Arrase!

Arrase! RuPaul

Resenhas - Arrase!

Didi 01/05/2018

Ah, a tradução...
O livro fala de tudo e um pouco, porem não é uma autobiografia. Há bastante fotos bafônicas, lindas mesmo! Tem um pouco da história da RuPaul sim, mas o recheio mesmo é composto por um um monte de dicas dela sobre quase tudo o que engloba a vida de uma drag e a vida em si. E o charme do livro reside nessa narrativa que conta um pouco da Ru durante as dicas e vice-versa.

Tenho a edição em inglês e fiquei de cara com a tradução feita para esta edição em português. Tanto que a partir do capítulo 2 comecei a ler com a edição original aberta no Kindle.

O tradutor omite o nome do Mathu em algumas partes e traduz certas ações como sendo feitas pela Ru. Tanto omite que uma frase do capitulo 4 ficou totalmente sem sentido, tosca, parecendo tradução feita no Google Tradutor - não estou exagerando. Equipe de revisão da HarperCollins Brasil, you better work!

Há em muitas partes um certo exagero ao preferir termos do nosso pajubá quando, no original, RuPaul não usou termos da linguagem queer americana - mas quando ele usa o famoso termo "shade", o tradutor simplesmente preferiu não traduzir o termo nem na gíria (veneno, destilar veneno, falar mal, ser hostil), tampouco no pajubá quando caberia (xoxar, destilar veneno, as vezes até o gongar caberia)!
Rodrigo.Santos 29/11/2019minha estante
Amei sua colocação sobre omissões e adaptações errôneas. Estou fazendo a crítica da tradução do livro e é exatamente isso. Esses tradutores... Vai ver ele nem faz parte da comunidade lgbtq+ e fez adaptações capengas, uma pena.

ANDER CELES 10/09/2023

Dicas de moda, beleza com um toque de reflexão sobre a vida
Comecei gostando bastante do livro. RuPaul já começando dando uns conselhos de vida, umas reflexões tão importantes sobre amadurecimento! Pensei: "nossa, vem coisa boa aí!". Mas esse conceito ficou nas primeiras páginas apenas. Quer dizer, ao longo do livro até aparecem vez ou outra, mas muito pelas beiradas.

A maior parte do livro são dicas de maquiagem, roupa, coisas de drag. E é até legal por um lado, pq vc fica mais por dentro de uns truques que não são tão conhecido, msm pra quem já assistiu muitas temporadas de RuPaul's Drag Race. Mas acho que o livro se contradiz um pouquinho, quando ele começa falando que vc não tem medo de ser quem vc é, de não se limitar. E aí depois ele traz umas regras de vestimenta bem restritas, e umas proibições. Aí vc pensa: ué?

Acho que algumas coisas também tão bem rasas. Vai falar de viagem, por exemplo, não fala com calma, não explica. É mais como uma conversa louca da RuPaul com seus amigos.

Mas gostei da leitura. Só achei que, mesmo não sendo tão pretensioso, ela poderia ser mais aproveitável.

GeekCansado 12/04/2021

Uma auto ajuda comercial
Quando vi no programa que ela tinha um livro, eu surtei querendo comprar, mas nunca tinha achado ele físico em uma livraria.

Recentemente achei ele e comprei.

Acreditava ser uma biografia, ou algo que mostrasse sua vida e como alcançou tamanho sucesso.

Não foi o que aconteceu.

É um livro bem genérico, que se não fosse pelas centenas de fotos que ali existem, não seria possível identificar o autor(autora).

Entretanto, os conteúdos que ali se encontram são muito bons. São pequenas dicas e conselhos, para levar para a vida pessoal e profissional.

No geral, foi bem proveitoso (tendo em vista que eu paguei baratinho no livro).

Ana Lyra 03/08/2020

Ensinamentos para a vida
É um livro leve, rápido de ler, na primeira parte já se tem muita sabedoria que apanhei demais pra aprender durante toda a minha vida, pena que o livro só li este ano... dicas de auto estima, motivacionais, para lidar melhor com as pessoas, com o mundo. Claro que também tem dicas sobre drag queens afinal mama Ru, tem muito o que ensinar. Recomendo a leitura, óbvio, com filtro, use os conselhos que forem úteis a você.?

mmurilo 21/05/2020

Uma das mensagens principais ao longo do livro é sobre ter simpatia, o que gostei muito. Tem ótimas fotos e dicas de moda interessantes... Continuarei a usar tênis de corrida fora da academia!

