Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

maltchik. 16/08/2024

Ok então, qualquer coisa vai avisando
Não pensei que depois de "O médico e o monstro" e "A paciente silenciosa" eu leria algo tão óbvio tão cedo. O livro até tenta ensaiar um mistério, que de misterioso n tem nd. Na verdade talvez nem tente, e eu que tô ficando loco, é td tão descarado desde o começo que até fico em dúvida.

Acredito eu (que não entende nada de literatura, só leio por diversão) que alguns livros se tornam clássicos ou relevantes ao longo da história por serem precussores em algo (Carmilla com o tema de vampiro ) e não necessariamente pela qualidade em si. Se conseguir aliar uma coisa com a outra? Parabéns, fod# demais. Oq n é o caso de Carmilla.

Eu não vou me estender muito na historia. O livro é bem barato, poucas paginas, comprem, leiam e tirem suas próprias conclusões kk
Chegou hj mesmo pra mim e li em uma tarde, ao menos é bem fluído e rápido de terminar.

E pra vc que já leu Dracula, vai com calma, vai com a expectativa bem baixa e n ouse comparar um com outro. Pelo bem da tua sanidade ?
Eulália Vitória 16/08/2024minha estante
MDS SIMM, nas primeiras páginas já dava pra adivinhar o "plot"

Eduardoow 16/08/2024minha estante
Eu ainda quero ler esse, mas tenho receio ksksk

maltchik. 16/08/2024minha estante
Eulália, loucura né, de certo a mais de 100 anos atrás fosse sim um grande mistério kk

maltchik. 16/08/2024minha estante
Eduardo, começa, pelo menos é bem fácil de ler e vc vai terminar bem rápido

Amandinhastay 16/08/2024minha estante
Agora quero ler é drácula

maltchik. 16/08/2024minha estante
Amanda, Drácula é brabo, pode ir sem medo (ou com ? kk)

Amandinhastay 16/08/2024minha estante
Vou colocar na lista?

Marcos.Detanico 16/08/2024minha estante
Concordo com seu pensamento além de óbvio é raso

maltchik. 17/08/2024minha estante
Marcos, um pires tem mais profundidade que Carmilla kkk

AnaJuh.Jac 19/08/2024minha estante
Quero ler, obrigada por avisar.

Michela Wakami 20/08/2024minha estante
Você foi mais generoso do que eu na nota, José. ??

maltchik. 20/08/2024minha estante
Michela, é que ele é um livro ruim que n me ofendeu tanto e querendo ou não foi bem fácil e rápido de ler. Então escolhi ser generoso ??

Michela Wakami 20/08/2024minha estante
??????

noiteadentro0 01/09/2024minha estante
Gostei da sua resenha bem direta! Condiz com parte do que penso, mesmo que ainda gosto bastante do livro.

Michela Wakami 28/12/2023

Muito ruim
Eu já tinha visto umas resenhas negativas sobre esse livro, mas por ser o primeiro de vampiros, fiquei curiosa e quis pagar para ver. E és que não podia ser diferente, sai totalmente frustada.

Uma história mal escrita, que deixa muito a desejar.
Fabricio268 28/12/2023minha estante
Xiiiiiii

Michela Wakami 28/12/2023minha estante
Deu ruim, Fabrício. ?

Fraoliveira180 30/12/2023minha estante
Não te julgo, pois não achei lá tão bom quanto todos falam, mas ainda sim não é um livro tão ruim.

Michela Wakami 30/12/2023minha estante
Eu realmente achei bem ruim.?

Fabricio268 30/12/2023minha estante
Vou separar para ler em 2024.

Michela Wakami 30/12/2023minha estante
Ele está no Kindle unlimited. ?

maltchik. 14/08/2024minha estante
Acabei de comprar. Deus me ajude ?

Fraoliveira180 14/08/2024minha estante
Boa sorte amigo!
Mas talvez o livro funcione para você.

