Sadie

Sadie Courtney Summers

Resenhas - Sadie

luh lantsov 17/11/2021

And in this aftermath, it’s Sadie’s love for Mattie that remains, to fill in those gaps until if, when Sadie returns to tells us in her own words.
?gatilhos: abandono, capacitismo, morte, depressão, abuso de drogas, família disfuncional, assassinato, pedofilia, estupro, abuso infantil, violência.
eu terminei esse livro faz um tempo e até agora estou pensando nele.
esse livro mexeu MUITO comigo, de formas que nem sei, no final eu realmente fiquei sem reação e olhando pro teto.
não é uma história leve, a autora escreveu esse livro justamente pois ?queria explorar a maneira como consumimos atos de violência contra mulheres e meninas como uma forma de entretenimento, pois as vezes as vezes a dor de uma garota só vale algo para nós enquanto estamos entretidos com aquilo. mas quando a história acaba, o que sobra dela?? e o que sobra de nós???
me emocionou tanto, estou a um passo de favoritar ?sadie? recomendo muito essa leitura.
(recomendo também ouvir o audiobook, ele é em formato de entrevista, tipo podcast mesmo)

Duarda13 07/08/2020

Instigante.
Estou chocada com esse livro.
A forma que a escritora escolheu pra contar essa estória, em primeira pessoa e os capítulos de podcast, meu Deus!!

Sadie é uma personagem peculiar, corajosa e até mesmo perturbada (mas quem n seria se tivesse passado pelo mesmo que ela?).
Mas algumas vezes umas decisões da personagem não me pareceram condizentes, porém eu entendo que foram necessárias para a estória "caminhar". Gosto muito da linha de investigação que o livro possui e a escrita também me agradou.
O livro conseguiu me deixar apreensiva e com o coração apertado na maior parte do tempo, uma experiência bastante intensa.
Leiam!

Matilde.Mourato 26/10/2021

"Eu não aguento outra rapariga morta"
Não estava com grandes expectativas para este livro, até porque thrillers não são de todo o meu go-to literário, mas se estava errada!
Courtney conseguiu escrever um livro com uma carga emocional pesadíssima e muito difícil de ler de uma maneira fluida, com uma narrativa rápida. A forma como o livro foi dividido entre o podcast e o pov de Sadie foi escrito de forma muito inteligente.
Falando em específico na trama, que engloba pedofilia, abuso de menores, pobreza, entre outros, é um balde de água fria no leitor, no entanto é também a crua e feia realidade. O que tornou este livro mais realista, e consequentemente, mais duro de ler.
Todos deviam ler este livro pelo menos uma vez, porém é importante estar num mental state saudável, pois como já referi, é realmente um livro violento.

Nathi 18/08/2021

Forte...
Achei um livro bem forte, com muitos gatilhos mas que eu terminei praticamente em um dia, então amei kkkkkk
História muito bem construída, de um jeito diferente e que prende muito! Adorei!!

marques6 15/03/2023

Vou pensar nesse livro pelo resto da minha vida. Acho que quis vomitar durante toda leitura, sinto muito por tudo que a Sadie passou.
.emii ;) 15/03/2023minha estante
me deu vontade de ler ?

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 20/12/2018

Tenho que ser honesta e dizer que esse livro foi um pouco decepcionante. Houve muito hype, acabei criando muita expectativa e foi um livro apenas bom.

O que gostei:
1) O audiobook realmente faz diferença nessa experiência de leitura pelos capítulos em formato de podcast e pelos capítulos focando na protagonista que tem disfemia.
2) Os temas abordados são realmente bem fortes para um livro YA e são muito bem trabalhados.

O que não gostei:
1) Honestamente, sinto que deveria ter me conectado mais a protagonista. Obviamente senti muita empatia por ela, mas parou por aí. Faltou algo pra EU ter um apego emocional maior por ela.
2) O final aberto não funcionou pra mim. Geralmente gosto desses finais, só que nesse caso pareceu destoar um pouco da história.

No geral, é um bom livro e pode ser até acima da média pelos temas tratados nos livros do gênero, mas tenho certeza que vai ser um desses livros que vou esquecer em alguns meses.
Estêvão 28/02/2019minha estante
Oi Bruna. Estou em 14% do livro e ja nao me atraiu muito a narrativa. Sera que a toada do livro é este ate o fim da estória? Pq nao sei se chego ate o fim.

