Canção de Ninar

Canção de Ninar Leïla Slimani

Resenhas - Canção de Ninar

Lou 16/11/2020

Faltou algo.
Venho apenas reforçar o que muitos aqui já disseram. O livro é de leitura fácil e, no início te envolve bastante. Eu comecei a ficar entediada quando se encaminhava para a reta final e, foi justamente aí que as coisas desandaram. Fiquei frustrada com a ?resolução? de tudo. A impressão é de que a autora aprofundou no começo, para depois, no auge do livro, deixar tudo raso, sei lá. Aí vem essa sensação de: ?Ué, acabou?? E vários questionamentos em aberto que ficam para a imaginação dos leitores.

Thauany 25/01/2023

Final capenga
A história é bem fluída e traz vários questionamentos sobre posições de classe preconceitos sociais, em dado momento sentimos que estamos dentro da cabeça da personagem Louise mesmo com a narrativa em 3ª pessoa.
Mas apesar de tudo o final é muito fraco, a autora tinha tudo para desenvolver e amarrar o final mas optou fazer um desfecho ?semi aberto? que ficou muito ruim.
Mas vale a pena a leitura quando se vai sem grandes expectativas.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 30/03/2020

Esperava que fosse um suspense..
Já na primeira página do livro temos uma ação incrível e um suspense que promete ser maravilhoso mas, 75% da leitura é apenas um drama bem do chato o que me deixou muito decepcionada, a "ação" que temos no final é algo que já foi entregado pra gente na primeira página então sem suspense nenhum.
A escrita é fluída, isso não posso negar.

Nathy 04/08/2020

Experiência horrível
Iniciei a leitura inciando achando que seria um super suspense, mas a leitura simplesmente não fluía, estava quase insuportável de tão chata. Enfim termino com a sensação de tempo perdido, não lembro de ja ter lido uma obra tão ruim quanto essa foi pra mim...
Patricia.Varela 04/08/2020minha estante
Compartilho com vc a mesma opinião. Não me agradou e me deixou com uma péssima sensação.

PITUCALELE 24/04/2023

Canção de ninar
Uma babá aparentemente perfeita começa a trabalhar p um casal com duas crianças, com narrativa em duas linhas do tempo, aos poucos a autora vai nos mostrando que essa babá não é tão perfeita assim. Um livro bem envolvente e perturbador.

Carol 28/06/2020

Ótimo livro!
Muito interessante acompanhar o crescimento da personagem ao longo do livro. Bem escrito, te prende do começo ao fim.

Alessandra.Adams 26/07/2021

Um livro de leitura super fluida e viciante. O fato de o livro entregar o que vai acontecer já no início, só aumenta mais a curiosidade de saber o que vai acontecer.

Kelly Oliveira Barbosa 31/05/2021

Canção de Ninar (Chanson Douce, 2016) chegou ao Brasil em 2018 pelo selo Tusquets da editora Planeta. É um romance da escritora e jornalista franco-marroquina Leïla Slimani. Ganhador do prêmio mais importante da língua francesa, o Goncourt.

Bom e o que falar dele, difícil. Esse livro envolve a gente de tal forma. É tão perturbadoramente atual. Que só lendo para entender. Mas vamos tentar.

Nas primeiras páginas do livro nos é apresentada a terrível tragédia que acaba de acontecer no apartamento dos Massé. Os dois filhos pequenos do casal Myriam e Paul, foram brutalmente atacados. O menininho faleceu e a menininha não irá resistir aos ferimentos. A babá, Louise, ao que tudo indica tentou suicídio, mas irá sobreviver.

Numa narrativa que incrivelmente te prende do começo ao fim, a autora desenvolve sua história que é muito mais, como alguns leitores comentaram, sobre o “porquê” do que sobre “o quê” aconteceu.

A mãe e a babá, Myriam e Louise, são as protagonistas. E a temática, ou melhor o conflito e drama da maternidade no “caos do mundo contemporâneo” é explorada. Uma mãe que não precisa trabalhar realmente para se sustentar; que sacrifica o cuidado dos filhos na verdade, porque a maternidade lhe é insuportável. Uma babá estrangeira, que todos dizem perfeita, pois vai muito além da função de cuidar carinhosamente das crianças e, lava, passa e cozinha sem cobrar nada a mais por isso; aquela que todos julgam “ser” e “estar” ótima, mas que guarda dentro de si seus traumas, seus pensamentos tenebrosos.

E os outros personagens. O pai das crianças, Paul; aquele que achou muito legal ser pai, mas afirmou para todos no trabalho que não queria que sua vida mudasse; aquele que não queria que a esposa trabalhasse, mas não tinha nenhuma ajuda ou apoio a oferecer a não ser a do próprio dinheiro; aquele que foi o primeiro talvez a perceber algo estranho com a babá, mas não fez nada para proteger a família. As próprias crianças, as maiores vítimas nisso tudo…

Esse é um livro que com certeza não vou me esquecer tão cedo. Um livro que mexeu comigo e mesmo considerando que eu não seja mãe. Acontece que é assustador pensar que muito do que é narrado aqui, falo do cotidiano dessas personagens, é mesmo a realidade de pessoas de qualquer grande cidade. A verdade é que a leitura me deixou melancólica. Melancolicamente reflexiva.

