Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


595 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Anurb_0 20/01/2024

A primeira jornada do herói
Acredito que não há como ser leitor e não se encantar com esse clássico, é belo, é interessante e é o início da literatura. Uma experiência que todos deveriam ter.
comentários(0)comente



Bia 18/01/2024

" ? Ainda bem que você não acertou o golpe.Porque,se ferisse meu hóspede,eu mesmo o trespassaria com minha espada. E seu pai,em vez de cuidar do seu casamento,teria que cuidar do seu funeral." !!!!!!!
Parte III é minha favorita sem dúvidas.
comentários(0)comente



Captain1 17/01/2024

Não é um bicho de 7 cabeças
Odisseia era o livro que eu mais queria ler este ano, fiz questão de comprar a versão física, o devorei no final de semana. Estava um pouco receosa por não estar habituada a forma de escrita, mas foi uma surpresa agradável ver que não era um bicho de 7 cabeças.

Acho que Penelope e Telemaco são os mais personagens mais interessantes da história, é que, por mais que o Ulisses seja um modelo heroico e traga uma nova perspectiva do personagem ou sobre os deuses na visão homérica, a história de uma mãe sem notícias do filho e marido e rodeada de homens a assediando me pareceu mais interessante e triste. Leria um livro inteiro na visão dela.

Enfim, é uma leitura muito boa de se fazer gostei da forma que Homero coloca os deuses e os relacionamentos dos próprios com as pessoas, gostei da construção dos personagens, e, tirando a bagagem sócio-histórica acho que os desafios da viagem em si foi a parte menos interessante do livro, fiquei mais empolgada com a volta dele para casa planejando matar os pretendentes.
comentários(0)comente



Matheus 15/01/2024

Odisseia - Homero
Finalmente, li a Odisseia! Este era outro livro que sempre tive receio de ler, devido à experiência desastrosa com a Ilíada. Nunca imaginei que a Odisseia fosse um livro tão acessível, com um enredo e linguagem mais simples. É um livro maravilhoso, com uma história que te prende do início ao fim. O poema transcende as eras, oferecendo uma narrativa rica e complexa. A trama gira em torno das peripécias de Odisseu, rei de Ítaca, enquanto ele tenta retornar para casa após a Guerra de Troia. O épico, composto por 24 cantos, explora não apenas a jornada física de Odisseu, mas também sua evolução como herói. A obra inicia com a situação em Ítaca, onde a esposa de Odisseu, Penélope, aguarda sua volta, enquanto os pretendentes disputam pela mão dela. A narrativa então se desloca para o ponto crucial: a odisséia de Odisseu através de perigos como as sereias, Cila e Caríbdis, e a ilha da deusa Circe. Essas aventuras capturam não apenas o físico, mas também o espiritual, já que Odisseu é testado em sua astúcia e determinação. A mitologia desempenha um papel fundamental, com a intervenção dos deuses olímpicos moldando o destino de Odisseu. O encontro com figuras como Atena, Poseidon e Calipso adiciona camadas à narrativa, revelando a complexidade das relações entre deuses e mortais. A habilidade narrativa de Homero transparece na caracterização multifacetada de Odisseu, um herói que, apesar de suas façanhas heróicas, também enfrenta dúvidas e desafios internos. A construção de personagens vai além de Odisseu, destacando figuras como Telêmaco, filho de Odisseu, e Penélope, cuja fidelidade e paciência são postas à prova. A "Odisseia" não apenas proporciona uma visão envolvente da cultura grega antiga, mas também levanta questões universais sobre a natureza humana. A busca por casa, a identidade e o heroísmo são temas que ressoam através dos séculos.
JoAo366 15/01/2024minha estante
Muito bom!Amo Mitologia...??


Gê Galvao 15/01/2024minha estante
Eu tenho ele e Ilíada na minha lista mas não tenho coragem pra seguir em frente haha


Matheus 15/01/2024minha estante
Recomendo a tradução de Frederico Lourenço, me ajudou muito na leitura das duas obras




Jéssica (@simboraler) 13/01/2024

Nos prende do início ao fim.
Odisseia é uma grande e envolvente aventura que Odisseu enfrenta para conseguir retornar para sua terra.
Em Ilíada, vemos um recorte pequeno de alguns dias durante a famosa Guerra de Troia, mas ela acaba logo após o embate entre Heitor e Aquiles. Depois disso, não sabemos o que aconteceu com Troia e a sua guerra.
Nós só ficamos sabendo aqui, em Odisseia. Mas esse poema épico não fala sobre os acontecimentos posteriores da guerra, mas sim, no retorno de Odisseu para casa.
O enredo se passa 10 anos após a queda de Troia. Sim, a guerra acabou e 10 anos depois Odisseu ainda tenta retornar para casa. Poseidon nutre um ódio grande pelo herói e faz de tudo para atrapalhar o retorno dele para casa.
Mas a narrativa não se passa no presente em boa parte do poema. Odisseu conseguiu felizmente chegar em uma ilha, onde foi bem recebido e acolhido. Os moradores e rei do local sabem sobre a famosa Guerra de Troia e sobre o próprio Odisseu, então pedem para que ele conte o que aconteceu durante esses anos todos. Assim, Odisseu começa a narrar todas as suas aventuras e por todos os locais que passou, portanto todos os acontecimentos que ficamos sabendo é contado pelo próprio herói. Porém ele é chamado de “Odisseu de mil ardis”, ou seja, ele é ardiloso, não sabemos se podemos confiar nele.
Uma informação legal é que nesse poema é que é citado pela primeira vez o Cavalo de Troia.
Há também a outra parte da história, que se passa na pátria de Odisseu. Quando o herói foi para guerra, deixou sua esposa e filho ainda bebê. No tempo presente da história, seu filho Telêmaco já é um homem adulto (pois se passaram 10 anos de guerra + 10 anos da tentativa de retorno de Odisseu) e o jovem rapaz tenta descobrir se seu pai está vivo ou morto.
Na sua terra, muitos acreditam que Odisseu morreu tentando voltar, inclusive Penélope (esposa de Odisseu) e agora vários pretendentes estão tentando conseguir a mão dela em casamento. Mas, eles estão na casa de Odisseu, impondo a sua presença e consumindo todos os bens e provisões da casa, deixando a casa em completa desgraça. Telêmaco sonha com o dia que seu pai retornará para pôr um fim em tudo isso.
Goste muito mais desse poema do que de Ilíada, pois prende mais, tem aventuras e acontecimentos envolventes. Vale a pena!
Laryssa234 13/01/2024minha estante
Você acha necessário ler Iliada antes da Odisseia?