Sâmya Mesquita 28/08/2020

"Arrase!" é reinvenção
📕 O livro "ARRASE! O GUIA PARA A FELICIDADE, A LIBERDADE E A BUSCA POR ESTILO", da super drag queen @rupaulofficial, é um misto de guia de comportamento, biografia e autoajuda. E é essa mistura que o torna tão interessante.
🏳️‍🌈 "Arrase!" vai muito além de "como fazer um contorno" ou "como guardar sua peruca pra viagem" - embora tenha instruções ótimas a esse respeito. Como guia de comportamento, RuPaul deixa claro que não adianta usar as melhores marcas ou levar a vida como uma maratona, se, por dentro, estamos vazios. Isso associado a relatos de sua própria vivência, ensina ao leitor que podemos alcançar nossos sonhos se pararmos de nos sabotar.
🗣️ É claro que há muitos pormenores a serem analisados, nessa visão meritocrática. RuPaul saiu da condição de menino pobre, negro, gay e suburbano para se tornar uma das maiores estrelas do entretenimento mundial. Mas isso dentro de um país que, apesar dos pesares, investe muito mais em cultura que o Brasil. Não desmerecendo suas conquistas, precisamos reconhecer sua fórmula do sucesso: a superficialidade das relações e das metas de vida é o que nos leva à estagnação e, por consequência, à mesquinharia.
🧘 Comprei esse livro pela primeira vez em 2018 - sim, este é o meu segundo exemplar -, mas não cheguei a lê-lo por completo na época. Talvez nada seja por acaso e só hoje eu tenha maturidade o suficiente pra entender como o Retorno de Saturno da RuPaul tem a ver comigo. O desafio que fica é o da reinvenção: estou disposte a mudar o rumo da minha vida e quebrar o ciclo vicioso de conformismo?
💅 "Arrase!" garante duas leituras diferentes e interessantes. Uma é superficial e diz que sempre devemos cobrir a base com pó. A outra vai te fazer perceber que pessimismo é uma manobra do ego pra justificar a preguiça. Cabe a você, leitor, ter uma ou duas experiências.

site: https://www.instagram.com/p/CEsLhMRloxN/

looh_36 12/10/2022

Razoável
Comprei esse livro quando comecei a me interessar mais por livros, e nisso, descobri o que quero fazer pra vida, e juntei o útil ao agradável.

Aqui, acho que é uma tentativa de biografia, mas parece mais uma auto ajuda, no entanto, quando notei isso, tentei pegar todas as informações possíveis que possam ser úteis para mim.

Não tenho muito o que dizer, este livro é um ok pra mim em geral.

Nathasha de Andrade 04/09/2020

Um livro para nos colocar pra cima!
Este livro é de 2010, foi publicado no Brasil pela editora Harper Collins e escrito pelo RuPaul, que montado se torna uma das Drag Queen mais lindas e famosas do mundo.

Quando comecei a ler, estava num momento me sentindo meio pra baixo. Mas já nas primeiras páginas as palavras já foram me colocando pra cima. " Você não é a sua religião. Você não é a cor da sua pele. Você não é seu gênero, sua opinião política, sua carreira ou seu estado civil. Você não é nenhuma dessas coisas superficiais que o mundo considera importantes"

No início quando vi o livro pela primeira vez, achei que se tratava de uma biografia. Mas na verdade ele é um livro recheado de dicas e para mandar mensagens positivas para o universo.

Gostei muito do formato dele também, porque a impressão da edição é feita em páginas de revista e é recheada de fotos da Ru.

O único ponto negativo foi que infelizmente na época em que o livro foi escrito, RuPaul tinha uma visão muito rígida sobre a estética corporal, excluindo o corpo gordo como beleza.

Mas não sei se de 2010 pra cá ele já se desconstruiu quanto a isso. Espero que sim.

No todo é um livro MA-RA-VI-LHO-SO! Indico para todos que estão buscando inspiração e positividade!

site: https://www.diariogalactico.com.br/2020/09/livro-do-rupaul-arrase.html

Cheiro de Livro 18/04/2018

Arrase!
O que torna o reality show RuPaul’s Drag Race tão atrativo é a espontaneidade, o bom humor e o carisma de RuPaul, combinados com a preocupação de passar para o público temas relevantes como aceitação, respeito e autodeterminação. Toneladas de referências pop se misturam a lições de História da comunidade LGBT, divertindo e ensinando.

Conhecendo um pouco a história de RuPaul e sua determinação, fica fácil entender todo o sucesso de RuPaul’s Drag Race. Em seu livro Arrase! lançado no Brasil pela editora Harper Collins e com tradução de Santiago Nazarian, RuPaul comenta que é preciso levar a vida de uma forma mais leve, sem se levar muito a sério, ao mesmo tempo se mostra muito profissional e determinada em relação a sua carreira. O livro, uma edição bem colorida, recheada de fotos de vários looks famosos de RuPaul como Drag Queen, na verdade serve como um guia de como levar a vida dentro da filosofia de vida de Ru. Muito espiritualizada, ela mistura essa forma de ver a vida com suas frases de efeito já famosas.

Quem procura uma biografia contando detalhes de sua vida, desde a infância até chegar a ser a Drag Queen mais famosa do mundo, vai se decepcionar um pouco. Apesar dela contar um pouco sobre sua vida, essa parte é bem superficial, misturada a frases para ajudar na autoestima de qualquer um. Tudo muito positivo e vibrante como seu programa, podendo ser um pouquinho cansativo para quem não está acostumado com seu estilo.

