Monarquia

Monarquia Dante Alighieri

Resenhas -

Davi.Paiva 22/12/2022

Recomendável para que curte material político e/ou clássico.
Este livro foi uma das minhas últimas compras por impulso (pois depois de tantos livros sobre minimalismo e educação financeira, aprendi que gastar exige um bom planejamento). E confesso que ele passou de material da minha coleção para livro com potencial para venda e material à venda com uma certa facilidade.

A culpa não é da editora. O livro está bem impresso com uma fonte serifada e um papel similar ao pólen. O problema é que o livro, além de muito complexo, chega perto de defender um absolutismo com o qual eu não consigo coadunar.

Portanto, para quem gosta de política discutida a um nível clássico que cite Aristóteles entre outros autores renomados e antigos, "Monarquia" é um livro muito bom.

Sem mais.

Filipe 07/06/2021

É uma leitura difícil e complexa, mas não dá para negar que a lógica e didática existentes no texto. O pensamento de Dante me surpreendeu, não por concordância, mas pela clara consistência na defesa de suas teorias. Ter em mente que é um livro do ano de 1312 é um ponto de partida necessário para uma leitura sem muito julgamento de valores.
Gustavo.Assis 05/03/2022minha estante
Augusto, qual era a religião de Dante? Ou ele era agnóstico?

C9 13/08/2020

Muita influência de Aristóteles.
Um bom livro, o autor utiliza muitos conceitos da filosofia de Aristóteles para fundamentar seu argumento. Gostei demais.

Releitura feita em 2022.
É impressionante o domínio da filosofia que Dante possuía.
Todos os argumentos que ele utiliza para defender os três pontos principais da obra são muito bem construídos, independente do leitor concordar ou não ? não faz sentido ficar irritado com um homem que viveu na idade média, por favor.
Continua sendo uma leitura agradável e enriquecedora. Pretendo reler outras vezes.

Bea 02/04/2020

O livro é bom, uma vez que é necessário levar em conta a época em que foi escrito.