Michela Wakami 15/08/2024minha estante
José, torcendo para você gostar. A literatura é surpreendente, como tudo na vida.
O que eu não gosto, você corre o risco de amar. E vice-versa.

Michela Wakami 15/08/2024minha estante
Depois que você ler, se lembrar, venha aqui me contar, vou amar saber.

Klikucha 26/08/2024minha estante
Amiga, eu ia pegar esse livro pra ler AGORA KKKKK e me deparo com a sua resenha. Desanimei

Michela Wakami 26/08/2024minha estante
Grazi, ele é curtinho, acho vale a pena arriscar. Curiosa para saber o que você vai achar.

Bruna2034 05/06/2024

Carmilla a maior de tdss
Eu pessoalmente gostei bastante do livro, nunca li nada da literatura gótica clássica, tinha até certo receio de achar que não iria pegar o ritmo da leitura porém li em menos de 5 horas e me prendeu bastante.
A Carmilla de longe é a melhor coisa desse livro o autor conseguiu trazer uma imagem de poder e sedução muito forte nessa personagem e sinceramente me importava mais com ela e o "relacionamento" dela com a Laura do que o suspense em si.
O livro tinha tudo pra ser um favoritado, 5 estrelas porém aql final foi bem decepcionante. Além de super confuso e de personagens extremamente burros que chega irritava, acabou com um final aberto sem respostas (quer colocar final aberto? Coloca. Mas tem que ser bem construído)
cookiecat 05/06/2024minha estante
eu achei que todas as pontas foram fechadas no final, dá a entender que a carmilla foi morta. Minha única resalva seria que deveria ter mais explicações sobre o passado de carmilla, mas faz sentido não ter já que a história é narrada pela Laura e pelo ponto de vista dela.

Bruna2034 05/06/2024minha estante
O que me fez ficar incomodada foi sobre a mãe dela e os empregados eles simplesmente são um elemento que é totalmente esquecido no churrasco e tbm no último trecho dela fala que imagina ter ouvido passos da Carmilla me deu uma sensação de será q morreu msm. Mas enfim eu achei bastante confuso e arrastado no final então eu posso ter perdido algum detalhe.

cookiecat 05/06/2024minha estante
vc tá certa na questão da mãe e aquele homem que a acompanha, não é dito absolutamente nada sobre eles, queria muito que esse livro fosse maior em vez de um conto ?

cookiecat 05/06/2024minha estante
sobre os passos da carmilla, acredito que ela ainda exista de alguma forma em espírito, já que no livro é dito que vampiros são mortos assombrados por espíritos malignos

Bruna2034 05/06/2024minha estante
Nossa sim! Se o livro fosse maior teria sido incrível o começo e o meio foram tão amarradinhos, se tivesse mais páginas teria mais tempo para desenvolver a história e amei a teoria sobre o espírito. As discussões sobre esse livro são tão boass

cookiecat 05/06/2024minha estante
simKKKKKKK foi legal discutir com vc sobre isso, inclusive depois de ler esse livro fui procurar outros livros no estilo e tem vários!

Bruna2034 05/06/2024minha estante
Amei, quero ler mais romances góticos tbm dps desse, me recomenda alguns pfvrr

cookiecat 05/06/2024minha estante
eu ainda não li nenhum além desse, mas vi indicações! Os livros Edgar Allan poe, anne Rice escreve livros sobre vampiros, Charlotte brontê, o livro Jane eyre. Eu sei mais, mas só lembro desses no momento, posso te falar mais depois caso queira

cookiecat 05/06/2024minha estante
o próprio escritor de carmilla tem outros contos sobre vampiros também

Bruna2034 05/06/2024minha estante
O entrevista com o vampiro da Anne rice tava na minha lista, só tava meio que com receio da escrita então escolhi Carmilla primeiro por ser menor. Valeuu pelas indicações

