a mortalha de alzira

a mortalha de alzira Aluísio Azevedo

Resenhas - a mortalha de alzira

SadRato 29/06/2023

Versão brasileira de "A Morta Amorosa"
Cheguei nesse livro por ser uma versão de "A Morta Amorosa" de Gautier. Enquanto no conto original a presença do sobrenatural não tem uma explicação lógica, a versão de Aluízio Azevedo tenta dar algumas explicações lógica e científicas.

O terço final é a melhor parte: quando, de fato, começa o "talvez possível quem sabe sobrenatural" e embarcamos numa jornada maluca no mundo dos mortos.

Recomendo ler o original antes desse apenas para efeitos de comparação. Entretanto, esse pode ser lido sozinho.

Léo Lima 27/11/2012minha estante
parabéns pela resenha; estou esperando chegar o exemplar que comprei para iniciar a leitura. Mas acredito que vou gostar de ler.

Diogo 15/11/2016minha estante
A Mortalha foi inspirada no conto do francês "La Morte Amoureuse", de Téophile Gautier, daí talvez o estranhamento quanto ao enredo fantástico. Muitas partes do conto são mesmo traduzidas no interior do romance, sendo que o último conta com a adição de novos personagens. Nem mesmo o pano de fundo francês é alterado, sendo interessante notar a crítica de Azevedo.

Também é interessante que, próximo à publicação do folhetim, houve o assassinato de uma protituta chamada Alzira Rosa por seu amante, no Rio de Janeiro. Por ter causado muita comoção na sociedade carioca, alguns autores sugerem que o fato possa ter ensejado a escritura do romance por Aluísio Azevedo.

Angie 21/02/2020

O livro nos mantém em uma dança entre real e imaginário. Com um final surpreendente e inevitável.