Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

alice 22/07/2023

Li pra faculdade e vou precisar ler de novo pois não lembro mais nada!!!! só lembro que é chato mas legal mts sentimentos mas por ser antigo eu fico zzzzzzzzz

Maria.Batagin 22/07/2023

Odisseia
A história começa com Ulisses e seus homens presos em Ítaca, devido aos deuses que o puniram por ofender Poseidon, deus do mar.
Eles são libertados e Ulisses começa sua jornada de volta para casa. Nessa jornada, ele enfrenta muitas dificuldades, incluindo encontros com monstros, um ciclope e a raiva de Poseidon.

Bruna Peixoto 15/07/2023

Excelente. Tem ótimas discursos e narrativas, as descrições dos salões e dos banquetes são bem reais. A participação dos deuses no enredo são um verdadeiro espetáculo. A inteligência do Odisseu e da Penélope é fenomenal.

Rafael1548 09/07/2023

Fenomenal
A história gira em torno do ímpeto de Ulisses (Odisseu) para retornar a sua pátria, a sua esposa e filho: Penélope e Telêmaco, respectivamente.

Vencendo desafios inimagináveis a sua fama torna-se célebre. Contudo, o que me despertou a atenção é postura de sua esposa em aguardá-lo da sua aventura e por isso foi louvado pelos demais. A mulher virtuosa é a coroa do seu marido (Provérbios 12.4a) e todos o louvam (Provérbios 31.23)

O filósofo G.K. Chesterton afirma: "A coisa mais extraordinário do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns".

Partindo dessa premissa os maiores louros, nessa terra, para um homem é ter alguém em nossas casas esperando a nossa chegada.

Talvez você não vença um ciclope, uma miríade de sereias, mas quão bendito serás se houver alguém te aguardando em casa.

Lívia 06/07/2023

Só li por causa da escola
O livro é bom, mas a edição é ruim. As informações são muito soltas no livro, é como se só quisessem enfiar um monte de fatos sem explicar nada. Provavelmente vou comprar uma edição melhor e ler ilhiada também.

Gabriella440 06/07/2023

Homero é um autor essencial na vida de qualquer leitor que goste de poesia épica e literatura.
E para os leitores de fantasia, já que em Odisseia nos é apresentada a famosa "Jornada do Herói": a volta de Odisseu para casa, depois da vitória dos gregos em Tróia.

Fernanda631 05/07/2023

A Odisseia
A Odisseia foi escrito por Homero.
A Odisseia é um poema épico, escrito por Homero, que narra o percurso atribulado do herói Ulisses para voltar para casa depois da Guerra de Troia. Considerada a segunda obra da literatura ocidental, a Odisseia integra o início do cânone literário da região.
Juntamente com a Ilíada, do mesmo autor, faz parte das leituras fundamentais da Grécia Antiga que continuam influenciando nossas narrativas e imaginário coletivo. Venha conhecer mais sobre a incrível viagem de Ulisses e sua esperteza fora de série!
A Odisseia pode ser classificada como um romance em verso sobre a luta apaixonada de Odisseu (ou Ulisses, na tradição latina) para retornar à casa depois da Guerra de Troia, e retomar o convívio da esposa e do filho.
Com efeito, a obra conta como depois da batalha épica, Odisseu permanece vagando durante 10 anos, por vingança de Posido ou Poseidon – o deus dos mares -, tentando apaixonadamente retornar para a casa e para o convívio da esposa (Penélope) e do filho (Telêmaco). Enquanto isso, sua mulher é assediada por pretendentes que dilapidam o patrimônio da família. Ao final, Odisseu consegue retornar, vingando-se dos pretendentes e reconquistando convívio do lar e o governo de sua cidade.