Jéssica (@simboraler) 14/01/2024minha estante
sinceramente não vejo muita necessidade não, apenas há momentos que aparecem alguns nomes e personagens que participaram da Guerra de Troia que nós conhecemos em Ilíada e a leitura dessa poderia ajudar, mas um Google rapidinho resolve isso. Sabendo quem são, dá para continuar lendo sem problemas


Laryssa234 15/01/2024minha estante
Obrigada Jessica ?? é porque comprei a odisseia em uma promoção e estava ansiosa para ler kkkkkk




Heloyse 12/01/2024

Não é bem o que eu esperava...
Gostei muito de Ilíada, mas sinto que Odisséia deixou a desejar...
Confuso, arrastado, e foco nas situações menos interessantes, enquanto dão apenas uma pincelada nas partes que geram curiosidade
comentários(0)comente



evemm 11/01/2024

Odisseia
Muito bom, Ulisses, herói grego conhecido pelos seus dons de raciocínio e discurso, tenta navegar até casa depois da vitória na guerra de Troia. Atormentado por Poseidon, deus dos mares, e protegido por Atena durante toda a jornada, enfrenta vários obstáculos e perigos, tentando voltar para Ítaca e para os braços da mulher, Penélope.
comentários(0)comente



Luiz358 07/01/2024

Parece God of War.
Já adianto que curti mais a Odisséia do que a Ilíada. Não sei se é pelo fato desse livro ter uma perspectiva de aventura, de viagem, mas ele me entreteve muito mais.
Aqui temos vários personagens mitológicos como ciclopes, além de sermos guiados por uma deusa e viverciarmos muitos fatos surreais. Nossa, curti demais e nesse caso, a leitura não foi nem um pouco exaustiva.
comentários(0)comente



cristophxavier 04/01/2024

Livro de leitura bastante densa, porém recomendo a leitura como forma de conhecer os escritores do passado.
comentários(0)comente



Deysiane 30/12/2023

A Odisseia
Não foi à toa que Ulisses caiu na graça de quase todos os deuses do panteão olímpico. Ele é muito gente boa, humilde, mas conhecedor de sua força. Adorei conhecer toda a aventura desse herói inspirador.
comentários(0)comente



Thiago 29/12/2023

Clássico
Um livro que remonta partes do passado grego que moldaram as estruturas da leitura ocidental.
Um livro que me fez gostar ainda mais da historia e da cultura de um povo.
comentários(0)comente



Leandro. 27/12/2023

Odisseia: Uma grande aventura.
Homero é um escritor muito bom em todas as suas palavras, sua linguagem é simples, mas infinitamente vívida. Gosto do fato de que tudo o que o autor escreve é ​​aquilo em que ele acredita.
O enredo do livro é muito rico, contém muitos heróis mitológicos. A história é sobre um herói que não tem medo de monstros míticos e está pronto para se jogar no abismo e retornar para sua amada.
A história é sobre uma esposa dedicada que, apesar das tristezas e problemas, continua fiel ao marido.
comentários(0)comente



Zaqueu 25/12/2023

História maravilhosa
Segunda obra de Homero que conta a história de Odisseu retornando para a casa sofrendo com a ira de Poseidon e tendo ajuda de Palas Atenas. Odisseu volta, mais encontra um caos no seu próprio lar e cabe a ele colocar a recuperação da ordem. Incrível como ele se transforma no decorrer dos tempos como se fosse um amadurecimento pessoal a ponto de no começo da história ele ser irresponsável no fim temos um Odisseu mais correto verdadeiro e que quer de certa forma recuperar a sua família e colocar sua casa em ordem. De uma pessoa esperta ele vai se tornando sábio, claro com ajuda de Palas Atenas( deusa da sabedoria e da guerra).Obra maravilhosa que com certeza farei releituras futuramente pois são obras que deve ser sempre revisitadas e que sempre teremos novas interpretações.
comentários(0)comente



Igor_Resenha 24/12/2023

Uma leitura clássica
Grande parte do público leitor já ouviu falar na Odisseia de Homero. A história em linhas gerais é conhecida. No entanto, na edição da Principis temos o texto integral e não mais uma adaptação. O que instiga o leitor aqui é ler o texto original. É trabalhoso. Mas, a edição conta com um trecho de "Notas da Edição" e "Notas do Tradutor" que ajudam no entendimento da obra. Recomendo para quem está buscando erudição.
comentários(0)comente



Michelan 20/12/2023

Clássico
UM CLASSICO
esse livro me faz feliz pois me sinto inteligente lendo ele kakaka
amo mitologia grega e ler isso me fez mais próxima dessa crença
comentários(0)comente



595 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR