As vidas de Christopher Chant

As vidas de Christopher Chant Diana Wynne Jones

Resenhas - As vidas de Christopher Chant

janaina478 01/06/2023

Agradabilíssimo ?
A Diana tem uma escrita que me agrada muito muito mesmo! É uma leitura que conforta, encanta e entretém de maneira fluída. Claro que é necessário um senso crítico, e digo isso no sentido dos marcos temporais que denunciam o pensamento da época de lançamento (anos 80 ?). São coisas pequenas, mas que não fazem sentido hoje sabe? Claro que não devemos fazer vista grossa para qualquer problemática, mas isso de modo algum atrapalha a leitura.
E adoro a maneira como ela trabalha o conceito multiverso aqui, como as denominações e quantificações se diferem - existe uma infinidade de mundos, e cada um enxerga os demais a partir da própria matemática, dos próprios conceitos morais. A Marvel sonha rs

Rose 12/04/2023

Ele adormeceu
"Ele adormeceu dizendo a si mesmo que a sua infelicidade era a maior que poderia existir. Isso, porém, foi antes de ficar conhecendo o Dr. Pawson e descobrir que seus problemas estavam apenas começando."

O jovem Christopher Chant em seus sonhos pode visitar uma série de misteriosos lugares, de onde consegue até trazer alguns objetos para casa.
Com a separação de seus pais ele conhece o tio Ralph, onde se inicia uma aventura com Tacroy, as aventuras apenas começaram e muita coisa vai acontecer.

Lau :) 19/01/2022

Toda vez que eu leio algo dela eu sinto tantas coisas que eu mal sei explicar. Lembro de quando eu era criança, tenho um sentimento de infância e segurança(as relações de pai-filho, irmãos e parentes nos livros delas são tão confortantes!!!!). Sinto como se eu entrasse em um mundo bem barbie onde tudo é possível, já que a magia dos livros dela passa por toda uma jornada onde você aprende a desenvolver e tudo mais. Também tem aquele misto de curiosidade e medo por causa da jornada dos personagens dela, que são todos parecidos mas ainda assim muito únicos.
Ver a história do Crestomanci que eu me apaixonei no primeiro livro foi muito animado, já sabendo que a Diana odeia repetir os mesmos protagonistas por todos os livros das suas coleções. A história dele, hummm, o tempero-

Jessica 05/12/2021

O livro é maravilhoso e segue o mesmo ritmo de Vida Encantada, terminando com um gostinho de quero mais.

Gabyh 31/03/2019

"Nesse ponto, Christopher tentou continuar pensando na Deusa, mas descobriu que em vez disso ficava pensando em Tracoy, que, a essa altura, certamente havia entrado em transe inutilmente durante três semanas seguidas."

Mesmo esse sendo o segundo livro da série, a história volta um pouco no tempo onde aprendemos um pouco sobre um personagem bem marcante no outro livro, aos poucos começamos a entender um pouco mais sobre Christopher, um garoto que vive várias aventuras. No livro "As Vidas de Christopher Chant" conhecemos um pouco mais sobre a vida do grande Crestomanci, que já nos foi apresentado no livro "Vida Encantada", despertando nos leitores um interesse maior pelos livros.

Assim como o livro anterior esse é cheio de personagens marcantes, diferentes e carismáticos. O livro se passa em uma época completamente dierente do livro anterior, nos mostrando uma época em que Christopher era somente uma criança que nem pensava na possibilidade de se tornar um mago poderoso. Se no livro anterior o nosso conhecido Crestomanci era um mestre, nesse ele não passa de um aluno que está descobrindo seus poderes e o que consegue fazer com eles, o livro mostrando que por trás de todo grande mestre, não importa o quanto a pessoa seja poderosa ou famosa, sempre existe um passado infantil, onde todos ainda passam por um passado de aprendizagem.