Canção de Ninar não é um livro de entretenimento. Longe disso, é um livro para pensar como estamos vivendo a vida nesse… no que chamo caos do mundo contemporâneo. Além da maternidade, o livro explora temas como: a relação patrão e empregado, imigração, criação de filhos e outros. Recomendo demais!

site: https://cafeebonslivros.com/2021/05/31/cancao-de-ninar-de-leila-slimani-94/
Ca Melo 31/05/2021minha estante
Tenho aqui e quero muito ler....

Kelly Oliveira Barbosa 31/05/2021minha estante
Vale muito a pena Camila.

Narryman 16/04/2023

Bom!
O final me decepcionou de cara, mas agora creio que foi bom. Um final que quebra mesmo, deixa a gente meio que "na mão".
(Sensação de ser um dos policiais tentando entender a motivação do assassinato).

A construção de Louise é muito boa. Vai se tornando muito claustrofóbico, sozinho.

Bia 14/12/2020

Não é um suspense.
Logo no começo do livro você já sabe o que aconteceu com as crianças e quem foi o responsável. Apesar de ser curto é uma leitura demorada, parecia que nunca ia acaba .

É mais um thriller psicológico. Não você dizer que perdir meu tempo lendo esse livro, por que pra mim toda leitura é válida, mais esse foi bem fraco.

Mari Pereira 06/05/2022

Tenso!
O livro é muito mais tenso do que eu esperava.
Nas primeiras páginas já sabemos o quê aconteceu e quem cometeu o crime. Mas não pense que isso acaba com o suspense. O principal mistério é entender a motivação.
Mas a motivação nessa história não é algo simples de entender. Exatamente porque as pessoas e as relações sociais que elas desenvolvem não são simples. Não é fácil apontar culpados.
Pra mim, o grande trunfo do livro é ter trabalhado com tamanha profundidade um tema que é tão interditado na França: o racismo. Pois na França esse debate não é colocado oficialmente. O máximo que fazem é uma discussão sobre migração. E achei o trabalho da autora em descortinar o racismo por trás de toda essa xenofobia sensacional.
Um livro que certamente vale a pena ser lido. Mas que exige um estômago forte para conseguir chegar até o final.
Janaina 07/05/2022minha estante
Interessou ?

Felipe 30/08/2020

Resenha crítica do livro
Durante o século XV, um conjunto de práticas econômicas e políticas denominado Mercantilismo entrou em vigor. Foi nessa época que o fenômeno da Globalização foi instaurado, marcado por um aprofundamento das relações sociais, econômicas e culturais entre os países, e tendo os seus primeiros passos no momento em que as nações europeias mercantilistas empreenderam grandes navegações em busca de novas terras e riquezas em outros países. O fenômeno da Globalização ainda se faz presente nos dias de hoje, e uma de suas manifestações reside nos movimentos migratórios.

Movimentos migratórios constituem um tema bastante polêmico, o qual suscita várias discussões. No caso da França, ocorre a explosão de intensos e violentos conflitos envolvendo imigrantes e seus descendentes na periferia. Durante um bom tempo, a imigração foi vista como uma solução para a carência de mão-de-obra e para o déficit demográfico no país. Contudo, após a ascensão de determinados grupos na país, há uma visão que é partilhada por uma parcela considerável da população: a de que o país não pode abrigar todos os imigrantes.

É nesse contexto que a franco-marroquina Leïla Slimani, franco-marroquina, concebe “Canção de Ninar”, uma obra atual que venceu diversos prêmios. Além da temática dos movimentos, Leïla problematiza as exigências dos deveres maternos em meio ao crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho, as complexidades inerentes ao ser humano e a influência que todas as circunstâncias em que um crime é cometido exerce sobre o seu acontecimento. A história tem o seu início a partir do seguinte trecho:

“ O bebê está morto. Bastaram alguns segundos. O médico assegurou que ele não tinha sofrido. Estenderam-no em uma capa cinza e fecharam o zíper sobre o corpo articulado que boiava em meio aos brinquedos. A menina, por sua vez, ainda estava viva quando o socorro chegou. Resistiu como uma fera. Encontraram marcas de luta, pedaços de pele sobre as unhas molinhas. Na ambulância que a transportava ao hospital ela estava agitada,tomada por convulsões. Com os olhos esbugalhados, parecia procurar o ar. Sua garganta estava cheia de sangue. Os pulmões estavam perfurados e a cabeça tinham batido com violência contra a cômoda azul. “ (SLIMANI, 2016, p.9)

Quem seriam o bebê morto e a menina que resiste a falecer? Quem foi o responsável pelo ocorrido? Diante de que circunstâncias esse incidente veio a tona? Como as pessoas envolvidas se conheceram?

Essas e outras questões têm as suas respostas desenvolvidas no decurso da narrativa.

Confira a opinião e a análise da história no blog

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2020/08/resenha-critica-de-cancao-e-ninar-de.html

Marina 13/04/2022

Achei uma leitura interessante. Ela começa o livro com um fato chocante e usa o restante das páginas para mostrar como a situação chegou aquele ponto. Nesse processo, ela mostra também um pouco da dinâmica da sociedade francesa contemporânea.
Ludmila 13/04/2022minha estante
Bom saber. Estava na minha lista mas vi umas opiniões não muito boas. Que o livro é lento, enrolando

Marina 13/04/2022minha estante
O livro é curtinho e eu li bem rápido, não achei enrolado. Mas como o livro começa com uma cena chocante, talvez as pessoas esperem que a história seja cheia de suspense e reviravoltas, por isso se frustram