O Pior dos Crimes

Resenhas - O Pior Crime: A História do Assassinato de Isabella Nardoni

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juliane72 20/02/2024

Tendencioso
Nada que desabone o estilo da escrita e grande parte das informações apresentadas, porém o autor mostra uma predileção pelo Alexandre e sua família e tenta a todo momento descrever tanto a Oliveira, como a Jatobá como mulheres desequilibradas e o pobre do Alexandre no meio. A Oliveira poderia ser tudo o que o autor diz, mas a Isabela estava com o pai quando morreu, quem tem que ser analisado e investigado é ele e a Jatobá, ninguém mais .

Barb @soueubarb 27/01/2024

PARCIAL PARA UM CACETE
Não tenho muito como criticar a escrita desse livro. Achei bem construído, uma narrativa bem montada. O problema, o GRANDE FUCKING PROBLEMA, é que é muito parcial. Basicamente, tem um ponto no qual o autor pinta a coisa da seguinte forma: a mãe é louca, o pai não fez nada e a madrasta descontrolada. Isso me incomodou bastante e tive dificuldades de terminar o livro.

Tha 23/12/2023

Tinha tudo pra ser um livro muito bem descrito sobre o caso , sobre como foi a investigação e como era a vida de cada um deles.. Mas o autor não consegue esconder o favoritismo aos Nardoni e a ideia de que eles estavam sofrendo uma injustiça, julga a mãe da menina mostrando ela como se fosse uma "desequilibrada" só por querer justiça pra morte da filha dela . Pelo que ele descreve houve erros por parte da polícia e da perícia, mas isso não os torna inocentes.
Barb @soueubarb 09/01/2024minha estante
Eu senti exatamente isso

Elaine.Matias 31/10/2023

Uma boa leitura, detalha bem os fatos... mas vc precisa ter a mente aberta para entender que o autor tenta ser imparcial mas deixa sempre aquela interrogação na sua cabeça.
Leitura interessante pra te levar a pensar, se questionar... muitas falhas periciais... leitura essencial. Deixando claro que eu sempre chego a conclusão de mesmo com tantas falhas os Nardoni são os culpados. Mesmo tentando não imputar a culpa por ser tão surreal. Só consigo concluir com eles sendo os criminosos.

thvsour 21/09/2023

Esse livro me estressou pra caramba pq achei que seria um livro imparcial e na metade do livro o autor começou a fazer umas insinuações muito baixas sobre a mãe da isabella

maricarstairs 18/09/2023

Interessante.
Alguns pontos do livro foram muito tendenciosos, principalmente pelo pagnam, autor do livro, ter participado como testemunha dos nardoni. apesar disso, ele destrinchou muito bem a falta de profissionalismo da polícia, inclusive da perícia e de como a comoção nacional influenciou no achado das "provas" que não eram conclusivas e tão substanciais assim. de fato, como o autor disse, é um caso de literatura criminal brasileira com muitas lacunas.
maricarstairs 18/09/2023minha estante
pagnan*

Lady Addams 31/08/2023

Caso Isabella Nardoni
Sem muitas palavras sofre o livro. Achei bem escrito e legal o autor colher as próprias fontes e referenciar tudo de acordo com os autos da polícia e do tribunal.
Tenho uma opinião e teoria bem formada sobre esse caso, não irei expor porque não tenho dinheiro pra lidar com as consequências.
No entanto, é nítido como a mídia e a investigação transformaram em um palco, um circo pra todo Brasil enquanto a mãe e familiares eram sufocados pela perda e exposição do próprio sofrimento pra milhares de telespectadores.
Me fica como lição o quanto precisamos melhorar na investigação, na proteção e regularização de mídia . Foi um crime horrendo, o pior dos crimes, pra lidar com tudo isso é preciso um maior cuidado, profissionalismo e empatia com a família da vítima e sua memória .

Endara 16/08/2023

O pior dos crimes
Neste livro reportagem o autor nos trás passo a passo os detalhes do crime,investigação e a história e relacionamento dos envolvidos no caso Nardoni.
Primeiro ponto importante,ele nos trás um questionamento sobre a possibilidade de inocência do casal,até mesmo demonstrou acreditar nisso.
Trouxe diversos erros,falhas e inconsistências na investigação e na perícia e para o leitor que lembra da mídia na época, é possível fazer esse link.
O autor traz também o tipo de relacionamento dos envolvidos e seus temperamentos e até mesmo a briga de egos dos envolvidos na defesa e acusação.
Trata se de um relato completo sobre questões técnicas pouco demonstradas na mídia e que para quem tem conhecimento da área jurídica levanta muitas perguntas,porém se trata de um livro parcial, que ao meu ver trás a "inocência" do casal como uma grande possibilidade.
Saliento um ponto que me chamou a atenção,no começo é mencionado pelo autor que ele trás algo que passou despercebido de todos,algo crucial para o caso, informo que não trouxe nada nesse sentido,mas sim tópicos internos que não eram de total conhecimento da sociedade.
Leitura fluída e rápida.

