Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro

Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro Karl Marx

Resenhas - Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro

Magne 20/12/2023

Materialismo científico.
É imprescindível para a compreensão do materialismo científico defendido por Marx-Engels. Aqui a argumentação dá espaço para o contraditório que serve de instrumento da dialética.

marcooscaioo 12/06/2020

Uma brilhante análise dos filósofos atomistas
O livro trás uma rica análise dos filósofos atomistas, salientando dois aspectos da filosofia epicurista: a "alma contraditória" do mundo e a autoconsciência como princípio de todas as coisas. O que vem a corresponder á ataraxia, conceito fundamental para os dois pensadores, sobretudo ao filósofo hedonista.

Essa obra foi a tese de doutorado do filósofo Karl Marx, então com apenas 23 anos. Desde muito jovem, Marx faz uma brilhante investigação acadêmica. Porém, a obra encontra-se incompleta devido as dificuldades de reprodução e conservação da época do então jovem pensador.

A edição da Boitempo (2018) incluí notas da edição original, da edição alemã e brasileira. Ainda temos um apanhado geral da obra com a apresentação da professora de filosofia Ana Selva Albinati. Dividida em duas partes, a tese ainda acompanha um breve apêndice sobre a crítica de Plutarco a Epicuro.

Ramon 15/04/2022

...
"A necessidade, introduzida por alguns como a senhora de tudo, não o é; algumas coisas são fruto do acaso, outras dependem do nosso arbítrio"

TalesVR 26/10/2019

Fui infeliz
Infelizmente não consegui me conectar com a obra de doutoramento de Marx, que em nada se assemelha com seus escritos econômico-políticos. Aqui, como o próprio nome da obra já diz, Marx vai em busca da filosofia da NATUREZA de Demócrito e de Epicuro, fazendo com que o texto fale do átomo, de universo, de meteoro e muito mais. Não me agradou, mas é porque eu não fui capaz de entender mesmo, não é minha área de atuação.