É um livro infantil, mas que é desenvolvido de uma forma que se torna uma leitura que agrada qualquer um. os mundos da história são tão bem desenvolvidos sem que pareçam ser forçados. A autora mantém a narração da mesma forma do livro anterior, uma história bastante envolvente e que acontece de forma ágil.

Algo que incomoda muita gente nos livros da série é o fato de não seguirem uma ordem cronológica, o que nos leva a ter personagens distintos em cada um dos livros, mas a medida que vamos lendo a história é fácil perceber que isso não afeta nada.

Nat 30/01/2017

Christopher Chant é filho de dois poderosos praticantes de magia, mas pais omissos. Ele consegue viajar, em sonhos, para outros lugares. Quando ele volta dessas viagens, traz sempre algum objeto. Ao descobrir essas coisas no quarto do menino, a governanta logo comunica seu tio e responsável por sua educação. Tio Ralph conversa com Christopher e descobre de onde vêm esses objetos. Até o momento, sua vida era normal, ele gostava de se divertir como qualquer outro menino, em casa ou em seu internato, até que descobre que possui nove vidas e seu destino é ser o próximo Crestomanci. Quando um contrabandista ameaça os caminhos dos mundos paralelos, Christopher é obrigado a agir.

Esse livro conta a história de Christopher Chant, quando o Crestomanci que conhecemos em Vida encantada era uma criança, ainda aprendendo a lidar com seus poderes. Só para constar, eu li o primeiro livro dessa série e achando que estava na sequência, li o terceiro. Na verdade, este aqui é o segundo da série Os mundos de Crestomanci. Como os outros, é um livro bem infantil, só foi mais interessante porque mostra a infância de Christopher e como tudo o levou a ser o mago poderoso que conhecemos na primeira história. Gostei de todos os personagens, principalmente do enfezado Throgmorton, achei ele uma graça na verdade. Se você já começou a ler essa série, eu recomendo muito este livro, sempre é bom saber mais sobre a vida de magos poderosos.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/01/as-vidas-de-christopher-chant-diana.html

Kesller 06/02/2014

As vidas de Christopher Chant
O livro narra a infância de Christopher Chant.
Christopher raramente via os pais. Seu pai ficava tão concentrado em trabalho que Christopher temia não conseguir reconhecê-lo se o encontrar na rua e, as criadas contavam que sua mãe era uma “beldade”, coisa que evidentemente dava muito trabalho, pois ficava diante do espelho por horas com frascos, potes e criadas por todos os lados. Christopher conhece os pais mais pelas conversas das criadas do que em pessoa, pois os dois conversam por bilhetes, todos grande material para fofocas!
A única diversão de Christopher são seus sonhos onde ele pode escapar para outros mundos. O fato de que ele pode trazer coisas de volta dos mundos dos sonhos atrai a atenção seu Tio Ralph, que arranja “testes” para o talento de Christopher que, vendo que o tio o acha importante, fica feliz em ajudá-lo. Nessas viagens ele faz amizade com Tacroy, um amigo do seu tio que serve de guia mas não tem poder de viajar com objetos entre mundos.
Quando o casamento de seus pais finalmente desaba Christopher é enviado para um colégio interno, onde ele faz seus primeiros amigos e descobre seu amor pelo críquete mas, seus planos para ser jogador profissional são arruinados em um jogo em que ele acertado na cabeça com um taco e é declarado morto!
Entretanto esse não é o fim! O médico já havia declarado seu falecimento mas ele acorda na manhã seguinte e, completamente confuso, espalha pânico pelo hospital!
Seu pai entende que ele tem mais de uma vida e entra em contato com o Dr. Pawson, um especialista em magia.
Após a confirmação de que ele realmente era um mago de nove vidas ele é mandado ao Castelo Crestomanci como provável candidato para sucessor do idoso Crestomanci. Apesar do que Crestomanci lhe diz Christopher suspeita que nessa questão ele não tem escolha.

eibarba 08/03/2012

O segundo livro da série “Os mundos de Crestomanci” narra eventos anteriores ao primeiro livro “ Vida Encantada” ( na verdade não existe uma ordem correta para ler esta série, mas é recomendado que se leia esses dois primeiro). No livro descobrimos um pouco das vidas de Christopher Chant, de um menino que conseguia sonhar com vários mundos, até um mago que ajuda a salvar o Crestomanci atual da crueldade do “assombração”, viajando pelos Mundos Veiculados.

