Invisíveis Marias

Invisíveis Marias Rejane Jungbluth Suxberger

Resenhas - Invisíveis Marias

Vanessa - @livrices 20/06/2019

Muito se fala sobre feminicídio, mas pouco se problematiza as pequenas agressões simbólicas, patrimoniais, verbais ou físicas que mulheres sofrem todos os dias no ambiente chamado de lar, mas que muitas vezes é o inferno na terra.
Algumas práticas e comportamentos são tão arraigados na nossa ratio machista, que são considerados naturais - até chegarem ao ápice do feminicídio/tentativa de.

Esse livro é escrito por uma juíza e conta casos reais presenciados nas audiências de violência doméstica presididas por ela.
Especialmente aqueles que não têm contato com o judiciário deveriam ler para conhecer a dinâmica das audiências, o porquê da resistência de algumas mulheres em denunciar (tão mal compreendida aos olhos da sociedade) e os pequenos/extremos casos que protagonizam dia a dia na mão de homens que as tratam como propriedade.

É um livro curto, me emocionei com muitas histórias. Me indignei com todas. Algumas são tão bizarras, tristes e ridículas que seria difícil o cidadão comum acreditar, se não tivessem chegado no judiciário. Mas nós que estamos ali diariamente sabemos bem o quão reais elas são.

Minha única crítica é que a autora as vezes utiliza termos jurídicos em falas das partes, o que, pela própria condição de pobreza e simplicidade relatada, é um pouco/muito improvável que elas realmente tenham dito aquilo. Mesmo assim, vale muito a pena. Mais uma reunião de histórias que denunciam a constante misoginia e machismo que essa sociedade hipócrita insiste em negar.

site: https://www.instagram.com/p/BuzrjawAsMr/