O Pior dos Crimes

O Pior dos Crimes Rogério Pagnan

Resenhas - O Pior Crime: A História do Assassinato de Isabella Nardoni

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ale Giannini 05/01/2021

Porque existem histórias que só o tempo pode nos contar
A história completa do assassinato que chocou o Brasil. Construído em ritmo de thriller, O pior dos crimes esmiúça o caso da trágica morte de Isabella Nardoni, que conseguiu estarrecer a opinião pública de um país rotineiramente violento.

Tratada hoje com a imparcialidade que só o distanciamento histórico proporciona, levanta questões pertinentes, e que colocam em dúvida os julgamentos do pai e da madrasta.

Vou parar por aqui para não dar spoiler. Leva quatro "não negacionistas". 🙂

Babi 04/12/2020

Pra quem gosta de livros que solucionam casos de assassinato, então essa leitura é pra você. Um livro que divide cada detalhe de um dos maiores casos que nosso país já viu. Desde a noite em si, até história de toda a família.

O livro é bem legal e me fez questionar bastante, principalmente a conduta do sistema judiciário brasileiro.

bruna 19/11/2020

Perfeito
Meu deus..... Esse foi um dos melhores livros criminais que já li.... Se não for o melhor! Simplesmente amei, MUITO informativo

Andressa.Rocha 11/11/2020

Esclarecedor
Por mais que no livro tenha algumas coisas que rebatem as provas do processo que já foram esclarecidas, é um livro altamente esclarecedor acerca desse crime que assolou o país.

Bia @biaeseuslivros 07/09/2020

Muito interessante, aborda va?rios aspectos da investigac?a?o e a forma como foram conduzidos.

Elani Araújo 05/09/2020

Texto jornalístico
Bem diferente do que nos foi apresentado na tv. Neste livro o jornalista apresenta fatos através de entrevistas e e observação empírica. É realmente interessante ouvir o "outro" lado da moeda.

helô :) 02/08/2020

O pior dos crimes
Até hoje, eu não consegui escrever nada sobre esse livro. Minha vida inteira sempre acreditei que os assassinos de Isabella Nardoni foram seu pai e sua madrasta! Até aí tudo bem, após esse livro talvez eu não tenha a mesma certeza. Acreditamos tanto nas provas apresentadas pela imprensa que ler esse livro faz gerar uma grande dúvida. Todos os brasileiros que acreditaram e defenderam essa verdade com unhas e dentes com certeza precisa ler esse livro!

Helen.Goes 13/07/2020

Foi um livro muito denso, difícil de ser compreendido, na maioria das vezes achei tedioso mas foi pela forma que foi escrito. Acho que o escritor queria apresentar os fatos e caber a nos leitores se devíamos acreditar sim ou não de que o pai e a madrasta da menina eram os culpados, mas ficou confuso, foi uma investigação cheia de falhas

Lara 10/06/2020

Começa por descrever as biografias dos condenados, e também de todos que de alguma forma estão envolvidos no crime, para tanto o jornalista e especialista em segurança pública, Rogério Pagnam, utiliza de todo tipo de fonte e informação, como reportagens à época, entrevistas que ele mesmo fez e também de outros profissionais, utiliza também do próprio processo e conta com a colaboração de muitos profissionais de renome de diversas "frentes" de atuação. Ele relata de maneira imparcial, como se espera, os fatos, contextualiza o leitor e o introduz na história em ritmo de thriller, em leitura cronologicamente agradável.
Mostra várias deficiências no discurso incriminatório construído à base de provas frágeis (muitas falsas) e laudos de profissionais, que a posteriori, mostrariam sua índole questionável, volátil e facilmente moldável quando diante de holofotes, ao molde popular.
Eu realmente não identifiquei no livro, influência da opinião pessoal do autor, por isso, 5 estrelas é a minha avaliação, por ter pego a coisa toda de uma perspectiva mais ampla também.
Há um capítulo denominado "quem matou Odete?" em referência a Odete Roitman (Vale tudo, novela da globo, que cravou históricos 81 pontos de audiência em seu capítulo final) onde ele faz analogia e tenta mostrar como o clamor popular e a imprensa, interessados em encontrar um culpado (qqr que seja) e lucrar, respectivamente, podem mudar o rumo das investigações, formar um consenso policial e interferir na decisão de magistrados.
Dentro outros detalhes, também muito relevantes, é uma obra principalmente para o público brasileiro, recomendadíssima, um caso que chocou o país, e que deixa dúvidas até hoje quantos aos verdadeiros culpados, fora isso, também é muito bom para nós desmistificarmos a ideia hollywoodiana que temos a respeito de como funciona o arcabouço policial-jurídico-midiático no país.
Valoriza o pensamento crítico, imparcial e empático.

Maria 30/05/2020

não sei.
esse livro foi um eterno não sei. gostei de saber mais sobre o caso e gostei como foi escrito. mas está entre um bom e um não leria de novo. acho que a atmosfera pesada dele contribui pra isso.

Luciana 17/05/2020

Deixa uma pulga atrás da orelha.
Apesar de até metade do livro eu contestar praticamente tudo que estava lendo, ao terminar, confesso que fiquei com minhas dúvidas em relação a quem realmente matou Isabella Nardoni. Pois uma pergunta muito importante nunca foi respondida... Se foram pai e madrasta que fizeram isso, por que não confessaram para ter redução de pena, e por que fariam isso? A escrita do autor me incomodou um pouco em alguns momentos mas vale a leitura pra ver um outro ponto de vista, inclusive do sofrimento da família e dos filhos do casal após a condenação, pois é importante que tenhamos em mente que estes são inocentes mas infelizmente acabam sendo sentenciados pela sociedade que os exclui do convívio social.

manu forssell 24/04/2020

Bom!!
Um livro com uma história trágica e bem pesada, traz detalhes sobre a investigação e o crime.

Brasil Vermelho 21/04/2020

Melhor dos livros
Li em 2018

Que livro ótimo, bom de ler se estiver interessado no caso. Livro que mostra todos os lados, e aponta todos os erros e dúvidas que acarretam no mistério se foi ou não os pais os autores.

Livro bem escrito e sempre acontecendo algo, o tempo todo fala do caso. O livro da uma parada nos capítulos que contam sobre o pai e a madrasta, fala da infância e vida, fica chato. Não tem a ver com o caso, são pessoas comuns.

Não é nem se foram os pais ou uma terceira pessoas, não é sobre julgamento. Mas sobre apontar os fatos e deixar o leitor julgar, e vira um livro de mistério como qualquer outro de ficção. O principal é: como acusar os pais?

De resto maravilhoso, favorito. Pode ler como livro de mistério, um conto de Agatha Christie sem conclusão. Aguente essa parte chata dos pais, se quiser pode pular, e chegue até o final.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6