Para quem, assim como eu, começou a série lendo Vida Encantada, se surpreende muito nesse segundo volume, pois no primeiro conhecemos o Christopher através dos olhos dos personagens Gato e sua irmã malcriada, e passamos a não gostar do personagem, a achar ele excêntrico demais e um pouco sem coração, mas lendo sobre a sua infância, e como foi difícil se descobrir um mago com nove vidas, uma rara “anomalia” que faria dele o futuro Ministro da Magia (nomeado como Crestomanci), percebemos que ele era igualzinho a Gato e até mesmo um pouco parecido com Gwendolen. Descobrir que você é um Bruxo (a) ou Mago é muito difícil, por isso precisa de alguns anos de experiência para aceitar a situação e colocar a cabeça no lugar, principalmente quando você será o Mago mais poderoso do mundo (assim eu imagino, pois infelizmente não tive a sorte de nascer com magia ou de receber minha carta para Hogwarts)

Antes de começar a leitura uma amiga já havia me dito que o livro seria um pouco cansativo, por isso já comecei a lê-lo com um pé atrás, mas, para a minha surpresa, o livro é tudo, menos cansativo. Como acompanhamos várias fases da vida do pequeno Christopher, a leitura não se torna cansativa nunca, em cada capítulo temos algo novo para descobrir junto com o garoto, estamos sempre mudando de cenário, estamos sempre viajando por vários mundos e conhecendo pessoas diferentes e principalmente estamos sempre nos surpreendendo junto com o personagem principal. Todas essas mudanças de cenários (ou fases da vida de Christopher) nos deixam ainda mais grudado no livro, e só queremos larga dele quando chegar a última página!

Infelizmente nem tudo são flores nos mundos de Crestomanci, alguma coisa tinha que existir para tirar a harmonia do livro, não é mesmo? E existem realmente algumas coisinhas, por exemplo, o final (não se preocupem não irei revelar nada aqui), mas ele é muito óbvio, o bem vencendo e a resolução dos problemas de todos se resolvem de maneira fácil e rápida, porém não deixa de ser interessante acompanhar toda a história. Levando em consideração que o livro é voltado para o público infantil, o fim não poderia ser diferente, sempre tem que haver uma lição de moral e o bem sempre vencerá. Aliás, apesar de ser um livro infantil, vale muito a pena os adultos, adolescentes e etc, lerem, afinal, são nesses livros que residem às lições de morais mais belas, fora que é sempre bom voltarmos um pouco à infância não é mesmo? Também recomendo muito a leitura dessa série, aos fãs de Fringe (Série televisiva), assim que lerem os primeiros capítulos irão entender do que estou falando.

Liz 09/05/2011

Somente a leitura de Vida encantada fez-me virar uma grande fã de Diana, e fiquei muito triste com o seu falecimento. Começo essa resenha com um desejo a ela de bom descanso, mesmo que já faça um tempo desde o triste acontecimento.

Geralmente, em uma série, os livros passam a perder a qualidade depois do primeiro, mas esse continuou com a mesma qualidade, e, na minha opinião, foi até melhor. Em As vidas de Christopher Chant é contada a infância do Crestomanci que conhecemos no primeiro livro. Aquele bruxo tão poderoso e importante uma vez já foi uma criança ingênua e teimosa que fez muita besteira. O livro tem como principal assunto as viagens de Chant pelos mundos e, depois, sua aceitação como o próximo Crestomanci.

