Operação Shanghai

Malu Ghiraldeli

Resenhas - Operação Shanghai

Menina.Jasmim 03/09/2020

Super Divertido!
Eric é um agente da inteligência nacional que acabou de sair bem-sucedido de mais uma grande investigação, recebendo da mídia o apelido de Agente Ninja. Mesmo sendo descendente de japoneses, Eric quer distância de qualquer coisa que o lembre do Japão, então é de se esperar que o novo apelidinho não tenha sido nenhum pouco de seu agrado. E também é de se esperar que seu próximo caso, uma investigação sobre tráfico de mulheres envolvendo a Yakuza, soasse como uma grande provocação por parte de seu chefe. Mas claro que não há como declinar um caso tão importante.

Paola é uma hacker conhecida como Lovebug. Ela é contratada por um membro da Yakuza e sua nova missão é se infiltrar no departamento de polícia de São Paulo e descobri tudo sobre a nova operação, batizada estranhamente de Shanghai. Dessa forma nossos dois protagonistas se encontram. Aparentemente em lados opostos, mas as coisas não são o que parecem e logo precisam dar um jeito de trabalharem juntos.

Operação Shanghai é um livro nacional que me conquistou pelo nome. O que Shanghai tem a ver com Japão se fica na China? Pois é, aparentemente nosso grande detetive é tão por dentro dos assuntos nipônicos que nem ao menos se lembrava dessa informação antes de nomear seu novo caso.

A princípio, pensei que não fosse gostar tanto da história por conta dos personagens, suas personalidades não me agradaram de cara, mas ainda bem que continuei mesmo assim. O livro é narrado por ambos os protagonistas e podemos conhecer mais de cada um. A leitura é muito leve e divertida. Tanto Paola quanto Eric conseguem arrancar gargalhadas do leitor e você passa a leitura se divertindo ao mesmo tempo que curioso para descobrir como a investigação irá terminar.

Algumas partes achei um pouco corridas e talvez um tanto quanto forçadas, por exemplo, como que a hacker consegue entrar no sistema do departamento de polícia tão fácil por um celular? Por mais que haja uma explicação que, para a minha pessoa que não entende nada desse universo, tenha soado veridíca, ainda assim achei um pouco estranha a facilidade. Além disso, o relacionamento dos dois se desenvolve bem rapidamente sem muitos porquês. Mas tudo isso eu relevei por ter sido uma leitura bem leve e divertida, que me fez fechar o livro com uma sensação boa e a certeza que irei reler a história de Paola e Eric sempre que precisar de algo rapidinho e divertido.

site: https://www.instagram.com/p/CEr32A7DFUQ/

Jis Rocha 02/06/2019

Paola Manzoni parecia uma mulher normal,mas no submundo era conhecida como Lovebug,uma hacker muito esperta e temida por derrubar sistemas do governo,é contratada para um trabalho grande e diferente:se infiltrar no departamento de polícia de SP,mais precisamente ficar de olho no investigador Eric Shimura,que estava à frente de uma operação. Parecia um trabalho fácil mesmo seu contratante tendo vínculo com a Yakusa, ela aceita.
Eric é um investigador da inteligência policial que ficou muito famoso após ter sucesso em um caso de terrorismo internacional,onde a mídia o apelidou de Agente Ninja,mal sabendo todos que,mesmo tendo descendência japonesa,ele odeia tudo referente a sua cultura preferindo o anonimato. Em uma reunião fica sabendo sobre um esquema de tráfico de mulheres brasileiras no Japão, onde a Interpol o coloca pra chefiar a operação no Brasil, e ele batiza de Operação Shanghai.
Esses dois destinos se encontram no departamento,cada um concentrado em sua missão,e nem desconfiam que,uma vez vinculados com a Yakuza boa coisa não pode ser...ou pode?
O inimigo pode estar a espreita,trazendo um passado de cada a tona onde trabalharam muito para esquecer.
?Um livro com uma leitura muito fácil, cada autora (pelo que soube) escreveu o capitulo narrado por cada um e essa junção deu muito certo.
Mesmo a história se passando no Brasil,temos referências a cultura japonesa e sim, também tem menções a doramas e hentai.
Não dei 5 estrelas pois achei muitas atitudes da Paola um desrespeito as tradições da familia do Eric, ela impôs uma situação para "acalmar"os ânimos dela, mesmo sabendo que poderia afetar a relação familiar dele de vez. Não preciso conhecer a cultura oriental para saber que eles vivem as tradições. Ela dizia que não estava fazendo isso somente por ela, mas no fundo era sim, e depois agia como se nada tivesse acontecido. .
Mas é um livro que vale a leitura, com espiões,perseguição,segredos e claro, a Máfia.
Livro lido em parceia com a editora .

