Tempestade numa xícara de chá

Tempestade numa xícara de chá Helen Czerski

Resenhas - Tempestade Numa Xícara De Chá - A Física Do Dia A Dia

FPC 17/01/2024

Meu livro de divulgação científica favorito
Conheci o livro por acaso ao assistir um TED Talk da autora - inclusive recomendo ver o vídeo antes de ler o livro para ter aquele gostinho inicial ("A fascinante física do dia a dia - Helen Czerski": https://youtu.be/_ryJK294Psw?si=yqSNhx4aFMOXOY2f). Se o vídeo já é bom, o livro é muito melhor.
Depois de ler o livro, você começa a ver o mundo com outros olhos. Antes do livro, eu já era um amante da física, mas, depois dele, comecei a ver a beleza nas coisas mais simples. Ela é capaz de explicar, de forma intuitiva com a física, fatos que a gente nem pensaria como "Por que os patos não ficam com os pés frios?" ou quais são os princípios eletromagnéticos que regem as torradeiras. São inúmeros exemplos de coisas cotidianas que tem uma carga teórica por trás, mas que ela destrincha com maestria.
Caso você ainda tenha dúvida se vale a pena ler o livro, recomendo que leia pelo menos a introdução e deixe a própria autora te convencer. A escrita é muito leve e fluida, com analogias e com certa dose de humor. É um livro que deveria ser lido por todos que gostam de admirar a natureza por meio da ciência e por aqueles que querem sentir o gostinho da curiosidade de saber mais.

J..... 23/04/2022

É um dos melhores livros de física do dia a dia que eu li. A autora conversa sobre física e não simplesmente joga ela na sua cara. Vale muitissimo a pena. Já li 3 vezes esse livro.

Luis.Carlos 13/05/2019

Física para quem odiou física na escola
Uma ótima leitura de um gênero pouco explorado no Brasil, o dos livros de ciência popular, que explanam conceitos científicos (neste caso os fenômenos da física), para um público amplo não especializado.A narrativa de Helen Czerski é leve e pontuada de um fino humor britânico, mas não se deixe vencer se aqui e ali não conseguir captar totalmente os conceitos descritos pela autora pois esta é a graça do gênero, faz você querer ler mais sobre o tema para realmente entender um pouco sobre o assunto.

F. C. Gonçalves 24/09/2018

Um delicioso texto de divulgação científica
Que livro delicioso de se ler! Sem perder a correção teórica, Czerski aprofunda diversos conhecimentos físicos relacionados com aplicações do cotidiano e com experimentos e inovações tecnológicas que estão dentro dos mesmos princípios, leis e conceitos científicos.
É uma leitura muito gostosa, com boas sacadas de humor e analogias muitos inteligentes.
Recomendadissimo para quem gosta de ler sobre ciências ou que tem curiosidade sobre o mundo que nos cerca!!