É bem clara a intenção de que esse seja mais um livro de “auto-ajuda” do que uma biografia. Com o subtítulo: “O guia para a felicidade, a liberdade e a busca por estilo”, e separado por tópicos como: “Francamente, o problema é esse seu jeito”, “Coragem na maquiagem”, “Força na peruca” e por aí vai, seu texto é leve e divertido, bombardeado de referências pop e muita positividade. Por mais superficial que ele seja, seu propósito é muito bem cumprido, não há como não ficar bem-humorado e mais leve depois de sua leitura.

Não é um livro que vai mudar sua vida, mas com certeza vai te fazer pensar nas coisas com menos seriedade e tentar enxergar o mundo pelo prisma colorido dessa pessoa tão positiva que é RuPaul Charles.

site: http://cheirodelivro.com/arrase/

Viih.Donatelli 01/02/2022

Tediante...
Gente esse livro é bem ruim, não fala nada com nada, achei que fosse contar a história da Rupaul, coisas sobre o programa e como foi chegar até onde ela chegou, mas não passa de um livro onde ela fala sobre o que ela come, quantas perucas ela tem, o que usar quando estiver começando a se montar que foi a parte mais interessante do livro, eu li por ler mesmo, mas Deus me livre.

Andy Santana 26/06/2021

Um manual para drags iniciantes
“Shantay, you stay!” e “Bring back my girls” são alguns bordões famosos que fazem parte da história de uma das maiores drag queens do mundo: RuPaul. Ao ler “Arrase!”, o livro que é um guia para a felicidade, a liberdade e a busca por estilo, como é definido, traz belíssimas fotos da carreira da entertainment.

Através da própria história de lutas e batalhas, RuPaul tenta continuar inspirando e encorajando a comunidade LGBTQIA+, que há tempos acompanham seus passos através do prestigioso e premiado reality show “RuPaul Drag Race”.

No livro, a drag queen dá várias dicas, principalmente para quem está começando na carreira artística, como escolher e montar seu repertório visual, com peças chaves e looks, como escolher a maquiagem (é errando que se aprende) e também como prender a peruca, seja de cabelo natural ou sintético. A parte desnecessária fica à cargo da hidroterapia, onde ela explica sobre a “chuca”, se você não sabe o que é, dá um Google.

Fotografia, uma parte importante da carreira de uma drag que hoje mais do que nunca é midiática e vive nas redes sociais. A senhora RuPaul ensina como se posicionar, escolher iluminação e isso vem ilustrado com imagens da longa carreira que são capazes de fazer qualquer pessoa esquecer a letra de uma música numa dublagem.

O final do manual de autoajuda LGBTQIA+ lembra os conselhos que a apresentadora dá às participantes de seu reality e você consegue vislumbrar como se ela estivesse falando através das páginas. Apenas nas últimas páginas que vemos um pouco da biografia de RuPaul Andre Charles, mais precisamente nas três últimas páginas, um breve resumo do império que ele construiu é apresentado. O livro é leve e perfeito para dar uma desacelerada no cérebro e uma pausa em leituras mais densas.

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-arrase/

Niltium 06/06/2020

Foto e resenha dele no insta, confiram lá @niltium
Muito do recente estouro que a cultura drag vem tendo se deve a RuPaul e seu reality show "Rupaul's Drag Race", responsável por trazer visibilidade e expandir o mercado para essa arte que brinca com o gênero e que tem ditado tendências dentro e fora do meio artístico.

Em seu livro, RuPaul conta, brevemente, sobre sua vivência e seus aprendizados durante a carreira e de como precisou se colocar em primeiro lugar, focando em seus interesses, para não ser arrastada pela maré do pessimismo e comodismo.

Apesar do teor auto-ajuda, o livro é repleto de curiosidades, dicas de maquiagem e moda (tanto do meio drag quanto para o cotidiano), instruções de comportamento e incentivos para levar a vida menos a sério, buscando um estilo que funcione para você.

Tendo o drag como uma arte tão livre e pontuando sobre a importância de ser fiel a própria essência, algumas dicas possuem um caráter mais conservador e preso ao gênero, sendo descordável de algumas delas. Mesmo assim, é um conteúdo muito bem elaborado e é interessante ver como pensa uma das drag queens mais importantes do mundo.

O melhor do livro são as passagens com caráter autobiográfico, algo que deveria ter mais, acarretando num livro muito mais memorável. É sempre bom olhar com carinho para quem nos abriu espaço, só por isso já é uma leitura recomendável.

Teresa.Martins 10/07/2020

Esperava mais. O inicio é bem interessante, mas depois tem um foco muito grande "em como se montar". Razoável leitura

Ale 05/03/2021

Aprendi a aquendar com esse livro
Não seja uma drag, seja uma rainha! Neste livro somos apresentados a várias dicas e truques do nosso querido holograma RuPaul, parece aqueles livros de auto ajuda mas com um toque de purpurina e de muita cola pra peruca. Ganhei no Natal de 2019, gostei muito de ler, é bem curtinho, o livro não conta a biografia da mamãe Ru porém nos enche de dicas sobre make, perucas, etiqueta e como esconder o nosso segredinho com muita fita. No geral é um livro engraçado, não faz menções ao reality, possui muitas fotos e muitos depoimentos. Acredito que aqui a RuDroid ainda era humana.