A Mais Breve História da Europa

A Mais Breve História da Europa John Hirst
John Hirst

Resenhas - A Mais Breve História da Europa

Filipe 20/01/2024

No formato de aulas, que surgiram a partir da sua experiência como professor universitário, Hirst expõe aqui os mais relevantes fatos e mentalidades que desenvolveram e formaram o continente europeu ao longo de milhares de anos.

Aqui passamos pela língua, religião, matemática, guerras e impérios que nos ajudam a entender porque certos povos são como são, pensam como pensam. A Europa é um continente, mas não uma nação, e este livro ajuda a entender isso. É certamente uma boa leitura, apesar de certas visões políticas imperialistas no final do livro.

Felipe de Menezes Silva 19/01/2024

Breve, mas não simplista
Existem muitos títulos que pretendem cobrir uma vasta temporalidade em uma quantidade diminuta de páginas. Muitos desses livros não são escritos por especialistas e pecam por confundir síntese com simplificação. Nesse livro o autor, o já falecido John Hirst, consegue unir uma excelente capacidade de síntese, em uma narrativa mais temática do que cronológica, a uma acessibilidade compatível com sua trajetória de intelectual público. É um bom livro introdutório para quem deseja começar a compreender melhor a trajetória europeia.

Zenaildo 17/01/2024

Europa
Bom, livro interessante, conta a história desde a ideia de Roma e vai desdenhando até século XX. Fácil entendimento a leitura, ótimo pra quem é um estudioso em história recomendo. Ele faz um resumo impressionante..

Frank.Gonzalez 04/12/2023

Um livro bem abrangente , mas um bom resumo sobre a história da Europa Ocidental . Eu gostei muito . Uma introdução .

Arodasi0 13/10/2023

Uma Breve História da Europa
Este livro foi um dos melhores que eu li para compreender a história da Europa. Um livro direto, bem explicativo, claro que cortando muitas partes e detalhes porque a história da Europa, assim como do mundo todo é riquíssima, e não caberia tudo em 400 páginas. Porém, mesmo com isso ele explica muito bem diversos assuntos importantes e que geralmente caem em provas (por isso eu li) e ele faz isso com uma escrita bem tranquila.

Recomendo e leitura para quem gosta desse assunto, muito boa e rápida.

David.tonet 03/08/2023

Rápido e entendível
É a história da Europa contada de uma forma bem resumida, mas muito bem explicada, além de esclarecer vários aspectos e problemas da Europa atual

voandocomlivros 02/07/2023

"A Mais Breve História da Europa" tem uma linguagem clara, comentários consistentes e fluxo fácil de seguir.

O livro faz juz ao seu nome, o autor, John Hirst, apresentou um resumão da história europeia desde a Grécia Antiga até o final da Segunda Guerra Mundial. Tudo é narrado de forma concisa e não enfadonha. O interessante no livro é sua perspectiva diferente (religião, política, povo, etc...) em cada capítulo. Ao fazer isso, o autor conseguiu explicar a Europa com ideias e movimentos, em vez de guerras e eventos. Dessa forma a leitura fica mais gostosa e até divertida em alguns momentos. Adorei relembrar a origem de conceitos como renascimento, reforma, iluminismo e romantismo, que são as "invenções" da Europa.

Outro ponto que gostei foi a descrição não apenas do processo histórico, mas também da estrutura das sociedades e dos governos em determinados períodos (Grécia Antiga, Roma, Reforma e Renascimento na Europa e a Revolução Industrial).

Também achei o posfácio muito útil, explica de maneira direta e clara sobre a atual Guerra da Ucrânia. "os problemas mais profundos da história europeia estão se desenrolando diante dos nossos olhos e gerando novos nós para o futuro do continente. Vamos torcer para que os europeus saibam desatá-los."

Se você quer se lembrar de tudo de uma vez e com muita facilidade, esse livro é ótimo, ele proporciona uma visão ampla da História da Europa, ao terminar a leitura, a sensação é de olhar para um quadro e conseguir enxergar tudo em seu lugar.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-mais-breve-hist%C3%B3ria-da-europa-resenha

Marisbl 13/11/2022

Adorei o livro. O resumo dos fatos é bem feito e permite uma conexão entre eles de forma simples e prática. Desperta a vontade de ler e entender a história.

Marcio 26/10/2022

Breve História da Europa
Como o próprio nome diz é uma brevíssima história da europa. Mas não seria tão breve se o autor não perdesse tanto tempo dando a sua própria opinião e tentando fazer filosofia e teologia em momentos que caberiam apenas descrever os fatos. No geral vale a pena ler tendo em vista ser poucas páginas.

Marina 24/05/2022

Dentro da expectativa
História resumida mas sem seguir a cronologia. Não se limita apenas a linha do tempo, mas direciona momentos marcantes da história da Europa como a mudança de política, língua e guerras.
Particularmente, ficou um pouco cansativo na parte política, mas é interessante par quem gosta de mais uma abordagem da história que conhecemos, uns mais e outros menos.

Janderson Silva 17/05/2022

Como o título do livro já deixa claro, o autor faz um "resumão" da história da Europa.
Confesso que tem algumas partes bem maçantes, mas no geral a leitura é bem fluída.
A parte final, que trata de Hitler e o nazismo é bem elucidativa, mais uma vez, tudo é tratado bem resumidamente.
Excelente leitura, recomendo!

Marcelo Moura 25/03/2022

Básico de linguagem simples
Um livro bom para quem, como eu, se perde nas datas, nomes e informações sem fim dos livros de história. Esse é simples, trazendo apenas o essencial, deixando aberto para aprofundar os temas.

rrodolfo.lima 27/01/2022

Se quiser saber da história da Europa, recomendo esse livro
Não é somente a história da Europa iniciando na Grécia e império romano, passando por idade média, renascença, iluminismo e século XX. Tem todo um contexto da cultura das nações envolvendo a língua de cada país e a sua forma de governo.

E além do que disse no começo, tem o crescimento do nacionalismo e uma das melhores descrições dos fatos das duas guerras que já li.

Marcio 06/09/2021

O livro é fascinante. O autor consegue a incrível façanha de ser conciso e profundo. Recomendo a todos que desejam conhecer a história da Europa.

Edras 10/07/2021

Um pequeno livro completo
Um livro que de fato mostra como a Europa se constituiu com o passar dos séculos, uma leitura agradável que foge dos pragmatismos históricos