É um livro infantil, mas é tão bem contado que diverte qualquer um. A trama é muito bem amarrada, e os personagens têm ótimos desenvolvimento e caracterização. Os mundos da história são muito bem planejados, sem parecerem forçados. A narração continua exatamente como era no livro anterior, ágil e totalmente envolvente. Falando nisso, acredito que este último caracterize Diana, com descrições quase que escassas, se preocupando unicamente no desenrolar do livro. No começo é até um pouco difícil de acompanhar, e acho que há muitos que não curtem esse tipo de narrativa, mas eu simplesmente adoro. Isso e as histórias ricas e divertidas conseguiram me transformar em uma grande fã da autora. E eu só li dois livros dela.

Agora, escrevendo essa resenha, não consigo pensar em nenhum defeito. Ele é muito bom mesmo, como eu já disse, para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Eu recomendo a todos que não tenham vergonha idiota de ser visto com um livro infantil e que não tenham preconceito com histórias de fantasias. E também que tenham paciência para ler uma série, porque, depois que começa, é impossível não ficar louco para ler os outros livros.

Nando 10/12/2010

Minha Resenha do Sobre Livros:
Originalmente publicada em:

Hoje estou aqui para resenhar esse, que como devem ter percebido pela capa é um livro infantil. “Humm, livro infantil?” (Esse é você torcendo o nariz…)

Quando fui apresentado a ele, eu tinha meus 12, 13 anos e tinha acabado de ler Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam, portanto, nada mais justo que procurar um outro livro que tivesse uma historia parecida. E então me deparo com a série Os Mundos de Crestomanci.

Mas quem diabos é Crestomanci? Calma, eu explico.

Crestomanci é o mago mais poderoso que existe, pois ele concentra a magia de nove pessoas em si, já que ele tem nove vidas. Todo esse poder dá a ele o cargo publico (sim, Crestomanci é um funcionário do Governo) de controlar o mau uso da magia em seu mundo e em vários outros.

As Vidas de Christopher Chant - Diana Wynne JonesEsses “mundos” nada mais são do que realidades paralelas que se formam quando um evento histórico teria capacidade de gerar uma mudança muito grande em nosso mundo, por exemplo, numa guerra: os dois lados podem vencer, portanto são criadas duas realidades, e em cada uma um lado venceu.

As vidas de Christopher Chant apesar de ter sido lançado mais de 10 anos após o primeiro livro, conta uma historia anterior ao mesmo, mostrando a infância e juventude do Crestomanci (no caso Christopher Chant). É preciso que se entenda que Crestomanci é um cargo e não uma pessoa.

Confuso? É, eu também fiquei um pouco a primeira vez que li.

No inicio Christopher não sabe que tem nove vidas, porém isso logo fica obvio pela velocidade com que ele as perde. Entretanto a idéia de ser Crestomanci não o agrada nem um pouco, pois ele quer mesmo é ser jogador de críquete (???).

Falando das competências literárias, Diana Wynne Jones, pode ser considerada uma excelente contadora de historias para crianças. Seu modo de escrita é bem simples e direto, e não subjuga a inteligência das crianças (eu sempre tive raiva de livros infantis que me faziam sentir idiota…).

Sua narrativa ágil e com reviravoltas e surpresas lembra muito Harry Potter (os livros sempre foram muito comparados e de fato possuem muitos pontos em comum) com a diferença que enquanto J. K. Rowling evolui seus personagens de um livro para outro, Diana mostra o crescimento de seus personagens em um mesmo livro (o livro nunca cita idades, mas presumo que Christopher comece a historia com uns sete anos e termine com seus 14 a 15).

Esse crescimento possibilita que o mesmo personagem que antes não tinha uma distinção entre o certo e o errado passe a entender melhor os fatos que ocorrem em sua vida, e escolha o lado pelo qual ira lutar.

Indico a todos que gostaram da série Harry Potter e também aos que gostam de um trama bem mirabolante e bem humorada (o sarcasmo de Christopher me divertiu muito!).

