Sobre os Fundamentos do Leninismo

Sobre os Fundamentos do Leninismo Josef Stalin

Resenhas - Fundamentos do Leninismo

Henrique050 18/03/2024

O texto é muito bom, é praticamente um manual de organização, óbvio que seguindo o modelo Leninista. Não achei o texto difícil de ler, claro que é preciso uma base mínima para compreender alguns termos, mas a leitura é bem tranquila e necessária para qualquer um que queira se organizar e até mesmo para os que apenas querem entender como funciona o método Leninista.

lordjoaovictor 08/01/2024

Indispensável para marxistas-leninistas
Stalin apresenta a teoria marxista-leninista de maneira blocada e separada por tópicos, abordando as resoluções mais fundamentais do método leninista de organização partidaria e estatal.

A experiência de leitura é descomplicada, na maioria das vezes que o tema complica e Stalin não consegue simplificar, ele recorre às aspas do próprio Lenin, que surpreendentemente tem uma didática quase que maestral de fácil entendimento. No entanto, é preciso ler e reler várias vezes os parágrafos e as citações para ficar claro o método e a lógica da linha do Leninismo.

Necessário se preparar para ler este livro com propriedade e é preciso reler sempre que possível, pois trará bons resultados para sua prática revolucionária dentro de um partido ou organização leninista.

Didi 05/11/2023

Mds esses homens são pais mesmo como pode ne.

lutar e estudar estudar e lutar
te amo lenin te amo stalin te amo Marx te amo Engels te amo Manoel lisboa!

Hofschneider 23/12/2021

«Menos frases pomposas — disse Lênin — mais trabalho concreto, cotidiano. . .
Menos estrépito político, maior atenção aos fatos mais simples, mais vivos... da edificação comunista...»

Lubs 08/05/2021

Fluidez define.
A leitura até flui rápido, achei bem organizado pra entender tudo direitinho, achei que seria uma leitura difícil, mas não foi tanto, impressiona quando lemos um livro como esse, fluido, didático, cheio de "provas" que mostram que muito do que se diz não é verdade que foi dito sobre o autor e sobre quem ele fala. Gostei muito, ansiosa por outras leituras do tipo.

evelyn 16/02/2021

Pelo que entendi esse livro possui dois textos, sendo um deles o "Sobre os Fundamentos do Leninismo", o qual li em conjunto num grupo de estudos. Sendo assim, achei uma leitura fundamental para o objetivo do grupo que é de estudos marxistas, uma vez que ela é de fácil entendimento. Além disso, o texto dispõe de forma explícita algumas perguntas, que são necessárias e surgem durante o estudo, seguidas de respostas muito bem explicadas.

Raiane 15/02/2021

Uma leitura introdutória fundamental para conhecer o pensamento de Lenin e, é claro, de Stalin, ainda que este se apoie no primeiro. Começa a aproximar o leitor da tão importante questão prática e revolucionária do marxismo do século XX, que se constitui no leninismo, e certamente o prepara para demais leituras, inclusive de cunho histórico.

TalesVR 07/10/2019

Sem teoria revolucionária não há movimento revolucionário
Alguns dizem que Stalin não foi um teórico, o que é um erro de desconhecimento de sua obra. De fato teoricamente não há o que se chamar de ''stalinismo'', visto que a prática de Stalin era a prática de Marx e Lenin em um contexto específico em uma época específica, mas o foco não é esse.

''Fundamentos do Leninismo'' traz diversas passagens das obras de Lenin de cunho revolucionário e ao meu ver o principal é a fala de que ''não há movimento revolucionário sem teoria revolucionária''. Infelizmente nos quadros da esquerda brasileira há um desconhecimento muito grande do que é levantar a bandeira da esquerda ou do comunismo. Pra falar a verdade, a teoria revolucionária quase não existe. As palavras de ordem são de conciliação burguesa e amizade ao capitalismo. A teoria revolucionária não é levada para onde tem de ser levada, morrendo nas Academias. É de extrema importância a adoção de uma postura combativa que propague a teoria para o máximo possível de pessoas, e o terreno é bastante ''fértil''. Urge uma autocrítica na esquerda que o próprio Stalin elenca como essencial ao Partido (não me refiro a nenhum em específico, e sim ao dito por Stalin).

Sinto até mesmo uma tristeza pelos (as) camaradas que andam levantando a bandeira da esquerda ultimamente no Brasil (não todos (as), obviamente. Falta MUITA formação. Falta acreditar. Falta fazer. Enfim, leitura de quase sempre para tirar forças para lutar.