Odisseia

Odisseia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Mp28Rangel 12/12/2022

Excelente obra da literatura clássica!!!
A Odisseia é a continuação da história da Ilíada (A guerra de Tróia), onde o personagem principal no livro, Odisseia conhecido como Odisseu, também chamado em algumas versões como Ulisses busca após 10 anos de luta na região de Tróia retornar juntamente com seus companheiros a ilha de Ítaca. Porém, devido a um descontentamento por parte do deus Poseidon com o rei da Ilha de Ítaca, no caso, com Odisseu, ele e seus companheiros passarão por diversas situações que vão deixar as suas vidas sempre próximos da morte em praticamente todos os momentos. Curiosidade... Daí surge o termo: "Estou vivendo uma odisseia". Essa frase, entre outras nos dias atuais são usadas para expressar a ideia de algo longo e difícil.
Em suma... O livro é excelente!!! Leitura perfeita para quem gosta de mitologia, em especial a mitologia grega.

samucacn 09/12/2022

A Odisseia, assim como a Ilíada, é um poema elaborado ao longo de séculos de tradição oral, tendo tido sua forma fixada por escrito, provavelmente no fim do século VIII a.C. A linguagem homérica combina dialetos diferentes, inclusive com reminiscências antigas do idioma grego, resultando, por isso, numa língua artificial, porém compreendida. Composto em hexâmetro dactílico era cantado pelo aedo (cantor), que também tocava, acompanhando, a cítara ou fórminx, como consta na própria Odisseia (canto VIII, versos 43-92) e também na Ilíada (canto IX, versos 187-190).

O poema relata o regresso de Odisseu, (ou Ulisses, como era chamado no mito romano), herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra. Como se diz na proposição, é a história do ?herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros?. Odisseu leva dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.

A trama da narrativa, surpreendentemente moderna na sua não-linearidade, apresenta a originalidade de só conservar elementos concretos, diretos, que se encadeiam no poema sem análises nem comentários. A análise psicológica, a análise do mundo interior, não era ainda praticada. As personagens agem ou falam; ou então, falam e agem. E falam no discurso direto, diante de nós, para nós ? preparando, de alguma forma, o teatro.Os eventos narrados dependem tanto das escolhas feitas por mulheres, criados e escravos quanto dos guerreiros.

A influência homérica é clara em obras como a Eneida, de Virgílio, Os Lusíadas, de Camões, ou Ulysses, de James Joyce, mas não se limita aos clássicos. As aventuras de Ulisses, a superação desesperada dos perigos, nas ameaças que lhe surgem na luta pela sobrevivência, são a matriz de grande parte das narrativas modernas, desde a literatura ao cinema.

Em português, bem como em diversos outros idiomas, a palavra odisseia passou a referir qualquer viagem longa, especialmente se apresentar características épicas.

Leciane.Castilho 03/12/2022

Ilíada
Esse livro, até o momento, é o mais especial da minha vida. ?
Homero narra nos cantos todas as batalhas heróicas e os conflitos divinos de uma forma tão linda que você se sente em uma viagem, acompanhando tudo que houve em Tróia como se estivesse lá e fizesse parte da tripulação.
Mas o ponto alto pra mim foi a dor de Aquiles pela perda de Patroclo. :(
Nunca li nada mais bonito e romântico que o luto do grande herói por seu companheiro, É LINDO, confesso até que chorei, não por tristeza, mas por ser realmente emocionante e atemporal.
Joao.Alessandre 03/12/2022minha estante
Adorei a resenha. Tá esperando na minha estante pra 2023.

Leciane.Castilho 03/12/2022minha estante
Não irá se arrepender! ?

marina 02/12/2022

li por causa da escola, mas achei bem legal e interessante o livro, ainda mais por ter mitologia grega na história.

Naryanne.Garcia 27/11/2022

Um clássico, mas não deixa de ser ótimo por isso.
Devo confessar que o modo como a história é organizada pode ser meio difícil de acompanhar no início, já que estamos acostumados a textos estendidos com capítulos, parágrafos e etc.
Mas depois que você se acostuma é maravilhoso.

