Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Izaque 09/01/2023

Pesadelos da natureza humana
Contos muito bem narrados, que exploram temas sobre a condição do homem no mundo e a sua relação com a natureza e com o futuro a partir de uma visão pessimista e melancólica. Excelente!

Joao 07/01/2023

O livro Sonhos Elétricos do Philip K. Dick reúne 10 contos curtinhos que tratam de diferentes temas, mas sempre com uma pegada de ficção científica no bom estilo do autor.

O livro é um compilado de contos que receberam a adaptação na série homônima da Prime Vídeo. Não assisti a todos os episódios, mas pelo que pude notar houve muita mudança de conteúdo feita pelos roteiristas.

Os contos são bons e trazem uma ótima reflexão sobre a nossa existência. Meus três contos favoritos foram: "Humano é", "o planeta impossível" e "o enforcado desconhecido". Vale a pena a leitura de todos!

Virginia Barros 01/01/2023

Os contos desse livro são uma mistura de ficção científica com filosofia e ironia, criticam algumas coisas da vida moderna, como consumismo, excesso de propaganda.

ToniBooks 01/01/2023

PKD quântico
Em "Sonhos Elétricos" vários contos de PKD são prefaciados por famosos roteiristas que viram nesta obra poderosos argumentos para adaptações da obra aos canais de streaming. Leitura interessante para os amantes de ficção científica.

Eduardo Mendes 30/12/2022

Um futuro que é ao mesmo tempo incrível e aterrorizante.
Sonhos Elétricos é uma coletânea de contos escritos entre 1953 e 1955 por Philip K. Dick. São 10 histórias curtas que serviram de inspiração para a série Sonhos Elétricos da Amazon Prime Video.

Este foi o terceiro livro do autor que li, e cada nova experiência com suas ideias me deixa mais admirado pela capacidade do autor de discutir o que nos define como seres humanos; sua facilidade em sobrepor realidades e subverter o tempo, e sua fixação em mergulhar na mente humana. É o creme da doidera.

O formato de contos e o tema de Ficção Científica me lembrou em alguns momentos do ótimo “Eu, Robô” de Isaac Asimov, porém, Philip K Dick concebe histórias depressivas, paranóicas, recheadas de realidades paralelas e até mesmo esquizofrênicas. Gostoso demais!

Em “Humano É” um cientista retorna de uma missão em outro planeta e começa a apresentar um comportamento estranho. O que aconteceu com ele? Será que aquela pessoa realmente é quem ela diz ser? A trama faz o leitor se questionar sobre o real significado do conceito de humanidade.

Já em “Argumento de Venda” o culto ao consumismo tornou-se praticamente insuportável. Neste conto um homem deseja apenas ter uma vida simples e longe das incessantes e infinitas publicidades que cercam o ser humano por todos os lados. K Dick previu o futuro com nossos aplicativos e algoritmos? Parece que sim!

O ótimo “Fabricante de Gorros” aborda outro tema bastante atual: liberdade x segurança. Com uma trama investigativa e telepatas que trabalham pro governo lendo a mente das pessoas.

Pra fechar eu destaco “O Enforcado Desconhecido”, uma narrativa aterrorizante sobre um homem que se depara com um corpo pendurado à vista de todos em uma área pública, mas parece que ninguém além dele se importa com isso. Será ele que está louco? Talvez a sociedade esteja num caminho sem volta rumo à normalização da barbárie…

Sonhos Elétricos nos permite imaginar um futuro que é ao mesmo tempo incrível e aterrorizante.

site: https://jornadaliteraria.com.br/sonhos-eletricos/

Joceli 26/12/2022

Meus amigos, que livrão!
Impossível ler e não sentir aquele frio na espinha por saber que a humanidade é capaz de ser seu próprio algoz...

Carol 20/12/2022

PK Dick consegue criar universos tão profundos em poucas páginas... As histórias são bem construídas, sempre nos fazendo refletir o que é o ser humano

Jessica891 15/12/2022

A cada história lida era um episódio da série passando na minha cabeça.
Me apaixonei mais por Fic. Científica porque cada, história apesar de ser futurística ou caótica, retrata nosso presente.

PKD ?