Bruna2034 05/06/2024minha estante
E claroo pode mandar outros no meu chat se quiser

cookiecat 05/06/2024minha estante
eu também queria ler os da anne e tava com receio de não gosta também! não é uma gótico, mas tô lendo Dostoievski agora, caso vc leia algo da anne faz resenha dizendo oq achou!

julie60 26/01/2022

Carmilla
Então... eu achei a forma como cada ambiente foi descrito de forma exagerada totalmente desnecessária e cansativa. Também me incomodei pela forma como o relacionamento de Carmilla com Laura parece se tornar algo romântico mas ao decorrer do livro não há algo explícito, mas também levando em consideração que essa obra foi escrita em 1872 é um ponto extremamente importante a se considerar. E o fato de que Carmilla seja lésbica seria apenas para deixar ela como uma personagem mais "repugnante" é nojento. Mas enfim, o livro cumpre sua promessa de uma história de terror.
Kate 18/02/2022minha estante
Realmente não tinha pensando nisso. No entanto ela ser lésbica torna-se atrativo na minha opinião; a forma que ela é descrita, os detalhes de sua aparência (esses eu achei necessário). Eu gosto MT desse livro

Anna2880 08/09/2022minha estante
Concordo com a ambientação... foi algo bastante cansativo e exagerado

Thayla 13/12/2022minha estante
Concordo, achei o livro bem cansativo, achei q teve detalhamentos exagerados e desnecessários

rotivo 31/12/2022minha estante
Que comentário perspicaz, nem tinha passado isso pela minha cabeça de terem usado essa possível sexualidade dela para piorar o caráter da Carmilla!!!

di angelo 25/02/2023minha estante
Não tinha parado pra ver dessa forma sobre a sexualidade da carmilla... Mas não achei que foi uma história de terror , me frustrou muito essa parte

Mar Fernandez 06/03/2023minha estante
Eu gostei dos cenários descritos exageradamente, pq eu tenho menos que meio neurônio, e preciso de muitos detalhes para conseguir visualizar algo ??mas na minha percepção não foi uma história de terror, não me decepcionei mt com isso, pq eu não estava esperando terror, e muito menos romance. Mas sim "A primeira vampira da História"

rkiveva 31/03/2023minha estante
caramba não tinha pensado na parte se usarem a sexualidade pra piorar ela, na minha opinião eu adorei ela, achei q iria desenrolar um romance com a Laura mas nem foi

domidomi 01/04/2023minha estante
então né,é difícil vc ler um livro gotico romantico não querendo muitos detalhes e exageros né KKKKK

graazifarias 11/09/2024

Adorei conhecer Carmilla. :)
Eu adorei conhecer Carmilla e toda a sua influência na literatura de vampiro. Eu particularmente não conhecia a obra antes de ler Drácula. Essa novela clássica foi precursora da literatura gótica e bem inovadora na época (trazendo temas como lesbianismo, erotismo, sexualidade, sedução, tudo de maneira sutil).

Pontos positivos:
1. Amei a escrita, é muito envolvente e bem articulada. Marquei vários trechos que me encantaram.
2. Achei interessante a relação entre Laura e Carmilla, a misteriosa e sedutora vampira. Eu até que torci por elas duas kkk, mas podemos analisar o quão tóxica a vilã era e o quão "ingênua" era a Laura.
3. Vasta influência no cinema do horror gótico: assisti ao filme "Carmilla, a Vampira de Karnstein (1970) e gostei bastante, uns 75% fiel à obra. Também foi através dessa obra que assisti à série animada Castlevania, na qual há os personagens Drácula e Carmilla (amei e recomendo).
4. Influência na música: Carmilla inspirou bandas de rock e heavy metal. Do álbum de Cradle of Filth que praticamente incorporou a figura da vampira em suas músicas, recomendo que ouçam a música instrumental "Carmilla's Masque".
5. Na literatura, autores como Bram Stoker e Anne Rice e seu Entrevista com o Vampiro (preciso ler) beberam da fonte de Le Fanu ao criar personagens cheios de sensualidade.

