Por que fazemos o que fazemos?

Por que fazemos o que fazemos? Mario Sergio Cortella

Resenhas - Por que fazemos o que fazemos?

Habillin0 04/04/2024

Livro bem razoável.
Legal ler para lembrar alguns pontos que vemos durante nossa vida profissional, porém o livro não trouxe nada de novo além disso.
Fala da importância de não nos tornarmos robôs, fazendo tudo no automático, deixando nosso senso crítico de lado, além da necessidade de não sermos pessoas tão materialistas a ponto de vivermos apenas trabalhando, sem tempo até mesmo de usufruir de nossas conquistas, o que seria uma grande perda de tempo.

Enfim, um livro bom para reflexão, apenas isso.

ajpiva 20/09/2023

"O propósito está em não ser alienado."
Gostei. Este é um livro que aborda temas como a motivação, realização de sonhos, linguagem, vida profissional e até mesmo dicas para se manter firme em seu propósito.
Teve alguns ensinamentos que foram bem úteis para o meu crescimento pessoal! Só não dei uma nota maior porque os últimos capítulos não me interessaram tanto quanto no começo do livro.

Larissasxavier 07/09/2023

"O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. "

Fernando Coutinho 29/01/2022

Interessante
O autor traz vários insights acerca trabalho, carreira e realização, fazendo com que o leitor reflita sobre porque fazemos o que fazemos e porque não fazemos o que não fazemos.

MilaMelo 12/01/2022

Para todos que trabalham
Um tapa na cara de quem acha que sofre sozinho no mundo corporativo.

Cortes coloca palavras e bons argumentos em dores de todos os dias.

Se no final, vc ainda não souber por que faz o que faz, vc está fazendo algo errado.

Mile.Oliani 29/08/2021

Ter um propósito...
Um motivo, uma razão faz as coisas terem mais sentido ao serem realizadas. Mario nos trás isso de uma forma leve de entender. Super indico a leitura que faz refletir sobre nossas necessidades e desejos. Priorizar o que de fato é importante para cada um.

Karoline.Barbosa 17/04/2021

Trecho Preferido
"Não existe decisão sem abdicação. Não existe escolha sem exclusão. Se eu
entendo a minha vida como resultante de opção livre, consciente, deliberada,
intencional, todas as vezes que escolho, sei que deixo outras coisas de lado" (p. 45)

Lari 25/01/2021

Muito bom!
Um livro sucinto, porém repleto de importantes questionamentos acerca do trabalho alienado, da monotonia, da liberdade e da motivação. Além de nos trazer inúmeras reflexões sobre nossos valores, prioridades, sonhos e expectativas de curto e longo prazo.
Com uma escrita clara e objetiva, Mário Sergio Cortella traz inúmeros temas relevantes tanto no âmbito pessoal como em sociedade. Leitura recomendada.

Evelin Bianca | @paginasete7 28/12/2020

#14 Por que Fazemos o que Fazemos
Propósito é o ponto principal abordado por Mário Sérgio Cortella nesse livro. O filósofo e escritor discute a nossa relação com o trabalho, e a nossa busca constante por realização.

Cortella começa trazendo abordagens filosóficas e sociológicas sobre o trabalho, discutindo necessidade e liberdade, divisão de trabalho, automatismo e alienação, laborlatria, os ciclos de atividade e descanso e rotina vs monotonia. Ele apresenta a motivação como algo interno, e como o não reconhecimento afeta nossa relação com o trabalho. Também questiona o que gostamos e o que precisamos fazer, e o esforço para atingir resultados.

Outro tema abordado são os valores, aquilo que não fazemos por questões éticas, e aquilo que valorizamos em empresas que não apenas buscam lucro, mas relevância social. O autor fala sobre prioridade, sonhos e expectativas, o que nos motiva a fazer o que fazemos.

Um livro com temas muito interessantes, discussões pertinentes sobre trabalho e propósito. Leitura recomendada!

Bia 24/12/2020

ótimo
Livro pequeno e surpreendente.

Dani Gazaniga 10/11/2020

Por que fazemos o que fazemos?
Adoro o Mario Sergio Cortella, ele sabe falar sobre qualquer assunto com delicadeza e clareza.
Uma leitura excelente, que nos faz refletir sobre nosso propósito de vida, sobre o que nos motiva a fazer o que fazemos, o que nos dá o brilho nos olhos.

Biancabcp_ 06/07/2020

Adorei
O livro nos convida a tomarmos consciência das nossas escolhas profissionais.
Planejar a sua profissão de acordo com seus valores e necessidades é possível e, de certa forma, necessário para você se sentir motivado e ter um bom desempenho.

Amanda 27/06/2020

Maravilhoso!
Iniciei o livro achando que seria uma leitura levinha e rápida, julgando pelo título e a capa rs

Mas fui surpreendida.

Leitura bem profunda e marcante. E eu gostei MUITO.

Najara 29/05/2020

Gostei bastante!
Fala sobre a atitude das pessoas no ambiente de trabalho e na vida pessoal de forma bem clara e leve.
Nem tudo é sobre obter dinheiro, mas absorver conhecimento!