Não indico aqueles que não gostam ou não tem paciência com livros infantis… =]

Mateus 09/08/2010

A maioria das séries de livros, quando possuem um grande começo, podem seguir por dois caminhos distintos: no primeiro caminho, o segundo livro da série não se mostra nem um pouco tão bom quanto o primeiro, o que leva a um desgosto total pelo autor, pela história e pela série; já no segundo caminho, o segundo livro se mostra incrível e tão bom quanto o primeiro, fazendo com que nós leitores tenhamos um interesse ainda maior pela série. As Vidas de Christopher Chant com certeza passou pelo último caminho.

Este segundo livro da série Os Mundos de Crestomanci, segue Vida Encantada tão bem quanto podia, com personagens marcantes, carismáticos e diferentes. Diana Wynne Jones faz cada vez mais com que eu me apaixone pelos seus livros, sendo difícil não ocorrer tal coisa. Quem já leu o livro entende o que eu digo, pois é difícil não se apaixonar com um livro tão mágico.

Em As Vidas de Christopher Chant, acompanhamos a vida do grande Crestomanci, que primeiramente foi apresentado em Vida Encantada. Porém, o livro se passa numa época anterior ao primeiro livro, numa época onde o Crestomanci era uma pequena criança indefesa e ainda não havia se tornado esse poderoso mago que iria ser no futuro. Se antes ele era o mestre, neste livro ele se torna o aluno. A autora vem mostrar que por trás de toda grande pessoa, por mais famosa e forte que seja, existe um passado infantil. Todas as pessoas, sejam pobres ou ricas, famosas ou desconhecidas, corajosas ou medrosas, foram criança algum dia. Quem diria que aquele estranho e poderoso Crestomanci, que usava espalhafatosos roupões em Vida Encantada, foi uma criança? Possivelmente ninguém. Mas é exatamente esse ponto que a autora aborda, um ponto que parece fasciná-la muito.

Um fato que me inquieta nos livros de Diana Wynne Jones é que a autora não se incomoda em falar a idade das pessoas. Para muitos pode ser uma coisa insignificante, mas para mim, que adoro detalhes ínfimos, é uma grande coisa. E a autora também não fornece grandes informações sobre a vida das pessoas. O que ela deveria saber é que são os detalhes que enriquem um livro, e eles são essenciais em qualquer obra. Mas mesmo assim, o livro é magistralmente narrado, e a Diana está desculpada :)

Muitas pessoas se mostraram insatisfeitas pelo fato de Os Mundos de Crestomanci não seguir uma ordem cronológica, e possuir um intervalo de tempo entre as histórias dos livros, o que os leva a ter também personagens diferentes. Mas quanto mais vamos lendo os livros da série, mais vamos percebendo que isso não implica nem um pouco com a narração e a história. Mesmo os personagens sendo diferentes, tudo é incrível como se seguisse uma ordem. Por isso, mesmo tendo uma história, personagens e narração diferente, que venham os outros livros da série!

Kellen F. 23/03/2010

Mundos Apaixonantes
Embora seja o segundo de uma coleção fantástica, “As vidas de Chistopher Chant” volta no tempo e conta a história de um importante personagem da trama que se passa no primeiro livro.

A partir dele podemos entender um poquinho da vida deste personagem que aqui é Chistopher, um menino pertencente a uma época onde suas habilidades não eram bm explicadas e vivendo aventuras inimagináveis.

Em meio a um mundo de sonhos a realidade se desdobra e faz pensar nas coisas que mesmo nós, que somos vistos como pessoas sem poder mágico algum poderiamos fazer em nossos sonhos, e como estes sonhos poderiam se realizar.

A Deusa que aparece neste livro trás uma paixão contraditória ao leitor que pode observar nesta doce menina cheia de responsabilidades um coração de ouro escondido em maucriação.

Ainda penso que o pijama dá um toque especial a trama, assim como o clima dos mundo.

Fimbrethil Call 23/08/2009

Divertido
muito boa essa história do bruxinho, que não sabe que é bruxinho e tem várias vidas.