Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro

Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro Karl Marx


Compartilhe


Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro (Coleção Marx-Engels #24º)





O 24º título da coleção Marx-Engels traz a tese doutoral de Marx, apresentada pelo autor à Universidade de Jena em 1841. Um Marx como você nunca viu: na direção oposta da cristalização histórica de sua imagem como teórico e militante da revolução comunista, o filósofo alemão busca tirar as consequências da ciência da natureza para pensar as condições da liberdade humana. A obra foi traduzida por Nélio Schneider e traz ilustração de capa de Gilberto Maringoni.

A defesa da filosofia da natureza de Epicuro contra a de Demócrito que o leitor testemunha nessa obra representa um ataque indireto a um quadro de repressão e retrocesso político, a “miséria alemã”, como era chamada por Marx, um conjunto de mazelas políticas e sociais que colocava o país numa condição de atraso histórico em relação à modernização liberal da Europa, somado a um ambiente de censura e perseguição a seus opositores mais radicais.

Desfazendo o lugar-comum do determinismo materialista de Epicuro, Marx considera sua filosofia a realização da “autoconsciência humana como a divindade suprema”. E, na medida em que recusa toda autoridade acima do homem, faz da “liberdade da autoconsciência” o princípio de toda a realidade. Do mesmo modo, a negação da divindade não deixa de ser também uma tomada de posição em favor da filosofia (ou do pensamento livre) contra “o entendimento teologizador”. Nesse sentido, a tese promove uma defesa radical da liberdade da ação e do pensamento contra o materialismo mecanicista, mas também contra as “filosofias positivas” da natureza que alimentavam o conservadorismo político e cultural alemão.

As pretensões acadêmicas de Marx seriam, no entanto, inteiramente frustradas. Com o acirramento da repressão política, os jovens hegelianos seriam expulsos da universidade e proibidos de exercer a docência. Perdia-se assim um eminente professor de filosofia helenista, mas abria-se o caminho para o grande projeto de compreensão e crítica dos fundamentos da sociedade burguesa.

[Trechos da orelha assinada por Rodnei Nascimento]

Trecho do livro: “Enquanto pulsar uma gota de sangue em seu coração absolutamente livre, dominador do mundo, a filosofia sempre clamará a seus opositores as seguintes palavras de Epicuro: ‘Ímpio não é quem elimina os deuses aceitos pela maioria, e sim quem aplica aos deuses as opiniões da maioria’.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro

Similares

(18) ver mais
Manuscritos econômico-filosóficos
A Sagrada Família
Sobre a Questão Judaica
Manifesto Comunista

Resenhas para Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro (3)

ver mais
Materialismo científico.
on 20/12/23


É imprescindível para a compreensão do materialismo científico defendido por Marx-Engels. Aqui a argumentação dá espaço para o contraditório que serve de instrumento da dialética.... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 32
5
ranking 63
63%
4
ranking 19
19%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

55%

45%

Mario
cadastrou em:
21/01/2018 12:28:30
kaloskagathos
editou em:
15/05/2022 20:05:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR