Canção de Ninar

Canção de Ninar Leïla Slimani

Resenhas - Canção de Ninar

Pandora 13/08/2018

Quando li a sinopse do livro, imediatamente me lembrei do caso Yoselyn Ortega. Depois li numa reportagem que a autora estava escrevendo um livro sobre babás quando o crime aconteceu e ela decidiu mudar o rumo de sua história.

Crimes de grande repercussão sempre nos levam à mesma questão: por quê? Mas aqui, como no famoso caso real, esta pergunta talvez não possa ser respondida. Ao invés disso, Slimani constrói uma narrativa sem julgamentos, clara, escrita sem excessos, levantando questões como: desigualdade social, solidão, instabilidade emocional, imigração, poderes delegados.

A babá é maravilhosa quando toma para si tudo o que os Massé não querem ou não têm tempo e paciência para lidar: afazeres domésticos, alimentação caseira, cuidado com os filhos. Ela é a fada que torna o lar agradável, que permite que aqueles pais cansados possam ir atrás de suas realizações pessoais, suas ambições profissionais, que possam ser pessoas independentes apesar do fato de terem filhos. A babá é horrível quando age como se a casa fosse sua, impõe regras, desrespeita as dos patrões, invade espaços, dá palpites, orbita o tempo todo naquela casa. Ela é a presença necessária e incomôda. O acessório indispensável que não tem vida própria.

A narrativa é muito boa; o final talvez um pouco corrido. Apesar de não haver respostas, talvez uma reconstituição mais minuciosa do fatídico dia suscitasse mais questionamentos, mais debates; mais dúvidas, talvez? Acho que teria sido interessante.

Belle 16/08/2018

Desde a primeira linha sabemos do assassinato das duas crianças por parte da babá. No decorrer da história acompanhamos a estranha relação de dependência que se estabelece entre a família e a babá, dos meses perfeitos às pequenas frustrações que vão culminar na tragédia.
O livro discute o papel da maternidade, as relações culturais e de classe entre imigrantes na Europa. Apesar de, no início, termos a impressão de se tratar de um livro policial a autora dá maior enfoque na problemática relação entre mulheres de classes distintas, a dependência e o desprezo da classe média e alta pela vida e sentimentos das mulheres que criam seus filhos enquanto elas constroem suas carreiras.
A tensão do livro é constante e ele propicia uma grande reflexão nos temas abordados.

site: https://www.instagram.com/p/BmifBZun52F/?taken-by=jubiloememoria

Cris Corradi 05/09/2018

Canção de ninar
Adorei o livro. Exato nas "entrelinhas", seu final já revela-se no início e a narrativa se estende de forma sutil sobre os segredos que cada mente humana insiste em não mostrar. O perigo das relações, de estarmos muito próximos de pessoas que introduzimos em nossas vidas sem tempo e cuidados para observá-las mais profundamente, principalmente quando se trata daquela que é responsável pelos cuidados de nossos filhos. Escrita sem firulas. Recomendo.

Lu 05/10/2018

Impactante e Frustrante!
Na primeira página vc já é apresentado ao grande plot da história, o que te faz querer entender o que aconteceu? Tudo é relatado de forma eloquente e detalhista, e isso te faz pensar em teorias, despertando no leitor um instinto investigador.
Porém, se vc espera compreender o motivo pra tudo o que houve, vc ficará frustrado, como eu. Pois, trata-se de um relato, bem realista, mas sem afirmações sobre nenhuma das possibilidades de conclusão do leitor.
Mas apesar dessa minha pequena frustração, a experiência com essa leitura foi válida e eu recomendo.

Eliz/@nossaliteratura 07/10/2018

Canção de Ninar conquistou o Prêmio Goncourt e foi o livro mais lido na França em 2016.
Com todo o seu poder atrativo da narração, desde a primeira página, em sua primeira frase: “o bebê está morto”, tomamos conhecimento que este não será um livro fácil. Difícil também é a decisão de largá-lo, a vontade é de seguir lendo sem interrupções até descobrir porque esse mal terrível caiu sobre aquela casa, porque duas crianças são mortas e em quais circunstâncias.

Entramos na vida de mulheres que, ao seu modo, tentam recuperar seu espaço na sociedade, sejam ricas ou pobres, sentimos a luta diária necessária para se desvencilharem das amarras de uma sociedade de oprime, que cobra uma maternidade perfeita e exige que sejam receptáculos silenciosos de problemas e doadoras singelas de afeto, educação e boa criação. São questões sociais de mundo, mas que atingem o nosso pessoal individual.

Conhecemos os pais, Myriam e Paul, e os filhos, Mila e Adam. Uma família parisiense de classe média que busca melhorar de vida, mesmo que para isso tenham que entregar a educação dos filhos para outra pessoa. Quando a mãe decide sair de casa e voltar a trabalhar, a família inicia a busca por uma babá, e encontram Louise, fortemente elogiada, eles sentem que fizeram uma boa escolha.

Em alguns pontos do livro senti cansaço pela descrição da rotina da família, tudo para conhecermos a perfeição da babá e o completo desequilíbrio familiar. Nesta balança um peso pendeu e algo se rompeu, e em cada frase bem cuidada descobrimos os motivos da quebra, como um estalo que nos desperta, para mostrar que a leitura de um livro não é a busca incessante pelo seu desfecho, mas a emoção de avançar cada página e viver realmente o desenvolver de cada personagem.

Grifo: "Ela se contentaria em observá-los viver, em agir na sombra para que tudo ficasse perfeito, para que a máquina nunca parasse de funcionar. Nesse momento ela tem a convicção íntima, a convicção ardente e dolorosa de que a sua felicidade pertence a eles. Que ela é deles, e eles são dela”.

site: https://nossaliteratura.wordpress.com/2018/08/24/resenha-cancao-de-ninar-de-leila-slimani/

cy_livros.filmes.etc 07/10/2018

Canção de Ninar, de Leila Slimani, Editora Tusquets
O livro conta a história do casal Myriam e Paul, de seus filhos Mila e Adam e da babá Louise. Nas primeiras frases a surpresa, o choque: ?O bebê está morto. ? A menina, por sua vez, ainda estava viva quando o socorro chegou. ? Adam está morto. Mila não vai resistir.? A babá que tentou se matar, está em coma. A partir daí a autora vai reconstituir os fatos que levaram estas pessoas a este triste desfecho.

Parece um livro policial, sobre crime, mas não é. Aos poucos vamos vendo questões muito complexas como por exemplo o dilema das mulheres de hoje sobre criar filhos x trabalhar, a hipocrisia que às vezes existe nas relações entre patrão e empregadas domésticas e os preconceitos em relação à culturas diferentes e aos imigrantes.

Há algum tempo as mulheres eram educadas e preparadas para se casar, cuidar da casa e dos filhos. Felizmente algumas coisas mudaram, mas a sociedade ainda cobra da mulher esta obrigação com a maternidade. Há mulheres que simplesmente não nasceram para exercer o papel de mãe. Myriam talvez seja uma delas. No começo da maternidade não quer nem pensar em deixar os filhos com uma babá. Aos poucos, vai se entediando, se amargurando, se arrependendo. Quando surge a chance de voltar a trabalhar agarra-se a ela e começa a procurar uma babá. O marido, omisso na criação dos filhos, a princípio não quer saber de babá, mas acostuma-se rapidamente à vida aparentemente perfeita que Louise lhes proporciona. Ao invés de ficarem atentos e verem com cautela a dependência que têm de Louise, os dois se acomodam com a situação, inclusive explorando-a, já que ela faz todo o trabalho doméstico da casa e não só o de babá para o qual foi contratada. O casal, muito satisfeito, passa a transmitir aquela falsa impressão de que a babá é um membro da família. Primeiro a convidam para jantar com seus amigos, depois decidem levá-la para a Grécia nas férias.

Louise teve um péssimo marido que ao morrer só lhe deixou dívidas e uma filha que ela rejeita por ser fisicamente muito diferente dela e não dar valor às coisas que a mãe tanto preza.Para fugir desta vida ruim, Louise, cada vez mais encantada com sua nova condição, quer ficar para sempre com esta família, sem ter que voltar para seu detestável apartamento. Quer viajar novamente com eles e ser feliz. Para isso precisa se tornar necessária, indispensável. Assim, busca obsessivamente a perfeição.Torna-se dominadora, como se fosse a verdadeira dona da casa, o que faz com que Paul e Myriam comecem a vê-la com outros olhos e enxergar seus defeitos.

Eu vi comentários sobre este livro e algumas pessoas se queixam do final. A princípio achei meio abrupto, mas depois percebi que não podia haver uma justificativa para o crime. A pessoa que está investigando o caso afirma conhecer Louise, nós também a conhecemos no decorrer da história. É uma mulher maltratada pela vida, sofrendo algum distúrbio mental que não foi devidamente tratado (outra crítica sutil que a autora faz). E o motivo também nos é apresentado. Na sua cabeça perturbada, Louise acha que se Paul e Myriam tiverem outro filho ela poderá continuar com eles. Para isso precisa se livrar das crianças, que na sua opinião atrapalham. Claro que isso não é o que motiva seu ato, é algo que passa por sua cabeça, mas motivo mesmo nunca ninguém encontrará. Enfim, Canção de Ninar é um livro triste, angustiante, com um caso que infelizmente pode acontecer, como já aconteceu (a autora pode ter se inspirado em um caso ocorrido em Nova York), mas ainda assim vale a pena ser lido, porque levanta importantes questões sociais.

AmAlia51 16/10/2018

Decepcionante!
Sinceramente? Não sei nem o que escrever. Quando a gente começa a ler, já sabe que não vai haver grandes surpresas... ou pelo menos pressupõe que já pegou o cerne das relações e onde vai dar. Porém, eu fiquei com aquela sensação de que algo estava para acontecer, além da angústia, claro. E aí eu me frustrei...

RFurquim 18/10/2018

Um livro angustiante
Uma babá mata duas crianças e depois tenta se matar. A partir disso o leitor é envolvido na ânsia de descobrir o porquê desse acontecimento tão tenebroso! Para isso precisa-se conhecer história de Louise, a babá, sua relação com as pessoas, seu amor pela família para a qual ela trabalha, se dedica e entega toda sua felicidade e esperança. E então quando essa felicidade começa a ruir, Louise nao consegue lidar com a sua realidade fracassada, solitária e dependente. E a partir desse momento, ela revela o seu lado sombrio. O livro apresenta a mecânica da sociedade atual na França, mas que se encaixa perfeitamente ao Brasil. As mães desesperadas por uma ?liberdade? através do trabalho, que as escraviza perante a culpa em largar seus filhos. A relação do casal depois dos filhos. A relação das babás com suas empregadoras e da vida dupla de ambas, no trabalho e na vida pessoal. A vida pessoal da mãe é a mesma vida de trabalho da babá, que, por sua ve, tem a sua vida pessoal desconhecida pela sua empregadora. Na vida dessa família esse limite foi ultrapassado e o resultado está logo na primeira página do livro.

Andy 24/10/2018

Apoio familiar
Com dois filhos pequenos e um marido que está sempre trabalhando ou cansado, sem nenhuma família próximaque participe da criação das crianças, Myriam deixou a si mesma de lado. Não se sente mais uma pessoa útil, percebeu seu universo se reduzir a assuntos banais da infância, não consegue mais se relacionar com os adultos, estáfadigada e entediada.
Após encontrar com um ex-colega de faculdade na rua, resolve voltar ao trabalho. Como o ano letivo está na metade resolvem contratar uma babá. Qual foi a surpresa do casal Massé quando encontraram a babá perfeita! Com isso tem início uma relação complicada que acaba com um desfecho trágico.
A narrativa em terceira pessoa e que revesa entre os personagens se dedica a estudar o psicólogico deles e o que levam as suas ações.
Apesar de começar pelo fim, Slimani não falha em prender atenção do leitor e nos faz devorar o livro apresentando uma narração crua dos pensamentos e sentimentos dos personagens.
Este livro nos leva ao exercício de se colocar no lugar do outro ao invés de julgarmos.
10/10 ?

Tayriny 09/04/2019

Oh Leila!! Cade o final?
Livro: Cancão de ninar
Autora: Leila Slimani
Editora: Tusquets
Critica por: @taycomdor

"Hoje ela voltou mais cedo. (…) Mila pediria um brinquedo. Adam chuparia uma casquinha de pão sentado no carrinho. Adam está morto. Mila não vai resistir.”

Critica: GENTE! O QUE ESPERAR DE UM LIVRO QUE JÁ COMEÇA COM A FRASE "O BEBE ESTÁ MORTO"!?
Cancão de ninar conta a história de uma baba que mata duas crianças apos ficar obcecada com a rotina dos patroes. Calma!! Isso não é um spoiler. A própria sinopse já nos deixa a par disso. Louise, uma babá bem requisitada consegue o tao querido trabalho depois de um processo seletivo bem rigoroso. Myrian estava cansada demais da rotina da maternidade e tudo o que queria era voltar a trabalhar. O casal decide então contratar a baba aparentemente perfeita, educada, dedicada e discreta. Com o tempo Louise se torna indispensável para os patroes que a leva ate nas ferias. O livro não é somente uma historia de infanticídio e sim o que levou a baba a cometer tal crime. O dilema da maternidade é um dos pontos principais do livro, a educação dos filhos, organização da casa, os parceiros que nem sempre ajudam e a pressão em cima das mães que muitas vezes são julgadas por abandonarem a profissão e sonhos para cuidar exclusivamente dos filhos, ou as que deixam os filhos em cuidados de outra pessoa para seguirem a profissão.
O livro é rápido e interessante e não da para parar enquanto não acaba. E quando acaba você coloca a mão na cabeça e fala: Manooo! cade a continuação dessa caralha?
4\5

