The Mis-Education of the Negro

The Mis-Education of the Negro Carter G. Woodson
Carter G. Woodson




Resenhas - The Miseducation of the Negro


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lorenna.Lima 22/06/2020

Lead the Negro to believe this and thus control his thinking
O livro é considerado um dos livros mais influentes dos EUA, e escrito por Carter Woodson reconhecido como o "pai da história do negro americano" ainda no início do século XX.

O autor descreve a dinâmica do racismo e o papel da educação na manutenção desse sistema. Argumenta que o sistema educacional estadunidense da forma como foi organizado no período pós-abolição (ou não), não sofreu tantas alterações em sua estrutura. Colocando de outra maneira, a forma de educar, seu conteúdo, o currículo, o treinamento dos professores, eram voltados para pessoas brancas.

Não havia ensino da história, literatura, filosofia, arte, política dos povos africanos e seus descendentes. O ensino não considerava as singularidades da populações negras, seus hábitos, tradições, necessidades.

Desse modo, o autor é incisivo em afirmar que a suposta "educação" formal do negro (que renomeia apropriadamente como deseducação) é, na verdade, a ferramenta ideal de opressão e manutenção do status de inferioridade. Além da ignorância em relação ao conhecimento ligados aos povos africanos e afrodescendentes, Woodson alerta para o que chamou de doutrinação do Negro. Ensiná-lo a: acreditar na sua "natureza inferior", na sua incapacidade de ascensão e de seu povo e; a almejar "ser branco".

Parafraseando um dos trechos mais conhecidos do livro (presente em diversos cartazes durante os protestos nos EUA após a morte de Floyd), se você controla o pensamento de um indivíduo, você não precisa se preocupar com o que este fará, pois ele sabe "seu lugar".
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR