca deixa de me surpreender e agradar.