São Luís

São Luís Jacques Le Goff

Resenhas - São Luís

marcuss 02/07/2015

São Luís ou Luís IX, um dos poucos reis medievais a se tornar santo, não trouxe inovações ou mesmo foi único em nenhum sentido, era simplesmente o rei exemplar, segundo os modelos estabelecidos por sua época, primou pela justiça, pela paz e pela expansão do Cristianismo. Conhecido por sua humildade, principalmente na volta da primeira das duas cruzadas que lutou, alimentou os pobres, religiosos ou não, com suas próprias mãos. Devoto, andou descalço em suas peregrinações e somente chegava próximo ao altar das igrejas de joelhos.
Tornou-se também um rei mais vivo sob o olhar rigoroso de Le Goff em relação a documentação analisada, percebendo que era um homem risonho, alegre e carola, a ponto de repreender e a estimular os amigos dentro das práticas católicas.
Além de somente nos contar a história de uma personalidade da era medieval, Le Goff nos mostra a mentalidade daquela época e como foi possível São Luís ser quem foi. Ficam explícitas dessa forma o significado da morte, a relação entre a cristandade, os judeus e o islão, os preparativos para a era moderna, a criação do Estado e da monarquia francesa.
A leitura da obra vale a pena não somente para conhecer esse ícone construído pela sua própria história, mas pelo esclarecimento e a desconstrução de ideias pré-concebidas do que foi e significou a Idade Média.