Pontos negativos:
1. Personagens pouco desenvolvidos. É tudo bastante raso, e a gente fica se perguntando muita coisa na leitura inteira.
2. Final "sem-graça", bem apressado e previsível: na época foi novidade, hoje não mais, então perde um pouco do brilho. Um final que, falando objetivamente, aparenta preguiça do escritor.

Em suma, eu recomendo o livro se você gosta de conhecer clássicos e curte ler se contextualizando historicamente, analisando sob a perspectiva da época. É uma história curta e leve. Mas não vá com sede ao pote, pois "não é nada demais" hoje em dia. :)
leopr 11/09/2024minha estante
Recomendo fortemente jogar Castlevania

Max 11/09/2024minha estante
?????????

graazifarias 12/09/2024minha estante
Um dia jogarei, Leo. Agora sem tempo pra isso, infelizmente :(

bubble.iz 12/09/2024minha estante
Eu tava querendo muito comprar na Amazon, agora estou em dúvida.

Antonio904 13/09/2024minha estante
Muito interessante. Estou nesse universo de vampiros, vou deixar salvo para ler depois.

graazifarias 13/09/2024minha estante
Ah, eu acho que vale a pena conhecer, Iza! É até gostosinho de ler, é que não tem um enredo "surpreendente". Mas a edição tá linda e barata, vale a pena. :)

graazifarias 13/09/2024minha estante
Leia, Antônio. Tente ler após Drácula rsrs.. ele é bem curtinho, não tem nem 100 páginas (letras grandes, páginas com ilustrações, e tem um outro conto aí nessa edição).

CPF1964 13/09/2024minha estante
Adorei conhecer Carmilla......Vocês se encontraram na Transilvânia ou na BIENAL de SP ?

Clio0 09/05/2022

Karmilla ou Como Escrever uma Vampira Lésbica no século XIX Sem Ser Censurado.

Esse conto é um dos responsáveis pelo que viria a ser estereótipo da vampira, uma figura sensual e cheia de contradições, tão aterrorizante quanto sua contraparte masculina.

A obra de Bram Stoker foi fortemente influenciada por esse conto pois ambas são narradas em primeira pessoa, o vampirismo tem sintomas similares, e os autores pertencem a escola do romance gótico.

O drama envolvendo a antagonista é mais calcado nas impressões de Laura - a jovem vítima - do que em qualquer substrato promovido pela trama. Vale lembrar de que a noção de Vampiro/Humano Atormentado é relativamente nova, com a maioria dos autores mais populares preferindo defini-los como criaturas, ou seja, não podendo ser julgados pelos mesmos critérios.

Essa foi uma grande jogada do autor que ao inferir que Karmilla não era humana, não poderia ser taxada na época de homossexual. Assim, a sedução envolvendo as mulheres ganhou um sentido de predação que permitiu a obra fugir da censura e transformou o texto em algo verdadeiramente surpreendente já que não há nem mesmo alusões de que o lesbianismo seria uma "defeito vilanesco" ou um "desvio de caráter."

A história em si é relativamente dinâmica para o gótico-romântico, e muito do que hoje é considerado clichê foi amplamente utilizado por Le Fanu. Então, espere castelos, superstição, mistérios fáceis, mas intermináveis, etc.

Recomendo.
cosimask 10/01/2023minha estante
o autor foi muiro inteligente fugindo da censura!!

Matheus_Lago 14/03/2023minha estante
Não vejo que tenham descrito o vampiro como uma criatura isolada. Pela narrativa de Bram Stroker, percebe-se que a transformação tira a humanidade do ser mas o leva a um estado JÁ de condenação ao invés de pré julgado?

belisa47 25/03/2023minha estante
Definiu perfeitamente

Esthefanny.LourenA 30/09/2023minha estante
"Está próximo o momento em que saberás de tudo. Vais me achar cruel, muito egoísta, mas o amor é sempre egoísta; quanto mais ardente, mais egoísta"