Ulisses, herói grego conhecido pelos seus dons de raciocínio e discurso, tenta navegar até casa depois da vitória na guerra de Troia. Atormentado por Poseidon, deus dos mares, e protegido por Atena durante toda a jornada, enfrenta vários obstáculos e perigos, tentando voltar para Ítaca e para os braços da mulher, Penélope.
Ulisses é o personagem principal da obra, sendo um herói pouco convencional que tenta solucionar os problemas através da lógica e da retórica, não através da violência. Apesar de todas as dificuldades, revela um espírito resiliente e nunca desiste de reencontrar a sua família.
Penélope é a esposa de Ulisses, que fica responsável por governar Ítaca e criar Telémaco durante a ausência do marido. Quando todos assumem que ficou viúva, dezenas de pretendentes invadem o seu palácio na esperança de casar com ela. Penélope inventa um esquema para enganar a todos e manter a fidelidade ao marido.
A Odisseia é um poema épico, ou seja, uma composição poética que narra a história de um povo, valorizando os seus feitos. Os textos deste gênero literário eram criados com o intuito de serem recitados e transmitidos através da oralidade, conquistando a atenção e despertando as emoções dos ouvintes.
Uma vez que eram escritos para serem interpretados em público, estes poemas se focavam bastante no ritmo. Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega.
A obra é considerada uma das primeiras epopeias (sinônimo de "poema épico"), com um narrador que exalta as conquistas e os atos de bravura de um herói ou povo, reproduzindo lendas da tradição oral.
Em termos de organização do poema, podemos identificar três grandes passagens. A primeira, conhecida por Telemaquia (cantos I a IV), narra as interações da deusa Atena com o jovem Telémaco, que procura guiar durante a ausência do pai. Logo no começo, podemos conhecer o palácio onde Penélope resiste às investidas dos pretendentes.
Telémaco é o filho de Penélope e Ulisses que era apenas uma criança quando o pai partiu. Vendo o palácio invadido pelos pretendentes da mãe, parte em busca de notícias do pai e amadurece ao longo da narrativa, guiado pela deusa Atena.
A segunda se foca na viagem de Ulisses (cantos IX a XII), quando o herói conta ao rei dos Feaces os obstáculos fantásticos que enfrentou até ali. A terceira passagem é também a maior e trata a vingança de Ulisses (cantos XIII até XXIV) quando consegue regressar a Ítaca.
Ulisses é o personagem principal da obra, um herói pouco convencional que tenta solucionar os problemas através da lógica e da retórica, não através da violência. Apesar de todas as dificuldades, revela um espírito resiliente e nunca desiste de reencontrar a sua família.
No século VIII a.C., Homero escreveu a Ilíada, apontada como o livro inicial da literatura ocidental, onde versava sobre a Guerra de Troia. O segundo livro, Odisseia, dava conta do que aconteceu depois da batalha, quando Ulisses tentava regressar.
A data do poema é controversa, mas acredita-se que seja do começo do século VII a.C. Existem também dúvidas acerca da autoria: embora tenham sido atribuídas a Homero ainda na Grécia Antiga, as obras reúnem elementos da tradição oral datados do passado.
Com uma influência incalculável na literatura ocidental, a Odisseia serviu de inspiração para obras como a Eneida de Virgílio e Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Um dos seus aspectos mais notáveis é o modo como está construída, com um início in media res, que foi reproduzido em inúmeras obras posteriores.
Trata-se de uma técnica literária que nos permite entrar na metade da história, revelando os eventos que aconteceram antes através de memórias e flashbacks.
A obra começa durante o concílio dos deuses, com as divindades no Olimpo discutindo o destino de Ulisses, enquanto ele está preso na ilha de Calipso. Ao longo da narrativa, através das histórias que conta e que são contadas sobre o herói, ficamos sabendo o que levou até ali.
Qual motivo fez Ulisses viajar?
A bela Helena, rainha de Esparta e mulher de Menelau, foi sequestrada por Páris, príncipe de Troia. Para recuperar a mulher e a honra, o rei reúne vários exércitos gregos ("os aqueus") e parte para Troia.
Ulisses é forçado a abandonar a sua terra, a mulher Penélope e o filho Telémaco para lutar ao lado do companheiro. O confronto dura uma década e é vencido graças à inteligência do herói, que sugere o "cavalo de Troia". Tudo isso é narrado na Ilíada.
Depois de tanta luta, ele apenas quer voltar para casa, mas é obrigado a navegar durante 10 anos, passando até pelo "o reino dos mortos" (Hades). Apesar de todo o cansaço, não desiste da sua missão e acaba tendo sucesso.
Por qual motivo demorou tanto tempo para Ulisses conseguir voltar para casa?
Odisseu realmente enfrenta muita coisa para chegar até seu lar, mas tudo isso se dá porque ele e sua tripulação não jogaram ao mar oferendas à Posseidon antes de viajarem, despertando a ira do deus dos mares. A sede de vingança dos deuses se tornava um martírio para os humanos. Poseidon, rei dos mares, estava com raiva de Ulisses porque ele tinha cegado o ciclope Polifemo, seu filho. Queria, então, usar as águas para acabar com a sua vida.
Contudo, Atena protesta e assume o papel de defensora do herói afirmando, enquanto deusa da justiça e da sabedoria, que ele merece voltar a Ítaca. De fato, parece haver uma ligação especial entre a deusa e o humano, que tenta favorecer durante toda a obra. Ao longo da narrativa, assume a forma de inúmeras pessoas e também surge em sonhos para conversar com os personagens e servir de guia.
Sua proteção se estende a Telémaco, o jovem príncipe de Ítaca. Durante os cantos designados de "Telemaquia", a deusa viaja com ele, naquilo que pode ser considerado uma espécie de "romance de formação". Atena procura preparar Telémaco para a vida adulta, ensinado-o a ser independente e a lidar com as outras pessoas.
A obra pode ser dividida em três partes:
1ª parte – colocação do tema e busca de Telêmaco: o autor introduz o assunto do livro, ao narrar como Telêmaco, lacerado de saudades do pai, e vendo a mãe assediada por pretendentes, parte em busca dos antigos heróis da Guerra de Troia para obter notícias de Odisseu. Isso ocorre entre os Cantos I e IV do livro.
2ª parte – Odisseu chega à Feácia e conta suas aventuras: a partir do Canto V, a obra muda totalmente de ambiente, deixando de lado a aventura de Telêmaco, cuja narrativa só será retomada ao final quando esse se reencontra com o pai, e passa a centrar-se propriamente no protagonista, o herói Odisseu.
Entre os Cantos V e VIII, o poema conta como Odisseu que, ao início do livro se encontrava preso pela deusa Calipso na Ilha Ogígia – visto que essa queria desposá-lo, enquanto ele desejava ardentemente retornar para casa -, é libertado por ela por ordem dos deuses, e parte até a ilha dos feácios, um povo náutico, acostumado a salvar náufragos e levá-los de volta à casa.
Recebido por aquele povo, durante os Cantos IX e XII – trecho cujos relatos são os mais famosos da obra – Odisseu relata suas aventuras desde quando deixou Troia até aquele momento: como seu grupo foi impedido pelos deuses de retornar direto à casa, em virtude das más ações de alguns durante a guerra, enfrentando uma tormenta que os levou à ilha dos Ciclopes onde enfrentou o gigante Polifemo; como passou pelas sereias sem ser seduzido pela voz de seu canto; como enfrentou a serpente de várias cabeças (Cila) e o tufão dos mares (Caribde) etc.
Ao final dessa parte, completamente apiedados pela número de trabalhos e sofrimentos enfrentados por Odisseu, os feácios o levam de volta à sua terra materna: a Ilha de Ítaca, que segundo os estudiosos, fica nas atuais ilhas gregas de Tiaki e Leucas.
3ª parte – A vingança de Odisseu e a retomada do lar e da pátria: a partir do Canto XIII, o livro conta como Odisseu chega a Ítaca, vinga-se dos pretendentes e retoma o convívio familiar e o governo da ilha.
Percebe-se que o conto não segue a ordem cronológica dos acontecimento, que seria:
1º – Odisseu passa por várias aventuras após deixar Troia;
2º – depois de duas décadas de ausência do pai, Telêmaco sai em busca dele;
3º – Odisseu retorna, vinga-se dos pretendentes e retoma o convívio familiar.