Devo confessar que o Ulisses me dá uma certa raiva durante a história, porquê toda a merda acontece por culpa dele que não sabe ficar quieto. Ele é muito burro, me estressou.

Mas é muito bom.

holyyap 22/11/2022

Vc não vai conseguir parar de ler!
Maravilhoso! Envolvente, empolgante e, pelo menos para mim, inesperadamente emocionante! Ao ler vc entende a razão de essa história sobreviver ao tempo e continuar tão presente como referência para outros autores. Não é apenas as andanças de Ulisses e a interação com os deuses, mas as suas características como personagens e suas relações com amigos e familiares que tornam em uma história maravilhosa! Vc não vai conseguir largar de jeito nenhum!

Nayara 20/11/2022

Bem singelo
Histórias bem resumidas, dão uma boa introdução ao que seriam, mas sem aprofundar nos contos.
Legal

JAlia.Reginato 14/11/2022

Muito bom!
Sempre gostei muito de mitologia grega, então quando a escola passou esse livro pra ler, já sabia que iria gostar.
Também sempre gostei de ler sobre as aventuras de Odisseu!

Thalia 12/11/2022

Clássico dos clássicos
A narrativa homerica invoca diversas vozes em sua narrativa, dívida em três partes (Telemaquia, o regresso e Ítaca) e narra as aventuras do herói Ulisses que vê seu regresso da guerra de Tróia amaldiçoado. Ulisses passa por diversas provações e realiza muitos feitos em sua ansia do retorno à pátria e a sua família.

Iass 31/10/2022

O homem multiversátil
"Não há um só herói que não se encontre agora em seu solar, a salvo do mar cinza e guerra, tirando o nosso, que arde pela esposa e volta"

Peter.Molina 29/10/2022

Viagem e vingança
Para ler este livro recomendo a leitura antes da Ilíada, para que não fiquem perdidos a respeito das histórias narradas. Aqui temos o retorno de Ulisses para sua casa depois da guerra de Troia, passando por mil e um sofrimentos e encontrando a mulher sendo cortejada por vários pretendentes e com os bens devastados. O livro possui uma introdução bem grande que conta muito da história do livro, mas que achei necessária para uma melhor compreensão. As aventuras de Ulisses são empolgantes e a cena da vingança vai sendo construída com cuidado. A edição da Penguim é muito boa e a linguagem acessível. Clássico da literatura essencia.l

Yatofabi 27/10/2022

Meio complicado de ler no começo mas quando você se acostumar,ficar tudo muito divertido do começo ao fim.

Mateus 26/10/2022

Ulisses
Essa edição ajudou 100%. Se não fossem as anotações, muitas coisas passariam despercebidas por mim, assim como Ilíada, vou ter que re-ler, a impressão que fica é que não entendi o teor total da obra, me obrigando a revisitar a mesma.

Gabriel 25/10/2022

Odisseia - Homero
"Odisseia" é um poema épico cuja a autoria é atribuída ao sedo grego Homero e que se utiliza do hexâmero datílico e de recursos da oralidade para narrar o retorno de Odisseu (Ulisses) à Ítaca após o término da guerra de Troia.
Ulisses havia deixado sua esposa Penélope e o filho Pelêmaco para lutar na guerra de Troia, cuja duração fora de dez anos. No entanto, após o fim do conflito, tem de lidar com uma série de desafios e obstáculos para retornar, o que demora mais dez anos, sendo que, ao chegar, ainda tem de lidar com um grupo de pretendentes que queriam se casar com Penélope e tomar o poder de Ulisses em Ítaca.
A obra é dividida em três partes: telemaquia, apólogos e mnesteroforia. A primeira trata de Telêmaco; a segunda trata das aventuras de Ulisses e a terceira, por fim, trata da vingança de Ulisses contra os pretendentes de Penélope.
Uma obra essencial para aqueles que desejam te contato com grandes clássicos da literatura.