Michel Pinto Costa 09/04/2019

Suspense Interessante
Um bom suspense que desenvolve bem a personalidade dos personagens.
Um toque de 'A Mão que Balança o Berço', com as dificuldades e cobranças da maternidade e das dificuldades do casamento.
Tem potencial de embrulhar os estômagos de quem é mãe.
Sensação de amarguro bem imersiva.

skuser02844 11/04/2019

meh
achei o livro muito arrastado, muita coisa desnecessário e pouco desenvolvimento da história.
o spoiler inicial do livro faz ter grandes expectativas, mas quando chega no final do livro acontece tudo muito do nada, sem explicação nem aviso prévio e a gente fica sabendo muito de lado das coisas.
acho q podia ser um livro muito bom, se fosse bem escrito.
acho que podia desenvolver melhor a personagem da babá, falando mais sobre como ela se sente e tals.
o livro não explica nem como aconteceu a morte das crianças direito, muito menod porquê.
ele deixa aberto pra interpretações, mas deixa aberto demais.
achava que fosse ser melhor, um pouco decepcionada.

Luana 11/04/2019

Deixou muito a desejar
Resenha | Canção de Ninar
Autor : Leila Slimani | Nota : 3.5/5
Editora : @tusquets

O que esperar de um livro que já começa com o "bebê está morto"!

O livro conta a história de uma babá que mata duas crianças...Já vou avisando...Isso não é spoiler, pois, já no início do livro já menciona isso.

O casal Myriam e Paul inicia uma seleção rigorosa em busca da babá perfeita e ficam encantados com Louise: discreta, educada e dedicada, ela se dá bem com as crianças, mantém a casa sempre limpa e não reclama quando precisa ficar até tarde.

Aos poucos, no entanto, a relação de dependência mútua entre a família e Louise dá origem a pequenas frustrações ? até o dia que ocorre uma tragédia.

Minha opinião: o livro tem o início tenso, mais depois a história fica um pouco parada, pois a autora descreve repetitivamente a rotina da família, deixando a leitura um pouco chata e cansativa.

Apesar disso, ele trata de alguns assuntos importantes sobre as responsabilidades que são impostas a mulher relacionadas a maternidade e ao trabalho.

Sobre o final: se a autora tivesse apresentado mais informações sobre os acontecimentos da primeira página poderia ter sido melhor.

Meu conselho: Leia sem grandes expectativas.

Kelly | @kellymachadoblog 28/04/2019

Canção de Ninar
O livro conta a história de Myriam, seus filhos, seu marido e a babá Louise. Myriam teve dois filhos e parou de trabalhar, mas agora sente que precisa retomar sua carreira e para isso decide contratar uma babá, mesmo com a relutância do marido. Após algumas entrevistas eles se decidem por Louise, uma mulher que preencheu todos os requisitos que Myriam queria e que passa a cuidar das crianças de uma maneira excepcional tornando-se tão indispensável àquela família que passa a dormir na casa e ir para as férias com eles.
Nos é apresentada a vida de Louise, o que faz enquanto cuida das crianças e também quando está sozinha em casa. Conhecemos seus problemas, dívidas, conflitos internos e familiares. Mas o plot twist da história foi entregue na primeira frase e você se vê devorando o livro numa tensão crescente afim de descobrir o que levou aquele ponto trágico, e então.... nada. Não temos uma explicação concreta dos motivos do que aconteceu, não temos um pós do ocorrido, nada. Particularmente, foi uma leitura bem frustrante.
Eu devorei o livro, a leitura é muito rápida, instigante e angustiante mas eu achei a construção muito fraca. O grande ponto da história ter sido contato na primeira página acabou com o livro, não deixando surpresas.
Se considerarmos a leitura para conhecer a mente de Louise, entender o que uma rotina de trabalho puxada unida a uma solidão intensa pode causar a uma pessoa, ok, é uma leitura válida. Mas não consigo defender esse livro no ponto de vista de thriller, ainda mais que é baseado em uma história real que teve julgamento recentemente. Fiquei muito frustada com o final aberto que a autora deixou. Não teve um motivo especifico para o que aconteceu, é fato que o cansaço e dificuldades que todos enfrentavam no dia a dia eram fatores graves, mas não decisivos para tal tragédia. Senti falta de um final fechado, que mostrasse os motivos ou talvez um julgamento. Senti o ar de angústia durante toda a leitura, mas não teve nenhuma surpresa já que de cara você sabe o que aconteceu e quem matou as crianças.

site: https://www.instagram.com/leituraetal/