Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Daniela742 30/12/2020

Condição humana
Apesar de não ler muitos livros de contos esse me conquistou real!

Phillip K. Dick tem um poder de criar um mundo fantástico e ao mesmo tempo real, que traz reflexões não só sobre tecnologia e avanços científicos, mas traz um pensamento de intenso questionamento sobre as relações humanas, sobre quem somos, nossas atitudes no meio de toda essa loucura.

Todos esses pensamentos não ficam só presos no livro e nas histórias dos contos, eles vão muito além, fazendo com que a gente compare nossa realidade e traga todos esses questionamentos a tudo que estamos vivendo.

As histórias são ótimas, com incríveis reviravoltas e reflexões interessantíssimas!

@shaneingrado 29/12/2020

Na média
Como toda coletânea de contos, uns são melhores do que outros. Mas na média geral é um bom livro.

Marcos-1771 29/12/2020

Sonhos elétricos e a Natureza humana.
Uma série de 10 contos reunidos em um único livro.

Dick viaja em vários temas nesses contos, cada um mais único que o outro, cada um mais indagador que o outro, e mais contemporâneo do que nunca.

A Natureza humana e da realidade são os alicerces desses contos. Em temas que falam sobre amar o passado, alienação das massas, capitalismo selvagem, obsolescência programada, destruição do planeta e da raça humana e principalmente sobre o que é ser humano.

Dick escreve de forma fluida e simples, alguns contos são muito Philip K. Dick, contos que só ele com sua loucura, embebido em LSD conseguiria escrever.

Há a série "Philip K. Dick's electric dreams" na Amazon, e nesse livro cada diretor faz uma pequena introdução do conto. É uma ótima série, alguns episódios são melhores que os próprios contos, mas alguns contos são extremamente melhores que os episódios. Recomendo os dois.

Henrique 26/12/2020

Leia antes de assistir a série
Como de praxe, o livro é melhor que o filme. Nesse caso em específico, os contos publicados nessa edição são melhores que os episódios da série em questão.
Apesar do trabalho gráfico muito bem feito pela editora, essa edição poderia conter mais materiais extras além da apresentação do respectivo roteirista responsável pela adaptação de cada um dos dez contos. A comparação entre esses dois aspectos - produção gráfica e conteúdos extras - pode deixar subentendido que se trata apenas de mais um "caça-níquel" do mercado editorial.
Mas, apesar de tudo, a leitura de cada conto vale cada níquel pago.

02/12/2020

No início tentei ler e assistir a série da Amazon em seguida, pra ir comparando. Embora tenha gostado de muitos contos, ao menos dos episódios da série que assisti, gostei mais. Achei que conseguiu explorar muito bem a ?mensagem? do conto e nos situar melhor na história. A forma como Phillip K. Dick escreve é muito interessante e contos com poucas páginas conseguiram causar muito impacto.

Ise 18/11/2020

Gostei muito de vários contos e nem tanto de outros. Acho que PKD realmente cria universos incríveis, mas nesses contos nem sempre ambientou muito bem o leitor.

Adorei como as histórias trazem reflexões sobre os problemas humanos, que são os mesmos independente do ano ou planeta em que vivem.

Carlos Henrique 17/11/2020

Sim, o livro é melhor.
Esse livro de contos retrata muito bem como o principal tema da boa ficção cientifica é na verdade a natureza humana. Além disso, os contos apresentados sabem exatamente quando terminar, nada se estende além do necessario. A esta altura se tornou comum comparar o livro com a adaptação produzida pela Amazon, mas o que vi na tela não reflete as qualidades que me agradam no texto original. Contos rápidos e eficientes se tornaram narrativas mais longas e ganharam o irritante "plot twist" ou explicações intrincadas que toda obra hollywodiana parece exigir atualmente. Prefiro me ater a sutileza eficiente dos contos originais.

Fernando Lafaiete 05/11/2020

Sonhos Elétricos - Philip K. Dick | Assustador, genial e necessário.
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br/

Como se fundir em uma maré, Sonhos Elétricos, a coletânea de contos de Philip K. Dick, possui a capacidade ímpar de se sustentar entre narrativas muito diferentes e ao mesmo tempo muito semelhantes entre si. Com realidades que se sobrepoem a simples narrativa ficcional do gênero o qual o autor se consagrou, a obra se desenvolve de forma bastante reflexiva, assertiva em suas críticas tanto políticas quanto sociais, e por que não dizer por vezes absurdas? Navegando em temas  como viagens espaciais e intergalácticas, invasões alienígenas, e a manipulação midiática que alimenta os consumos desenfreados da humanidade, Philip K. Dick entrega um conjunto de histórias fascinantes e assustadoras que projetam futuros não muito animadores.