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 28/02/2019minha estante
A narrativa realmente não muda muito, é nesse estilo mesmo. Caminhando para o fim, tem mais suspense, mas nada muito grandioso também

bendtherules 17/03/2021

it's just too painful to handle...

the way it's written it's amazing, the podcast/first person thing makes it all more envolving. i'd recommend it for everybody, but makes sure you can handle with the history, bc it has a lot of triggers.

persefonitas 16/11/2021

Lido em: Inglês
Alerta de gatilho para: Pedofilia, abuso sexual e uso de drogas;

“It's hard to think of someone so vulnerable and alone. It's hard to think of her, so vulnerable and alone.”

De certa forma é difícil saber por onde começar com esse aqui. Eu li os primeiros 20% em um dia e no próximo não consegui largar até terminar. E meu Deus, eu amo a Sadie. Sadie e seu amor por Mattie. Sadie e a forma que é tão belamente humana e tragicamente real.
Algo que gosto muito é da forma que Summers escreveu o personagem West McCray. Através dele, ela consegue nos contar o que aconteceu, mas traduzindo brevemente uma passagem "Decidi que os terríveis detalhes do que foi descoberto não serão parte desse programa. Enquanto o assassinato e o crime podem ter captado sua atenção, sua violência e brutalidade não existem para o seu entretenimento."
O livro me fez chorar algumas vezes, mas foram as últimas páginas que bateram mais fundo. Terminei o livro na parte da noite e precisei de um tempo para pensar nele antes de dormir. Eu só conseguia pensar em Sadie e em sua história e no triste número de Sadies que existem ao redor do mundo.

@renatavarelaescreve 06/06/2020

Melhor audiobook que já ouvi!
Incrível. Não só a produção do audiobook, a qualidade e o grande elenco (+30 vozes), mas a história do livro também é maravilhosa. Brutal. Tão real que parece um soco no estômago. Recomendo demais. Entrou para os favoritos desde o início.

xoliandris 14/05/2020

A importância de avisos de gatilho em livros YA.
Se eu soubesse do que se tratava essa história, não teria dado play no audiobook. Sadie entra na lista de livros que me fazem questionar a falta de avisos de gatilho em obras literárias e, apesar da experiência positiva de ter escutado um livro que narra um podcast, essa é a única coisa boa que tiro dela.
Parece muito legal contar uma história sobre temas pesados porque sempre vai ter quem diga que ela é necessária, importante, que "o/a autor/a trata sobre esse assunto com muita responsabilidade", mesmo quando isso não é verdade (vide a quantidade de fãs da série After). Se a gente considera uma leitura pela experiência que ela proporciona, então tenho que dizer que uma experiência que inclui pedofilia e abuso sexual não pode ser chamada de necessária, muito menos de responsável e me explico: o público alvo tem que saber no que está se metendo. Responsável é avisar sobre o conteúdo, alertar sobre possíveis gatilhos, estar ciente e querer continuar.
O que me incomoda é que a gente só fica ciente se der a sorte de ouvir alguém falando sobre quando às vezes é só questão de uma linhazinha a mais na ficha catalográfica, num começo de capítulo, numa epígrafe. Não é pedir muito.
Enfim, uma leitura dispensável.
Júlia 14/05/2020minha estante
Vc é a única crítica literária em quem eu confio

xoliandris 14/05/2020minha estante
Amiga digo o mesmo de vc

@livrostasticos 14/05/2020

Gatilhos para pedofilia, abuso sexual, abuso de drogas e assassinato

Sadie foi um livro intenso e sombrio. Eu não costumo ler muitos livres desse gênero e para mim foi um pouco difícil acompanhar a história. A autora preferiu deixar toda a violência ocorrendo sempre off-page, e fez um ótimo trabalho em mostrar o impacto emocional e psicológico que esses acontecimentos tiveram nas personagens com apenas vislumbres do que aconteceu.
A história é narrada pelo ponto de vista da Sadie e de um homem a fazer um PodCast no assunto. Eu li o livro é ouvi o audiobook ao mesmo tempo, o que deu uma dimensão extra que na minha opinião valeu totalmente a pena. O audiobook é realmente muito bom, desde os narradores até mesmo a sons do ambiente.
Por fim, essa história não é para todos, mas realmente gostei de a ter lido. Minha hesitação contra a história é o final, não sou o maior fã de finais abertos que foi o que obtivemos aqui.