Pri 31/03/2019

Um pouquinho do Japão
Eu estava super curiosa para ler esse livro desde que soube que seria lançado. Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, me surpreendi bastante.

"O que tinha acontecido com a minha vida? Eu não sabia a resposta."

Eric Shimura é agente policial e faz parte da equipe de inteligência. Após solucionar casos importantes, acabou recebendo uma fama indesejada e o apelido de Agente Ninja, pela sua aparência de descendente de japonês. Devido a acontecimentos do passado, que fizeram com que se afastasse de sua família e suas origens, ele odeia tudo que seja relativo ao Japão e só quer que sua vida volte ao normal. No entanto, seu chefe Tom parece decidido a não deixar seu nome sair da boca do povo, e Eric acaba sendo escolhido para uma investigação internacional sobre tráfico humano, relacionado ao desaparecimento de garotas brasileiras, e que pode ter relação com a máfia japonesa, a tão conhecida Yakuza. É o maior caso a que Eric foi designado, mas ele não sabe até que ponto deseja se envolver.

"— Bom, minha mãe me ensinou uma coisa, Eric: você não é responsável se não tiver conhecimento do que acontece, contudo, se você descobrir a verdade e não fizer nada, então você é tão culpado quanto os demais."

Paola Manzoni é uma hacker muito boa em burlar a lei e acabou de conseguir o que pode ser o melhor trabalho da sua vida. No entanto, será também o mais arriscado. Dessa vez ela precisará infiltrar-se no departamento de polícia como secretária, para conseguir monitorar de perto o andamento da mais nova investigação da equipe de inteligência, a Operação Shanghai. Para completar, seu principal alvo é o próprio Agente Ninja.

"(...) mas eu tinha aprendido com a vida que, em casos extremos, devemos nos manter frios e raciocinar rápido. Ser tomado por emoções só atrapalha."

Eric não vai com a cara de Paola quase instantaneamente. Ele desconfia o tempo inteiro, então ela precisa ter uma abordagem cuidadosa para não levantar suspeitas do restante da equipe e alcançar seu objetivo. Mas conforme as investigações avançam, ambos vão notando a dimensão do problema em que foram metidos e precisam repensar seus papéis, pois aos poucos percebem que podem ter tomado algumas decisões erradas. Assim descobrem que talvez seu inimigo seja seu melhor aliado e que nunca dá para fugir do passado.

"E eu estava gostando da ideia de ser o parceiro dela. O que será que o futuro nos traria? Querendo ou não, nós ainda parecíamos estar em lados opostos no campo de batalha. Lados opostos com um objetivo em comum. O que viria depois?"

Eric é um policial certinho, que gosta do que faz e é muito bom nisso. Mas era feliz trabalhando na anonimidade e anda insatisfeito com tanta atenção. É acostumado a ser solitário, pois se afastou da família há muitos anos e prefere não lembrar do que causou isso. Paola também é solitária, mas por motivos diferentes. Também por rancores antigos, decidiu ser uma fora da lei em tempo integral. Os dois são personagens muito carismáticos e misteriosos, que formam aquele casal típico que começa se odiando, mas todo mundo sabe que isso é só até rolar o primeiro beijo. Suas histórias foram bem construídas e as autoras fizeram um excelente trabalho de criação com os personagens secundários também, que são envolventes — só peguei um certo ranço da Alice e do Guilherme, os outros agentes do setor de Eric. haha

"Amar, de fato, era curioso. Causava-me arrepios e, ao mesmo tempo, me dava forças para continuar."