Colocando em cheque nossa capacidade de assimilação, o autor altera com muita agilidade nossas percepções quanto leitores, nos jogando em um mar de questionamentos que enriquecem as narrativas, trazendo profundidade ao desenvolvimento, mesmo que muitas vezes os contos possam parecer incompletos. A inversão proposta pelo autor, que distorce as realidades e emoções dos personagens, funciona como artíficios imersivos muito bem inseridos, nos deixando embasbacados com sua acidez, ironias e ferocidade em que escolhe narrar as histórias encontradas em Sonhos Elétricos.

Composto por 10 contos, com introduções dos roteiristas que adaptaram as insanas explanações ficcionais de Dick para a elogiada série da Amazon Prime - Eletric Dreams - Sonhos Elétricos é uma boa pedida para quem deseja não apenas começar a ler o autor, como também para quem deseja iniciar a jornada pelo magnífico mundo das ficções-científicas. Os contos são fáceis de serem lidos e entendidos. Todos são de um alto nível de qualidade e todos abordam temas que esbarram sempre em assuntos que parecem ser recorrentes no portfólio do aclamado escritor. Que tipo de seres humanos desejamos ser? Até que ponto o avanço tecnológico pode ser de fato benéfico à sociedade?

Muito diferente de Eu, Robô de Isaac Asimov, Sonhos Elétricos me conquistou pelo estranho, pelas indagações metafóricas e pelos desfechos em sua maioria espetaculares. Gosta de Black Mirror? Então com certeza irá se apaixonar pelas realidades de Sonhos Elétricos.

Equizofrênico, paranóico, depressivo e um verdadeiro gênio. Philip K. Dick é o tipo de autor que precisa não apenas ser lido, como precisa ser apreciado. Nos desafia, nos enriquece intelectualmente e nos faz imergir em narrativas poderosas que nos confunde e nos fazem temer o futuro. Conforme mencionado no parágrafo anterior... Que tipo de humanidade desejamos ser? Um questionamento que permanece mesmo horas depois de eu ter terminado a leitura. Sonhos Elétricos não é nada menos que uma obra espetacular que você não pode deixar passar.
Andressa Menezes 05/11/2020minha estante
Ótima resenha, Fernando! Eu acho esse livro incrível! ?

Fernando Lafaiete 05/11/2020minha estante
Por algum motivo seu comentário desapareceu pra mim Dessa (Skoob e suas palhaçadas rsrs). Eu gostei bastante também, e já tenho outros dele no Kindle para ler. :)

Andressa Menezes 05/11/2020minha estante
Pelo site tá assim com esse bug. Tenta pelo app! Que bom que gostou! Se você não tiver ainda, indico uma outra coletânea dele chamada Realidades Adaptadas. Muito bom. ?

Fernando Lafaiete 06/11/2020minha estante
Esse eu já tenho no Kindle também Dessa. Acredito que assim como você vou gostar bastante também. :)

L.E.Rodrigues 30/10/2020

Sonhos Elétricos
PERFEITO

Não tem como, o K. Dick é um exímio escritor, eu não me canso de elogiar ele e após ler esses 10 contos... Cada um mais interessante do que outro, alguns puxando pro Terror leve (opinião pessoal) que deixa ainda mais frenético a leitura.

Poucos conseguem fazer em 20 páginas o que ele faz. Eu recomendo muito a leitura, uma edição linda da Aleph e um escritor maravilhoso pra passar uma tarde pensativo e maravilhado.

Thales 24/10/2020

PHILIP K. DICK
Fui ler pela série da Amazon, e creio que a atualização das telas explorou melhor as histórias.

