Lugar Nenhum

Lugar Nenhum Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Tuninho 03/05/2023

A quadrinizacão do livro Lugar Nenhum do Neil Gaiman está muito boa. Feita por outro craque chamado Mike Carey e com os desenhos muitos bacanas, conseguiram captar a essência do livro e toda a magia que o cerca. Vale a pena ler essa versão em quadrinhos. Eu li as duas versões e não me arrependi.

Pandora 22/04/2020

"Lugar Nenhum" é uma das minhas histórias favoritas do Neil Gaiman. Nela se narra a história de como Richard Mayhew, jovem funcionário de uma empresa aleatória, encontra Lady Door, moça misteriosa, em seu pior momento e descobre que Londres é maior e mais profunda do que ele pensa.

Acompanhando Richard descobrimos duas Londres: a de cima cuja vida acontece a luz do dia e é tudo que vemos nos cartões postais e filmes e livros sobre a cidade; e a Londres de Baixo, um submundo de excluídos, magia e perigos.

As duas cidades se repelem, se encontram, dialogam e guardam perigos e segredos. Aquilo que na Londres de Cima é metáfora na Londres de Baixo é concreto. As regras de um espaço não existem, ou existem de forma diferente, no outro e vice-versa.

O livro "Lugar Nenhum" é fleumático, escrito sem pressa ou pretensão de se torna um dos mais vendidos do ano. Amo toda a narrativa, o clima da história, a Door , o Marquês de Carabas e me identifico loucamente com o Richard.

Recebi com alegria a adaptação roteirizada pelo Mike Carey e ilustrada pelo Glenn Fabry. A HQ é uma aventura gostosa de ler numa tarde morna ou numa noite vazia de obrigações. Flui bem, é colorida e dinâmica como inclusive o texto original não é.

No entanto, apesar de ter gostado da adaptação, para mim, faltou a ela algumas coisas como por exemplo: lentidão. Não encontrei no roteiro aquela capacidade de se deter na periferia das coisas tão característica do Gaiman, narrador de construções minuciosas dos tipos humanos e lentidão no roteiro do arco "principal". As histórias de Gaiman fluem de forma lenta, ele não escreve trailers de suspense, ele escreve histórias para ouvir com calma.

E em relação a arte, para mim faltou um pouquinho de delicadeza e sutileza. Apesar de ter amado como Hunter e Richard foram desenhados e ter achado as capas lindíssimas. "Lugar Nenhum" é uma história na qual os protagonistas são o de menos, o melhor dela é Londres de Baixo e seus sujeitos e faltou mais disso na adaptação focada em Richard e Door e na dinâmica da aventura deles. A história ganhou velocidade, perdeu beleza.
Tamy' 22/04/2020minha estante
Nossa que legal. Não sabia que tinha a GN, dele. Gosto muito desse livro.

Beatriz 15/11/2020

Tão bom quanto o romance
Tendo o romance "Lugar Nenhum" como meu livro favorito, para mim não foi difícil amar essa HQ. Claro que indico ler primeiro o original, pois alguns pontos foram reduzidos por conta dos blocos de texto menores para a HQ, também é divertido imaginar os personagens e depois ver como os ilustradores os imaginaram. Gostaria de ver as personagens femininas mais parecidas como descritas na obra original, e não tão sexualizadas como foram aqui, principalmente Door/Porta. O traço da ilustração não é o meu favorito, mas as cenas escolhidas para serem ilustradas foram fantásticas. Recomendo demais, essa história é incrível.

ThayAvalon 22/01/2024

Eu acho q não me dou bem com essa história
Eu já li esse livro e não consegui me conectar , então quando descobri que tinha a Hq eu demorei mas consegui pelo fato de estar bem cara, e não foi diferente como no livro na metade da história eu estava interessada e depois começou uma viagem que se tornou desinteressante pra mim.
É um hq belíssima e a cabeça do Neil gaiman é brilhante, eu acho que ele cria esses mundos psicodélicos perfeitamente , e as histórias dele sempre envolvem algum tipo de religião ou falam sobre Deus em algum momento , sobre fé misturada com a fuga da realidade ...
Mas não foi pra mim novamente . Acho que o problema é comigo, e n consegui me conectar a essas histórias e esse universo , infelizmente.

Erick.Prates 26/05/2020

Lugar nenhum
Amo o livro,se você nao leu, te aconselho a ler antes da HQ;
Fizeram uma adaptação bem fiel, não totalmente mas vale a pena ser lida.

Sthe 08/12/2021

Como sempre amando tudo oq o Neil Gaiman cria shahshahsha
Me supreendi demais com tudo, tinha começado ler a versão em livro mas não consegui me apegar muito a ele. Entao passei será q a HQ vai ser melhor? E foi shahshaush
Amei demais tudo e os plots !
Nem sei oq falar dessas ilustrações maravilhosas !

JackRags 26/01/2023

Grande surpresa positiva
Olha. Eu encontrei por 29,90 na Saraiva.

Comprei apenas pela beleza e pelo peso do nome do autor.

Mas assim que eu comecei a ler me apaixonei. Os desenhos, a história, a profundidade. Amei.

Claro que eu defini, se eu gostar do HQ vou comprar o Romance. Dito e feito. Até dei umas olhadas na série dos anos 90. E sinceramente amei.