Por algum motivo, eu achava que esse enredo se passava no Japão, então imagina meu espanto quando descubro que é em São Paulo. hahaha Mas achei bem interessante que, apesar de se passar numa cidade conhecida por nós, o nível de referências nipônicas é altíssimo, inclusive no vocabulário. Mas as autoras não nos deixam nem um pouco perdidos, porque tudo tem uma nota que explica o significado. Achei muito legal elas terem pensado com tanto carinho nos leitores que não sabem nada do Japão. hahaha Esse foi o livro de investigação policial mais diferenciado que já li. Tem sim cenas de tensão, pois aborda as questões de tráfico humano e máfia de forma suficiente a nos fazer refletir, porque é um assunto bastante sério. No entanto, também é um livro de comédia, e eu me pegava rindo a todo momento, de coisas bem bobas. Adorei como elas conseguiram construir essa história entremeando situações pesadas com outras tão engraçadas, o que tornou a leitura muito gostosa.

"(...) compreendi que chorar não era ruim, apenas aliviava o sentimento pesado dentro do peito."

A narrativa é em primeira pessoa e os capítulos se revezam entre o ponto de vista de Eric e o de Paola. Uma curiosidade é que a Malu escreveu a parte do Eric e a Letícia a parte da Paola, mas a história não deixa nenhum furo, no capítulo seguinte a gente sempre sabe o que estava se passando na cabeça do outro personagem. Essa foi outra coisa que achei muito interessante durante a leitura.
Como eu li o e-book, não posso falar muito da diagramação, só afirmo que o e-book foi super bem pensado para agradar ao leitor. Mas na página do Facebook de Operação Shanghai as autoras compartilharam várias imagens e deu para ver que o livro está lindíssimo, cheio de detalhes.
Foi um livro agradável, que me prendeu e me surpreendeu muito. Posso dizer que é um estilo que pode cativar diversos públicos e as autoras souberam dosar bem o quanto de mistério colocar e o tempo para ir revelando-os, ao ponto de não deixar o leitor ansioso ou entediado. Recomendo muito a leitura!

site: https://www.sigolendo.com.br/2019/03/resenha-operacao-shanghai.html

Jeji 04/01/2019

Resenha Operação Shanghai
Operação Shanghai é um livro que conquista seu coração. Você fica dias dentro deste universo depois de terminar de ler. E você fica com gosto de quero mais!

Mais em: https://cartasdajeji.blogspot.com/2018/01/operacao-shanghai-resenha-literaria.html?m=1

Cristiane 20/05/2018

Fui selecionada para ler esse livro antes do seu lançamento e confesso que tinha lido a sinopse e fiquei muito empolgada para ler. Muito obrigada por terem me escolhido Letícia Godoy minha escritora parceira de anos e Malu Ghiraldeli, o livro de vocês superou minhas expectativas, obrigada pela confiança. Eu amo livros de romances policiais e “Operação Shanghai” foi muito surpreendente para mim.

Vamos conhecer o Eric, ele é um policial que acabou se tornando famoso por ter resolvido um caso que ficou muito famoso na mídia e também pela sua sagacidade e inteligência na solução dos seus casos. Eric, por mais que tenha origem japonesa, ele tem ranço pela cultura dos antepassados e detesta quando as pessoas começam a perguntar para ele coisas relacionadas ao Japão que ele não faz a menor ideia do que seja. Nem os nomes das comidas japonesas ele conhece, o que faz ele passar uns apuros em vários momentos.

“Não estou negando esses fatos, concordo que sou realmente bom no que faço, mas há um limite para tudo não?”

