Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Lucianalg 03/07/2021

Contos
Os contos revelam um pouco da natureza humana e a preocupação do autor em pensar sobre as relações entre a humanidade e os avanços tecnológicos.

Pedro.Melo 06/07/2021

Direto ao ponto... de interrogação
Nestes contos, PKD nos leva (ou nos solta?) em micro universos de rápida empatia e sensibilidade mas ao mesmo tempo sem perder muito tempo explicando o contexto, do jeito que ele sabe fazer bem, nos levando a refletir sobre o ser humano e a realidade pela ótica de uma pessoa comum, sem nenhum poder sobrenatural. Aí está, na minha opinião, a genialidade e sutileza do sci-fi. Recomendo de olhos fechados.

thays 14/07/2021

humanidade e tecnologia
São 10 contos que abordam a visão do autor (que é bem interessante) sobre a relação da humanidade e a evolução tecnológica. Cada conto mexeu de alguma forma com meus sentimentos e deixou bem claro que essa relação é no mínimo problemática e perigosa. A leitura foi tranquila e ao mesmo tempo intrigante, me levou a refletir e a questionar muitas coisas nos tempos atuais e o que o futuro pode se tornar e acho que esse foi o objetivo.

Naomy 25/07/2021

Contos que mais gostei:
- peça de exposição
- humano é
- o fabricante de gorros
- o passageiro habitual
- o enforcado desconhecido

Menezes Torres 16/08/2021

Não esperava tanto do livro. Felizmente, fui surpreendido por cada um dos contos. Todos eles prenderam meu interesse e atenção em saber como acabava cada história. Recomendo demais.

Marcio.Rocha 20/08/2021

Primeiro contato com PKD
Contos normalmente não são muito profundos, né... Então, o PKD foi pra mim uma bela exceção. Livrão!

Tania.Cruz 24/08/2021

Genial!
Já conhecia um pouco de PKD por conta da série Eletric Dreams e consequentemente eu tinha vontade de ler suas histórias. Ao ler os contos que inspiraram a série pude perceber a genialidade desse autor e como suas histórias soa interessantes. Cada vez que eu pegava esse livro para ler eu não queria mais parar e o tempo passava que eu nem percebia. Fazia um bom tempo que um livro causava esse tipo de reação em mim. Ainda bem que existem muitas obras de PKD pela frente para eu me deliciar, do contrário eu com certeza teria uma baita de uma ressaca literária ?

Biedacha 24/08/2021

Contos rápidos e fulminantes
Cheguei ao fim desse livro e realmente PKD vai de 0 a 100 em instantes, com poucas palavras e linhas ele subverte tudo que estava sendo apresentado. E isso sempre bem feito, fica claro que ele tem pleno domínio do que está fazendo e onde quer levar o narrador. Está à altura da fama que tem.
Não consegui decidir decidir qual meu conto favorito, mas ?Peça de exposição?, ?O planeta impossível? e ?O passageiro habitual? foram os que mais me tocaram em suas reflexões sobre as relações humanas consigo, com as tecnologias e com o futuro.

Obs: ?Foster, você ja morreu? traz uma ideia interessante e reflexiva sobre a atuação mercadológica em momentos de intensa crise social e ansiedade generalizada, uma leitura boa para tempos de pandemia.

Clare 25/08/2021

Mestre é mestre, né?
O que dá pra dizer? Mestre é mestre, né? Philip K. Dick tinha uma mente brilhante, que conseguiu imaginar todo tipo de tecnologia futura e ainda assim manter as histórias focadas no elemento humano. Pode ser uma história que se passa em um futuro distante onde a humanidade vive em guerra com alienígenas, mas mesmo assim o ponto focal dela é o relacionamento humano.
Muitos dos contos deste livro têm a premissa básica de se concentrar no elemento humano em meio ao fantástico e/ou bizarro. Mesmo com tantas alusões ao futuro possível, o que mais importa no final é a raça humana e como ela consegue se manter humana, com todos os seus medos, ansiedades, desejos e sentimentos.

João 15/09/2021

Sonhos elétricos - PKD
O livro é uma coletânea dos 10 contos que inspiraram os 10 episódios da série Eletric Dreams da Amazon.
Não sei como os contos foram adaptados para a série, pois ainda não a assisti. Mas, em relação ao livro, os contos são muito bons.
Os meus contos preferidos foram: Humano é, Argumento de venda, O fabricante de gorros.
Mesmo se tratando de ficção científica, as histórias geram reflexões sobre temas políticos, filosóficos e sociais. O consumismo, a dependência tecnológica, a mecanização e robotização dos indivíduos, os aspectos psicológicos e emocionais dos personagens são assuntos comumente retratados nas histórias.
Com certeza irei ler outras obras do autor.

Ana Clara 19/09/2021

Doidera
Eu comecei a ler esse livro sem expectativa nenhuma, nunca tinha ouvido falar de Philip. K. Dick e nunca tinha ouvido falar desse livro, então fui com a cara e a coragem.
Cada conto tem uma "distopia" diferente, como se uma pequena coisa mudasse e como isso alteraria a vida, então cada conto te provoca de uma maneira diferente e te deixa com uma sensação de WTF no final.

Bella 20/09/2021

Alguns contos são arrepiantes e trazem questões filosóficas que te fazem pensar por dias. Outros deixam bastante a desejar.

Ricardo.Rincon 27/09/2021

Amei
Essa foi minha primeira experiência com PKD, como ele é maravilhoso.
Seus contos são empolgantes, dramáticos, importantes e muito bem escritos.
A construção de universo do PKD é maravilhosa.
Ansioso para a próxima leitura.

Daniele.Fagundes 05/10/2021

Bom até demais
Primeira leitura do ano foi de milhões, todos os contos foram interessantes e até hoje discuto minhas interpretações com minha mãe.

Raira Abrante 05/10/2021

Sonhando com o futuro
Uma coleção de contos do clássico autor de ficção científica Philip K. Dick que foram adaptados em série. Aqui ele questiona o que está por trás das aparências, o que nos torna humanos, como o sociedade pode nos moldar e muitos outros temas.
Muitas dos contos me deixaram um pouco incerta ao fim, mas acredito que valem a pena para conhecer o trabalho do autor, todas as narrativas fazem o cérebro viajar e brincam com uma contrução única de uma sociedade futurística.