Croween0 28/11/2023minha estante
Vampiras lésbicas se pegando

annacsfraccaro 19/08/2023

A primeira vampira
Tive muito dificuldade em me apegar a história.
Não gostei da escrita, achei muito engessada (sei que é um livro antigo, mas não gostei), a história não fluía. Não me deixou curiosa para saber o que ia acontecer.
Simplesmente não gostei, sei que tem seu mérito por ser o primeiro livro com uma vampira, mas não foi pra mim.
Michela Wakami 01/09/2023minha estante
Eu não sabia que esse é o primeiro livro com vampira, Anna.

annacsfraccaro 08/09/2023minha estante
Michela, fui procurar sobre o livro e descobri que ele foi escrito antes de Drácula

Michela Wakami 09/09/2023minha estante
Que legal, pena que não te agradou.

Michela Wakami 09/09/2023minha estante
Tava olhando a nota dele aqui no Skoob, não é das melhores.

annacsfraccaro 09/09/2023minha estante
Achei bem chato, muito parado, pensei que fosse melhor

Kedma0 27/05/2023

Resenhinha..?
Um clássico britânico bom pra passar o tempo. Mas,confesso que não me impressionou como eu esperava,mas é gostosinho.. Amei mesmo foi a "Carmilla"hihihi..??????
Maria 02/06/2023minha estante
ai, eu comprei ele. espero gostar

Kedma0 02/06/2023minha estante
Particularmente falando eu não gostei muiiiiito,sabe? Mas é até legalzinho?

Maria 02/06/2023minha estante
entendo, vou ler

Kedma0 03/06/2023minha estante
Sim,sim! Boa leitura!!????

Let Let 16/01/2024

Carmilla
Eu esperava escrever uma resenha bem maior sobre esse livro, mas acho que não se pode falar muito daquilo que não se tem conhecimento e entendimento. É... Eu não entendi esse livro.
Para não dizer que eu não entendi NADA, eu sei que o livro conta a história da primeira vampira criada, Carmilla, mas quando eu via a quantidade de pessoas lendo esse livro eu imaginei uma história super desenvolvida com um começo, meio e fim, e não é como se não tivesse isso, mas é que eu imaginei um livro de fantasia. Eu sei que o erro foi meu de não ter lido a sinopse pelo menos.
Entretanto, mesmo tendo percebido que a história não era do jeito que eu imaginava, continuei lendo, porém mesmo assim não consegui gostar... a escrita parecia confusa e a história rasa... em fim, não sei.
Jessy :)) 16/01/2024minha estante
Talvez o que faz sentido para alguns não faça para outros, e tudo bem com isso!

Let Let 16/01/2024minha estante
É verdade... percebi isso lendo. Vi que tem ótima avaliação, mas infelizmente eu não consegui entender.

Jessy :)) 16/01/2024minha estante
Exemplificando, as pessoas ovacionam Agatha Christie? mas, na minha humilde opinião, sua escrita não tem aquele fator "uau" que Sherlock Holmes tem. Já li alguns exemplares da autora e não os achei tão sensacionais assim, simplesmente uma narrativa básica, ao contrário do Sir Arthur Conan Doyle, que instiga o leitor e blá-blá-blá!

Let Let 16/01/2024minha estante
Entendi...

Tiffany 15/01/2023

não achei tanta coisa
eu esperava um romance do jeito q as pessoas falavam sobre o livro, eu vi mais como uma memória de um tempo q ela nunca vai esquecer pq marcou sua vida mas nada romântico
any!¡ 15/01/2023minha estante
Não sei como panfletam isso como romance, juro

Franciane36 15/01/2023minha estante
Eu me perguntava qual era o capítulo que ia surgir o romance, até chegar no último e perceber que fui tapeada ?

Luísa 15/01/2023minha estante
Passar longe desse golpe apois kkkkkkkk

cahlendo 07/10/2023minha estante
Vocês estão confundindo romance de amor com o gênero literário romance. É um romance gótico. De qualquer modo, não dá para pôr tanta expectativa nesse livro, acaba frustrando mesmo.