@estantedajulia 29/04/2023

Livro muito bem escrito

Em 29 de março de 2008 o Brasil parou para assistir e ler reportagens retratando um acidente envolvendo uma menina de oito anos. Ela havia caído do sexto andar do prédio onde morava. Naquele dia o nome Isabella de Oliveira Nardoni ficaria marcado na memória de todos os brasileiros. Hoje, mais de dez anos depois, o crime bárbaro ainda vive na memória do povo.

Recentemente o jornalista Rogério Pagnan lançou este livro que aborda o antes, durante e depois do crime cometido. Ele trás a tona a vida do casal, da mãe, família, antes de se quer Isabella nascer. Também mostra detalhadamente aquele dia 29 de março. Os erros e acertos da polícia, e perícia, sobre a cena do crime. O cerco que a mídia montou em volta do casal e a fúria dos brasileiros por justiça.

Rogério não aponta culpado. Ele esclarece erros de investigação, pessoas que não foram ouvidas, outras deixadas de fora dos questionamentos e até mesmo uma possível confissão do pai ainda em 2008. São diversos os pontos desse livro. Pagnan nos mostra os bastidores de uma investigação, tudo isso contado por quem presenciou o acontecimento.

O autor soube escrever essa obra de maneira fantástica. Ao ler você não percebe se tratar de um livro reportagem/jornalístico, está mais para o gênero policial. A leitura não é cansativa. Instiga a querer mais e deixa o leitor boquiaberto em diversos momentos.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

veronica 14/03/2023

Err
Li no embalo porque estava lendo outros livros de casos famosos, achei a primeira metade do livro muito boa, existem vários furos nessa historia e de fato muita mídia em cima que atrapalhou o julgamento, porém a partir da metade a parcialidade do autor me incomodou muito, achei péssimo as insinuações contra a mãe da isabela tipo muito baixo nível, ainda pretendo ler a prova é a testemunha da visão da ilana para ter minha conclusão sobre o caso

Jess 20/12/2022

Interessante
Gostei de ouvir outros lados, o que a mídia não mostra. Nada que me levaria a definir os acusados desse caso como inocentes, mas com certeza ler o livro deixa claro que provar a inocência em casos midiáticos é muito mais difícil (se não impossível).
Difícil não ter raiva de alguns personagens da história que figuravam como heróis. Tragédia por todos os ângulos, e realmente enoja imaginar pessoas usando isso como palanque.

Braguinha 11/12/2022

Leia e tire suas próprias conclusões
Livro escrito por um jornalista que acompanhou in loco todo o julgamento do caso que chocou o Brasil, chegando a ser arrolado como testemunha. Cheio de detalhes técnicos, mas em linguagem acessível, o livro se torna uma boa peça para quem quer compreender o que quer que tenha se passado naquele apartamento do Edifício London, em São Paulo-SP, naquela fatídica noite. O autor acompanha o caso desde o princípio, seus desdobramentos, entrevista partícipes e conclui a obra com o comportamento dos acusados na prisão.

Edkarl 17/11/2022

Jornalismo, investigativo, com ar de triller
Ainda estou analisando pra ver quantas estrelas vou dar, por ser uma nota muito pessoal, da minha leitura, minha experiência, e por querer considerar nisso a intensa pesquisa que o escritor fez durante anos para chegar a esse resultado. Não sei, já li muitos livros nesse estilo, como os da daniela arbex, que a pouco tempo considerava das minhas autoras favoritas, mas a gente muda, nossos interesses mudam, e no momento não é mais um estilo de livro que me abre os olhos, simplesmente pelo fato de achar que só tá ali entregando as informações e entrega os pontos de vista de diversas pessoas e te deixa criar suas teorias e seus julgamentos, mas nem tanto, pois de certa forma a escolha das palavras e do que mostrar influencia muito nesse julgamento no final. Enfim, não si o que pensar, os livros da daniela arbex puxa mais pra o emocional mesmo, esse em se tratando de um crime real contra uma criança eu pensei que exploraria esse lado, mas nem tanto, o foco foi mesmo os julgamentos e a vida das pessoas envolvidas, também não sei se, por saber tudo sobre o caso, pois já li, assisti e ouvi tudo sobre, perdi um pouco do interesse, e o autor promete informações ineditas no inicio do livro e eu não consegui achar relevancia nelas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6