Já Paola, é uma garota muito inteligente e que usa suas habilidades com tecnologia e computadores para conseguir ganhar dinheiro. Ela é uma hacker, mas ela não está do lado bem nessa história. A única coisa que interessa Paola é o dinheiro e cumprir com que foi acordado com ela, mesmo que isso fuja a ética.

Eric é escalado para participar de uma investigação que envolve a Yakuza, o que deixa ele muito desconfortável, pois ele tem certeza que se mexer com as pessoas erradas, pode se dar muito mal. A investigação consiste em descobrir quem está envolvido com a Yakuza aqui no Brasil e quem está traficando mulheres para o Japão, fazendo com que elas trabalhem com prostituição e não tenham condições dignas de vida. Eric se vê lançado em uma situação complicada, pois até a Interpol está envolvida nisso. O que ele não entende é por que ele tinha que ser escolhido para liderar isso? Eric não sabe absolutamente nada sobre o Japão, tanto é que ele coloca o nome da investigação como “Operação Shanghai” e ele não sabia que Xangai fica na China (o que me fez rir muito) e a justificativa que ele da para essa gafe é que ele quer tirar a atenção de quem possa se interessar pelo caso.

Já Paola, é contratada por Hiru, um homem todo certinho que faz parte da Yakuza e que precisa que ela seja os olhos dele na polícia e que descubra todos os passos de Eric e a que ponto está a investigação da “Operação Shanghai”. Para ela conseguir alcançar seus objetivos, ela vai ter que usar suas habilidades como hacker e seu charme para conseguir o que quer.

“Forcei um sorriso mais falso do que o Windows de muitos por ai enquanto ela depositava a xícara na minha frente e olhava para Tsunoda.”

Quando Eric vê Paola pela primeira vez, ele fica indignado, inconformado de como seu chefe pode contratá-la para ser a nova secretária do seu departamento. Ele simplesmente a chama de Anime secretária (kkkk) e começa a achar que todos estão querendo enlouquecer ele colocando no caminho dele o tempo todo referências ao Japão.

Paola acha Eric um completo sem educação, mas ela não esta lá para agradá-lo, mas sim para ter acesso ao que ele está fazendo na investigação e conseguir ganhar o dinheiro que foi prometido por Hiru.

Ao mesmo tempo em que você torce pelo mocinho, você torce pelo vilão também. Achei isso incrível. Encontrei referências na história de “Mulan”, minha personagem preferida da Disney, desde sempre. As duas escritoras usaram várias palavras de origem japonesa, o que deu ainda mais verdade na história e muito orgulho por ter lido algo tão incrível e por ter sido escrito por autoras nacionais. Além disso, o livro é muito engraçado, me diverti muito! Em vários momentos eu me via dando risada sozinha (kkkkk), o que era um pouco constrangedor, por que geralmente eu estava sozinha dentro de algum ônibus, então, todo mundo me olhava achando que eu estava louca.

A história é contada pelo ponto de vista de Eric e de Paola. Os capítulos são intercalados entre um e outro o que nos deixa ainda mais interessados pela leitura. Conseguirmos ver as situações pelos dois lados, o que nos deixa ainda mais intrigados.

Se vamos ter um romance nessa história? Vamos sim, mas não é o foco, o que me deixou ainda mais empolgada em ler. O foco era a investigação, e não se iluda achando que a solução foi algo simples. Nem pensar. Quando a os acontecimentos começam a tomar forma e muitas pessoas começam a ser envolvidas como suspeitas no caso, todo cuidado é pouco.

Tanto Eric quanto Paola, foram personagens incríveis para mim. Eu gostei muito da experiência de leitura, fiquei na torcida em muitos momentos e em outros receosa pelo que ia acontecer. Essa história é exatamente o tipo que eu gosto de ler, portanto recomendo!

Realizei a leitura no formato ebook, e gostei bastante, não encontrei erros o que fez com que a experiência de leitura fosse excelente.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2018/02/resenha-operacao-shanghai.html#.WwDvBO4vzIU