A viúva Simões

A viúva Simões Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A viúva Simões

Livros.Bichos 22/04/2024

É um bom livro. Escrita boa, leitura leve e rápida. Os personagens são detestáveis. Eu não consegui gostar deles. Mas vale a leitura.

Vitor16Hq 19/11/2023

Poderia ser uma ótima novela.
Uma leitura um pouco fora da minha zona de conforto, que valeu muito a pena.

A Júlia Lopes de Almeida é uma das escritoras que tem um conto no livro Contos de autoras brasileiras, que já fiz resenha aqui, com o conto Memórias de um leque, que eu achei excelente, e resolvi dar uma chance a esse livro.

A história aborda essa viúva, que a autora a descreve como uma morena muito bonita e já está na meia idade, que tem uma filha adolescente e decide se afastar de festas e eventos sociais , até a chegada de Luciano, um antigo amor da juventude balança suas estruturas.

O enredo é um pouco novelesco, mas é muito bom de acompanhar. A autora aborda uma moral burguesa que vai se rompendo conforme a trama avança.

O desenvolvimento da Viúva e da sua filha, a Sara são a melhor parte do livro, são duas personagens muito bem escritas, com a Sara teve a cena dos quadros, que tem uma ótima descrição das artes que aparecem e da percepção da personagem.

As descrições de cenário, roupa e objetos conseguem transportar o leitor para o período em que a história se passa, a autora consegue fisgar a atenção e fazer uma boa ambientação com a sua narrativa.

A reta final do livro tem aquela tensão para descobrir como vai ser o desfecho, parece que vai vir um final trágico enquanto se torce para isso não acontecer, e é um desfecho satisfatório, não vou entregar o que acontece, mas quem leu já sabe do que estou falando.

O livro me gerou curiosidade para ler mais obras dessa autora, é uma indicação tanto para quem gosta desse tipo de história (Também para os noveleiros de plantão) quanto para alguém que resolva sair da zona de conforto.

Nicole710 11/01/2023

Não chegou a ser empolgante, mas...
Tudo acontece com aquele drama excessivo pra situações que não precisavam de tanto, o enredo me fez ter curiosidade de saber onde ia chegar, e o que achei melhor no livro foi o ensinamento que alguns podem tirar sobre não se deixar iludir e se perder por amor e não brincar com os sentimentos dos outros.

AnaB. 01/10/2022

O livro conta a história de uma jovem senhora que acaba de enviuvar. É nesse momento que um antigo amor retorna ao Rio de Janeiro e a partir de então ela fica dividida entre esse romance e suas responsabilidades como mãe e viúva.
Apesar de ter bastante marcas do romance romântico gostei bastante da história por ter um final não convencional.

Tha 14/10/2021

Me sinto totalmente contemplada.
Júlia Lopes de Almeida competentíssima em descrever a mulher cega de paixão, seus desatinos, inconsequências. Me identifiquei demais com o estilo de escrita dela. Não é uma história nova (hoje em dia), mas é uma abordagem muito bem elaborada.

Inês Montenegro 27/07/2019

"A obra insere-se e, simultaneamente, destaca-se das tendências literárias do século XIX, tanto ao nível da temática, quanto das personagens, e ainda em relação ao estilo narrativo. Critica, pelas suas representações, eventos e personagens, a sociedade brasileira à época – a qual não deixa de ser universal –, a fraca educação dada à mulher, e o abusivo descaso com que um ser humano manipula outro, fazendo uso de sentimentos que sabe existirem, e que sabe que, trazendo-lhe um benefício superficial a curto prazo, trarão ao outro dificuldades profundas e mais duradoiras. Explora, ainda, a relação mãe/filha, assim como as alterações que um terceiro – e egoísta – elemento tem a capacidade de provocar: esta faceta torna-se no cerne do romance, culminando num trágico final. (...)"

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2019/07/27/a-viuva-simoes-julia-lopes-de-almeida/