A Mais Breve História da Europa

John Hirst

Resenhas - A Mais Breve História da Europa

Zenaildo 17/01/2024

Europa
Bom, livro interessante, conta a história desde a ideia de Roma e vai desdenhando até século XX. Fácil entendimento a leitura, ótimo pra quem é um estudioso em história recomendo. Ele faz um resumo impressionante..

Marcio 06/09/2021

O livro é fascinante. O autor consegue a incrível façanha de ser conciso e profundo. Recomendo a todos que desejam conhecer a história da Europa.

Janderson Silva 17/05/2022

Como o título do livro já deixa claro, o autor faz um "resumão" da história da Europa.
Confesso que tem algumas partes bem maçantes, mas no geral a leitura é bem fluída.
A parte final, que trata de Hitler e o nazismo é bem elucidativa, mais uma vez, tudo é tratado bem resumidamente.
Excelente leitura, recomendo!

Lucas Apostolo 29/08/2018

Alimentou meu interesse sobre História
Eu nunca gostei muito de história, mas recentemente me surgiu esse interesse e esse livro me ajudou, não só a satisfazer essa vontade como também de aumentar meu interesse pela história. O autor conta a história pelo menos 6 vezes, com enfoques diferentes e, cada uma delas, avança um pouco mais na linha do tempo. Confesso que eu me perdi em alguns momentos, mas valeu muito a pena!

Carlos Padilha 03/10/2020

Um livro de História diferente
Uma leitura muito interessante. Ao invés de simplesmente listar fatos e datas, John Hirst nos apresenta, em linguagem simples, uma análise de como as características culturais e políticas dos diversos povos moldaram a sociedade europeia. Há um capítulo muito interessante sobre a formação das modernas línguas europeias.

Felipe770 28/02/2021

Livro conciso e interessante sobre a Europa. Apesar de geral e abrangente, cobrindo vasto período desde o Império Romano até o fim da segunda guerra, é um bom resumo, e permite uma visão panorâmica que muitas vezes não se encontra quando se lê sobre os detalhes.

Marisbl 13/11/2022

Adorei o livro. O resumo dos fatos é bem feito e permite uma conexão entre eles de forma simples e prática. Desperta a vontade de ler e entender a história.

Vanessa Assalim 13/02/2021

Gostei!
É um livro bem gostoso de ler, super agradável.
Por se tratar de um resumo, é um ótimo livro.

Luisa.Duarte 12/05/2020

Excelente
Muito bom mesmo. Leitura extremamente agradável. Conta a história por uma perpectiva um pouco diferente. Vale muito a pena.

ziliotti 28/02/2020

Bom livro
Bom livro, para uma leitura rápida e um resumo geral até final da segunda guerra, começo da União Europeia.

A partir dele, podemos buscar outras obras mais completa.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/10/2019

Durante muito tempo a civilização chinesa foi mais avançada do que a europeia. A europa adquiriu da China, direta ou indiretamente, uma forma rudimentar de imprensa, a fabricação do papel, a bússola, a pólvora e diques para canais. Mas foi na Europaque, pela primeira vez, houve um crescimento econômico contínuo, que foi seguido da Revolução Industrial. E foi na Europa que o governo representativo e os direitos individuais, essas outras marcas distintivas da modernidade, surgiram e se desenvolveram. Mas por que na Europa?

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788543105734

Felipe de Menezes Silva 19/01/2024

Breve, mas não simplista
Existem muitos títulos que pretendem cobrir uma vasta temporalidade em uma quantidade diminuta de páginas. Muitos desses livros não são escritos por especialistas e pecam por confundir síntese com simplificação. Nesse livro o autor, o já falecido John Hirst, consegue unir uma excelente capacidade de síntese, em uma narrativa mais temática do que cronológica, a uma acessibilidade compatível com sua trajetória de intelectual público. É um bom livro introdutório para quem deseja começar a compreender melhor a trajetória europeia.

David 16/01/2019

Livro super objetivo.
Quem já tem um pouco de leitura sobre a História da Europa esse livro nos leva as principais passagens de forma bem didática. O autor mostra esquemas muito interessantes.
Acabei de ler e com certeza vou fazer outras releituras, pois o livro me agradou demais.
Super recomendo.