grazi225 02/07/2023

Comecei a ler esse porque achei de repente aqui em casa. Já planejava ser Homero inteiro queria ser essa versão menor tbm.
A arte desse livro é muito linda. Achei que faltou uma parte mais grotesca do original,mas como essa versão tinha essa proposta não é uma reclamação válida.

Fernanda.Lopes 01/07/2023

Ah, Odisseu...
Durante muito tempo, eu tinha uma preferência pela Ilíada em relação à Odisseia.

Essa releitura me fez colocar os dois livros em pé de igualdade, porque não sei dizer qual me envolveu mais.

Se, antes, tínhamos o cenário da guerra, agora temos o lar, devastado e reconquistado.

As cenas de reconhecimento são incríveis (Argos ??) e a astúcia de Odisseu lutando contra o destino são dois shows à parte nessa história épica.

Acabo agora, mas já tô ansiosa pela próxima releitura.
QUEIJO460 01/09/2023minha estante
Odisseu, grande sofredor!

Willian.Izidio 28/06/2023

Hors concours
Entende-se a razão de Homero ser considerado o livro sagrado dos gregos.

Ilíada e Odisseia são obras indispensáveis para os mortais. Esses poemas épicos são como espelhos mágicos que refletem a nossa imagem, não apenas no espaço, mas no tempo e além, servindo como meio de nos reconhecermos diante de nós mesmos.