Æon 09/09/2023

"SINTO LONGE O CHEIRO DE COURO" Tedesco, Nazaré. Ao ler Carmilla
Conhecia Carmilla só de nome, e o boca a boca do teor queer presente na obra. Adquiri a edição sem compromisso e foi uma delícia.

Aos novatos, o conselho: para a mentalidade de hoje em dia, alguns momentos podem parecer batidos e óbvios, mas lembrem-se que essa é uma obra que começou a ser publicada em formato de folhetim em 1871.

Não dei 5 estrelas porque a obra tem dois personagens que somem sem maiores explicações - foi o que impediu a história de cerca de 100 páginas terminar de maneira redondinha.

Li as edições da Via Leitura e Novo Século, recomendo. A edição da Wish também parece ser boa, mas é um pouco mais salgada que as citadas anteriormente. PASSEM LONGE DA EDIÇÃO DA EDITORA PANDORGA !!!
Greg.Curide 09/09/2023minha estante
Poxa tô lendo da editora pandorga véi kkkkk

Æon 09/09/2023minha estante
Puts, das edições que li e comparei a tradução, a da pandorga era de longe a pior. Se vc tiver Amazon prime há como resgatar Carmilla da novo século pro Kindle, aí você mesmo lê e compara para tirar suas conclusões (o app do Kindle funciona no Pc e celular, não precisa do aparelho em si para ler)

Greg.Curide 09/09/2023minha estante
Ahhh que dica massa ! Tenho prime e tenho Kindle , dar um conferida agora hahaha. Valeu amg !

Æon 09/09/2023minha estante
Nada! Caso se lembre, volte aqui depois e diz oq achou do comparativo!

Maria15781 06/10/2023

É um bom conto e bem rapidinho de ler!
A escrita é boa e é uma história bem contada por mais que eu tenha achado meio enrolada em algumas partes.
MillaBook 06/10/2023minha estante
E eu que comecei e achei impossível continuar ?

Maria15781 06/10/2023minha estante
Sério? Por que?

MillaBook 06/10/2023minha estante
Achei monótono ?devia dar mais uma chance?

Maria15781 10/10/2023minha estante
É bem monótono msm, mas e o final eu achei bem enrolado, mas é uma leitura muito rapidinha, da uma chance e vê oq acha

Gihzombie 21/08/2024

???? ?
Uma leitura agradável e rápida. Carmilla como toda vampira é extremamente sedutora e encantadora, mesmo sendo tão mortal.
Eu amei a leitura apesar de ser curtinha ??
graazifarias 21/08/2024minha estante
Terminei de ler hoje, gostei da atmosfera gótica, mas vou dar 3 ?? rsrs

Gihzombie 21/08/2024minha estante
@graazifarias pq 3 mulher?! ?

graazifarias 22/08/2024minha estante
Eu particularmente curti a experiência, mas não é um "QUE LIVRO!!!". Gostei de ter lido e conhecido, gostei da escrita e da atmosfera gótica criada, mas não é lá grande coisa.

Gihzombie 22/08/2024minha estante
@graazifarias Entendi. Eu já li ele esperando a mesma pegada de Drácula, não esperei que tivei algo demais. É bom, mas, não é marcante de fato

álex! 24/11/2021

carmilla
não meus amores que decepção foi essa???? fui na ilusão de ter um romance sáfico lindinho e recebi um conto gótico sem pé nem cabeça???

amei nota 0
Ashiley.Carolina 24/11/2021minha estante
entendo o sentimento, também achei que era um romance sáfico perfeito e me veio essa loucura

álex! 24/11/2021minha estante
amg eu fiquei ???? o livro todo do começo ao fim

Ashiley.Carolina 24/11/2021minha estante
pra confortar seu coração irei te indicar um livro safico com sobrenatural nacional que tem no kindle unlimited: "o que os vampiros fazem no sol" ?