A Cidade da Chama Cantante

A Cidade da Chama Cantante Clark Ashton Smith

Resenhas - A Cidade da Chama Cantante

Ismael.Chaves 18/10/2023

Um dos grandes nomes da Weird Fiction!
Clark Ashton Smith (1893-1961) foi poeta, escultor, pintor e autor de alguns dos mais memoráveis contos de horror, ficção científica e fantasia. Ao lado de H. P. Lovecraft e Robert E. Howard, Smith permanece um dos mais famosos nomes da literatura pulp, especialmente na mítica revista Weird Tales.

Embora um autor respeitado mesmo fora do círculo fantástico (nos EUA, Smith faz parte do seleto grupo de autores publicados pela editora Penguin Books e muito conhecido por aqui entre os leitores de Lovecraft, só foi publicado duas vezes no Brasil. A primeira vez que seu texto aportou aqui foi com a novela "A Cidade da Chama Cantante" pela Editora Sol Negro. Anos depois, a Editora Clock Tower comprou os direitos de publicação e editou a excelente coletânea "Além da Imaginação e do Tempo". Chama a atenção o fato de suas únicas traduções para a língua portuguesa serem justamente por editoras independentes.

"A Cidade da Chama Cantante" é um longo relato sobre as consequências e assombros da descoberta de uma “chama cantante” numa realidade paralela à nossa. Acompanhamos o narrador que, após relatar o desaparecimento de dois amigos durante a exploração de antigas ruínas, parte até o local indicado em busca de respostas. Mas o que ele irá encontrar vai muito além de qualquer descoberta imaginável.

Uma das maiores características de Smith era justamente a sua escrita. Dotado de várias qualificações descritas acima, pode-se dizer que ele era um artista "pintando poesia em prosa". Sua criatividade parecia vir diretamente do mundo dos sonhos, com a descrição de cenários, criaturas e acontecimentos em um nível de absoluta beleza e imersão.

Quem ainda não conhece o trabalho desse incrível autor, fica a dica para ir atrás das duas edições citadas aqui. Certamente, trata-se de uma das mentes mais criativas que já pisaram nesse mundo (e, quem sabe, em outros também).