Pequena Hobbit 13/12/2022

Obcecada
Fiquei completamente obcecada por esse livro. Tinha assistido a série primeiro e então descobri o livro. Rever a série após a leitura de cada conto permitiu ter novos olhares em cada um. Como amante da ficção científica e distopias, Philip Dick é fenomenal. Quero ler mais desse autor incrível.

MarcelleC. 08/12/2022

Maravilhoso
Assisti à série primeiro e essa versão comenta as adaptações. Achei incrível tanto o livro quanto as leituras que os diretores dos episódios fizeram. Alguns contos são mto fortes sobre questões humanas. O que me impressiona é como PKD conseguiu ser tão visionário sobre as tecnologias que estariam por vir e sua influência em nossas vidas. Gosto de seu estilo pq traz reflexões sobre o ser humano e sobre o que é real e o que não é.

Well 18/10/2022

Uma Incrível Coletânea de Contos do Mestre
Philip K. Dick é um dos grandes nomes da ficção científica e da literatura como um todo. Suas histórias eram permeadas por um questionamento que o perturbava pessoalmente: o que é real? E o que define ser um humano?
Nessa coletânea de contos. Nomeada de. Sonhos elétricos, o leitor encontra essa e outras perguntas perturbadoras, em dez contos publicados no início da carreira de PKD. Apesar de serem textos mais antigos, o livro só foi organizado em 2017, depois que essas histórias foram adaptadas para a série Philip K. Dick?s Electric Dreams, uma antologia no mesmo estilo de Black Mirror. Feita pela Prime vídeo.
No geral, os contos são impressionantes.
A estranheza e a noção distorcida de realidade, típicos de PKD, estão presentes, mesmo que um pouco mais diluídos ao longo de cada conto. Mesmo sem um fim impressionante, as histórias valem a pena pelo seu desenvolvimento e especialmente pelo conceito por trás de cada um. É difícil classificar qual é o melhor. Pois cada um é único e aborda assuntos diferentes. No entanto, deixo a menção honrosa, para o meu top 3. O Passageiro Habitual.
O Planeta Impossível e o Argumento De Venda.
Entretanto, para quem nunca leu nada do autor. Deve começar por essa Coletânea. A inegável genialidade de PKD está presente, e a leitura dos contos vale muito a pena.

Artthur0 18/10/2022

O planeta impossível 5/5

O passageiro habitual 4/5

O enforcado desconhecido 4/5

Andreia 18/10/2022

Esse é o meu primeiro contato com a obra do autor! Vi a série Electric Dreams, disponível no Prime Video, e gostei muito das histórias. Por ter achado as temáticas abordadas na série super interessantes, decidi começar a ler a obra do autor por esse livro.

O livro tem ótimos contos que trazem importantes reflexões acerca da relação do ser humano com a tecnologia. Cada conto apresenta uma introdução do roteirista da sua respectiva adaptação para a série. Gostei muito de conhecer a visão dos roteiristas, uma vez que muitas das adaptações não foram muito fiéis às histórias originais.

Apesar da diferença, não possuo um favorito. Gostei tanto das histórias originais, como das adaptações. Mesmo muitos episódios sendo diferentes dos respectivos contos, a essência das histórias escritas por PKD foi mantida.

Super indico esse livro para quem quer começar a ler as obras do autor ou para quem quer começar a ler livros de ficção científica. Os contos são de fácil leitura e compreensão, além de serem leituras rápidas.

Felibalex 17/10/2022

Contos ousados
Com certeza PKD não tinha medo de ousar na escrita. Seus contos são incríveis e garantem aos leitores exatamente o que precisa para deixar o restante na imaginação. Como um dos textos de abertura bem traz, PKD abre uma janela para uma pessoa comum de seu universo ter um espaço para brilhar, e esses personagens estão dão o seu melhor e entregam essas histórias incríveis. Ótimo, atemporal, completo. Recomendado :)

Tiago.Salles 19/09/2022

Sonhos elétricos
Aqui são reunidos vários contos de P.H. Dick, com histórias curtas porém bastante impactantes, pensativas e questionadoras. Ótimo pra quem busca escrever algo ou criar sobre o mundo sci-fi com um toque de humor cru.