Viajamos com Ulisses de um extremo a outro, geográfica e psicologicamente, aprendendo lições de honra e coragem; entre festas e funerais, a realidade tal como ela é se impõe.

Ouvir Homero é um privilégio ímpar, não vá morrer sem experimenta-lo.

@apilhadathay 27/06/2023

Maravilhoso!
A ODISSEIA, de Homero, é uma obra épica grega focada em Odisseu, um herói grego que peleja para voltar para casa depois de lutar na Guerra de Troia. Durante a viagem de volta, ele encara diversas aventuras, como a sedução das sereias, a fúria de Poseidon e a estadia na ilha da feiticeira Circe. Odisseu é ajudado pela deusa Atena e seu filho Telêmaco, que busca notícias do pai e luta contra os pretendentes que cortejam sua mãe Penélope. Depois de 10 anos de viagem, Odisseu finalmente retorna a Ítaca e é reconhecido pelos seus entes queridos, restaurando a ordem.

A ODISSEIA é uma força da natureza, que mostra a jornada épica de um herói na volta para sua casa e família. A história é cheia de emoção e aventura, com personagens complexas e multifacefadas. Homero descreve a natureza humana à perfeição, apresentando como os personagens encaram desafios e tomam decisões difíceis. O livro também é uma amostra da sociedade grega antiga, com seus valores e crenças, e apresenta como as divindades eram importantes na vida cotidiana da pólis. A linguagem poética e o estilo de escrita de Homero são um prazer para os amantes da literatura clássica!

A ODISSEIA é uma leitura obrigatória para quem quer entender melhor a cultura grega antiga e apreciar a literatura clássica, particularmente, estudantes de Literatura, História e Filosofia, bem como para quem ama uma boa narrativa de aventuras, em cantos, versos. Atenção, pois a linguagem poética e a estrutura da narrativa podem desafiar alguns leitores/as, como para aqueles/as que não estão familiarizados/as com a literatura clássica. Ainda assim, a ODISSEIA é uma obra atemporal que vale a pena ser lida e apreciada por pessoas de todas as idades, gostos e origens. Já leu? Ou já viu alguma das trocentas adaptações e obras inspiradas neste clássico (Joyce, Atwood, Kazantzakis, Walcott e outros).

site: www.instagram.com/apilhadathay

Ogihara 25/06/2023

Que viagem
E não é que o moço volta pra casa mesmo? apesar de entender a importância, acho que já deu, né? Kkkkk

mariavenus 18/06/2023

Atena me salve também!
Um dos livros mais puxados da minha vida toda, mas não me arrependo nadinha disso. Com a dificuldade da leitura tive que recorrer para o audiobook junto do livro para não desistir de tentar concluir. Ainda não consegui entender muito a mensagem em si do livro e nem colocar meus pensamentos sobre ele em ordem, mas até pela sua grande fama não irei rebaixar a importância da leitura dele ?
Ulisses era o cara meus amigos, O CARA!

lunaa.claraa 10/06/2023

A Odisseia
A Odisseia, atribuída ao poeta grego Homero, é um poema épico narrativo que conta a história do herói troiano Ulisses e suas aventuras na jornada para casa. É uma história que transcende o tempo, tendo sido escrita aproximadamente entre os séculos IX e VII a.C, já foi lida por diferentes pessoas em tempos completamente diferentes, mas sempre conquistando novos admiradores.
A trama se concentra em Ulisses, que após batalhar junto aos Aqueus na Guerra de Tróia, passa por diversas aventuras que atrasam em 20 anos sua volta para casa. Sua esposa Penélope, é pressionada por homens que pretendem se casar com ela, já que consideram Ulisses morto. Telêmaco, seu filho, que era apenas um bebê quando Ulisses saiu para batalha, já é um homem, e parte com esperança em busca de seu pai.
A história continua então, contando o ponto de vista dessas três personagens e também dos deuses, que interferem muito nos acontecimentos.
A obra aborda temas como coragem, lealdade, vingança, o significado de "lar" e a busca pela identidade. Através da jornada de Ulisses, a obra levanta questionamentos sobre a condição humana, as relações entre mortais e deuses, e a luta contra as adversidades da vida. Esses temas continuam relevantes e provocam reflexões profundas, mesmo após tantos séculos desde sua escrita.
A Odisseia é uma leitura essencial para os amantes da literatura clássica, oferecendo uma jornada épica repleta de personagens memoráveis e temas atemporais. Sua narrativa envolvente e rica em detalhes transportará os leitores para um mundo de mitologia e sabedoria, deixando uma marca duradoura em suas mentes.