Adriano 20/10/2020

Em Sonhos elétricos encontramos os dez contos de Philip K. Dick que originaram a série de mesmo nome, disponível na Amazon Prime Video. Como qualquer fã do autor pode esperar, aqui somos expostos à ideias presentes em tantas outras obras de PKD, como questionamentos sobre humanidade e realidade, entrelaçadas à temas como o consumismo, tecnologia, entre outros.
É interessante notar que em Sonhos elétricos ocorre algo muito similar ao que podemos perceber na adaptação do livro "Androides sonham com ovelhas elétricas?" para o filme Blade Runner, onde a obra original e sua adaptação oferecem experiências bem diferentes e de certa forma complementares. Ler cada conto e posteriormente conferir sua adaptação para TV, ou o contrário, nesse caso, seria algo extremamente recomendado.
Para novos leitores de ficção científica, Sonhos elétricos pode ser uma bela introdução às ideias de um dos maiores autores do gênero. Para fãs de longa data de Philip K. Dick, a obra será mais uma prova de sua genialidade. PKD era alguém muito à frente de seu tempo, e sem dúvidas teríamos ganho muito se sua existência em nossa realidade tivesse sido um pouco mais extensa.

iamcoito 17/10/2020

O ruim de ler um livro de contos é que sempre pode acontecer de você gostar muito de uma história e não gostar tanto de outras. Esse foi meu primeiro contato com PKD e me deu apenas vontade de ler mais. A forma como ele consegue - mesmo em pequenos textos - trazer grandes questionamentos sobre o que é ser humano realmente me prendeu maravilhosamente. Ansiosa pra assistir a série desde já.

lucasandrade 26/09/2020

Inquietantes
Já tinha visto a série, com suas adaptações aos contos, que foram excelentes, mas nada tira o brilho do conto que as originou. Em alguns casos, gostei muito mais do final dos contos do que das adaptações. São contos inquietantes, de te fazer pensar no que é ser humano e o que estamos fazendo conosco e com nosso lar, a terra.
Vale a leitura.

Butakun 25/09/2020

Explicando para Confundir
PKD em sua escrita é coisa insana, que entorta toda e qualquer noção de realidade que a gente possa ter. Personagens complexos e apaixonantes, e quase sempre "não heróicos" permeiam cada um dos contos que envolvem essa coletânea, que foi base para a série de TV (minissérie?) "Electric Dreams". Eles, os contos e seus personagens, atiçam sentimentos conflituosos a todo momento, em que o (fdp) de uma determinada página pode ser o anjo da página seguinte. E isso, quando e se ocorrer, peculiarmente, não haverá de causar estranheza alguma no leitor. Porque todos somos assim. Humanos e malditos. Simultaneamente.

Maickw 20/08/2020

PKD, uma mente à frente do seu tempo.
?A Circuitos Incríveis Ltda. aprimorou um maravilhoso escâner de ondas de pensamento de longo alcance. Saiba o que os outros estão pensando e dizendo.?

Philip K. Dick, ou PDK, autor de obras adaptadas para o cinema como Blade Runner, Total Recall, Minority Report e para seriados como The Man In The High Castle (Netflix), é uma das mentes desse universo que claramente estão à frente de seu tempo. Li essa coletânea de contos que inspiraram a série Sonhos Elétricos e é recheada de profundidade. A cada término de conto, pausa para reflexão. São 10 contos. Iria ler um por dia, mas em 06 dias já havia terminado.

Assim como Asimov, PKD escreve ficção científica mas de uma maneira completamente filosófica. Consegui fazer esse paralelo entre Asimov e PKD porque os dois parecem escrever não sobre ficção científica, mas sim sobre o ser humano e suas infinitas inquietações filosóficas, morais, políticas e sociais e a ficção científica entra como cenário para todas as reflexões que surgem durante a leitura. Nesse livro, cada conto tem introdução do responsável pela adaptação à série. Grandes profissionais que adaptaram os contos. Impressionante!

Será que os humanos vão impor sua ética para outros seres de outros planetas? Será que perderemos nossa capacidade de amar a simplicidade das coisas simples? Será que a tecnologia vai continuar sendo tão invasiva quanto é hoje? Será que esgotaremos os recursos naturais da Terra e de outros planetas? Qual a natureza da realidade? Essas foram algumas das perguntas que me fiz enquanto ia saboreando os contos que inspiraram a série Sonhos Elétricos. Quero agora por as mãos um romance do PKD para desfrutar de uma história mais longa.

Livro recomendadíssimo para quem gosta de ficção científica e reflexões filosóficas, políticas, morais e sociais sobre a humanidade no futuro. Leitura que deve ser feita de tempos em tempos para atualizar as reflexões.

#sonhoseletricos #philipkdick #pkd #livros #maickreads