Com a maturidade fica-se mais jovem

Com a maturidade fica-se mais jovem Hermann Hesse

Resenhas - Com A Maturidade Fica-se Mais Jovem

Pedro Arcela 24/05/2022

Um ensaio muito reconfortante e poético de enxergar a velhice; da beleza de viver através de ciclos de renovação e aceitar a morte como parte desse processo.

books_resenha 19/04/2020

Perfeito
Uma obra em que o autor fez suas primeiras anotações anos 43 anos e terminou aos 85 é para ser levada a sério. Poética, a forma com que encara a velhice a cada ano que ganha é enriquecedora. Sua visão voltada à natureza, impressões sobre tudo estar repetindo-se, sensação em perder amigos é só um começo para quem aventura-se no mundo desse autor maravilhoso.

ArnaldoJr 14/04/2022

Fiquei um pouco mais velho
Herman Hesse faleceu aos 85 anos de idade. E, no entanto, escreveu sobre a velhice quando tinha apenas 43. Embora ainda não tenha chegado a idade na qual ele escreveu esta obra, pude vislumbrar um pouco da maturidade a qual ele se refere nos seus textos cheios de poesia e lirismo. No entanto, por ser jovem, talvez ainda não tenha maturidade suficiente para apreender e refletir acerca das questões aqui levantadas.

tyarsricochet 11/04/2023

Um livro pra refletir!!!
Um livro MUITO bom. Dei 4 estrelas pq teve umas partes q eu achei meio meh. Mas no geral é incrível. Esse homem falou de muitas coisas importantes do jeito mais leve e poético possível.

Gerson91 14/02/2023

Uma coletânea
Os contos e poemas de um homem "velho" do seus 46 aos 75 anos. Tem boas passagens e um conto que gostei muito foi [Um chamado do outro lado das convenções]. Eu não aprecio muito poemas, ainda mais os que são traduzidos, mas os achei muito bem construídos. Já a sapiência, eu fico com o personagem Sidarta do outro livro de Hesse: a sabedoria não pode ser transmitida, deve ser vivenciada.

Vinicius.Coutinho 06/06/2020

Hermann Hesse tem um texto doce que consegue emocionar até mesmo na hora de descrever as paisagens que fizeram parte da sua vida.

Ana Cis Gestal 27/10/2019

Com a maturidade fica - se mais jovem
Autor: Hermann Hesse
Tradução: Roberto Rodrigues
Editora: Record
Páginas:  152

Um compilado de textos e poemas, sobre a maturidade, as dores, perdas e as alegrias de envelhecer. Com uma escrita poética, leve e apaixonante, que nos envolve e emociona.
Hesse nasceu na Alemanha em 1877 e faleceu em 1962 aos 85 anos, na Suíça.
São tantos trechos incríveis, que seria impossível colocar aqui todos os que me encantaram, mas separei alguns: "Enquanto o verão resiste à morte, a floresta resiste ao outono! Assim também se defende o ser humano, no declínio do seu verão, contra a debilidade e a morte, contra o frio do universo que o cerca, contra o frio que invade suas veias."

"Desejo a morte, mas não quero que seja precoce e imatura. Em todos os meus anseios por maturidade e sabedoria, ainda guardo uma profunda e irredutível paixão pelas doces e alegres tolices da vida."

"A paixão é bela e quase sempre cai muito bem aos jovens. Os velhos prestam-se mais ao bom humor, ao riso, à irreverência, à transposição do mundo para uma tela e à percepção das coisas como a  efêmera dança das nuvens ao entardecer."

"Com a maturidade, nos tornamos cada vez mais jovens. Isso também acontece comigo, embora não queria dizer muito, uma vez que, no fundo, sempre tive a mesma disposição da mocidade, encarando a idade adulta e a velhice como uma espécie de comédia."