Luan 09/09/2020

Onde é o nosso lar?
Leitura excelente que nos faz repensar, onde é o meu verdadeiro lar? O que estou fazendo aqui? Precisamos nos arriscar mais pra viver mais e decidirmos se continuaremos trilhando este caminho.

EDexter 14/09/2020

Neil Gainman , a criatividade de mundos pararelos a tona.
Nunca tinha lido algo de Gainman. Assim, você me pode me dizer ; que absurdo!

Realmente eu deveria está perdido no tempo ou quem sabe até em algum desses mundos subterrâneos do surrealismo.

Mas, que experiência maravilhosa, se sentir imerso nesse tipo de escrita e estória. Me pego imaginando quando pegarei para ler o livro do mesmo nome da qual essa HQ se inspirou e fez uma adaptação que no caso não posso afirmar,mas deve ter sido maravilhosa.

Creio que seja essencial para os fãs de Gainman terem essa HQ, pois é bem escrita, a arte cativante, e por o preço cobrado vale cada tostão.

Adorei ter lido essa HQ ,e logo lerei , devorarei bastante conteúdo escrito por Gainman.

Ah! Se eu não tivesse preso nessa bolha perdida fora da realidade, tivesse assim encontrado uma porta para esse mundo especial e inspirador. Estou chegando, encontrei a chave, vejo uma luz a frente que me guia para esse novo mundo de novos tempos de leituras espetaculares.

ThiHenrique 29/05/2022

Achei melhor que o livro.
Funciona, com seus cortes e com suas mudanças ficou melhor que o livro em si.
Tem um aspecto meio punk o que é interessante.
Vale a leitura e funciona muito como hq

Luis 05/03/2024

De volta a Londres de baixo
Eu li Lugar nenhum antes de ver a história em quadrinhos e fiquei muito feliz de ver o quão bem adaptada a obra foi. Cada personagem saiu como imaginamos no livro e até trazem novas nuances que os tornam melhores. Adorei viajar por Londres de baixo nesta graphic novel!

Lamboglia (@estantedotibas) 06/11/2018

Adaptação super de boa
Esta é a versão em quadrinhos de ?Lugar Nenhum?, do mestre Neil Gaiman (já publiquei a resenha do livro aqui, procurem depois). A versão foi criada por Mike Carey no roteiro e Gleen Farby na arte. O roteiro tá sussa, tem uma enxugada boa, no entanto não envolve ou apresenta tanto mistério como no livro. A arte em si também está boa (quem desenha já tem meu respeito, acho um dom incrível), só não tá como imaginei devido às características que visualizei no livro. SUPER NORMAL, afinal essa é a visão do desenhista, entendo perfeitamente, apenas não me cativou tanto. No mais, é uma boa hq, apesar de recomendar mesmo a leitura do livro que é bem mais interessante. Valeeeeu!

Vítor 29/08/2020

Ainda não li o livro que apresenta a história original, mas mesmo assim gostei muito da história contada nessa HQ (que é uma adaptação). E a arte também está muito boa.
Só achei que do meio da história até o final, as coisas aconteceram de forma muito rápida, e assim, acabaram perdendo o impacto que poderiam ter causado se tivessem demorado um pouco mais para acontecer.

Vipolidorio 23/09/2020

Lugar Nenhum
*AUTOR: Mike Carey*
*ARTE: Glenn Fabry*
Bem vindos a Londres abaixo! O autor deixa bem claro que a HQ é uma adaptação da adaptação, ou seja, nem queira comparar com a novela/livro!Richard Mayhew é um jovem rapaz normal, com um emprego normal e que está tendo um dia completamente normal, até que tudo vira de cabeça para baixo em sua vida pacata. Ele se depara com uma jovem mulher toda machucada e resolve ajuda-lá. A jovem mulher é Lady Porta da dinastia dos Pórticos (uma família de abridores de portas para qualquer lugar sem necessitar de chaves), que teve toda sua família assassinada e corre grande perigo de vida também. A partir deste momento a vida de Richard nunca mais será a mesma, já que ele descobre a Londres abaixo, um mundo paralelo cheio de criaturas diferentes e vivas, um mundo repleto de magia e fantasia que só Gaiman é capaz de criar. Eles começam uma investigação e uma caçada sobre o quem e porquê terem matado a família de Lady Porta, e ainda o motivo de tentarem mata-lá.
Sobre a arte Glenn foi fabuloso na construção dos personagens e cenários.
A historia demonstra como pequenos gestos podem alterar completamente uma vida! O roteiro começa confuso e parece enrolado, mas ao decorrer da história vai fluindo e ficando interessante, despertando a curiosidade do leitor. Pra quem não tem um vocabulário apurado, às vezes é necessário pesquisar algumas palavras, pois frequentemente surgem no texto palavras não habitualmente usadas.
Pode-se esperar dessa HQ: aventura, investigação, curiosidade, intrigas, traições e lealdade.
*NOTA: 9.75*

site: https://www.instagram.com/p/CFcsh5BjGA7/

Mr Barros 26/01/2022

Comparando A HQ com o Livro
Mesmo o roteiro sendo do Neil Gaiman, é notório que o quadrinho é bastante resumido. Os acontecimentos na vida do Richard parecem ser tão naturais ao ponto de não prender o leitor de uma forma mágica, ao contrário do livro, que faz com que o leitor consiga imaginar muito mais daquele universo. Se eu pegasse a HQ primeiro para ler, provavelmente eu iria odiar,mas como eu já havia lido o livro, deu para ter uma outra percepção.