lut 13/03/2020
Básico mesmo
Acho que não sou o público-alvo do livro, tendo em vista como o próprio título diz, direcionado em esmiuçar técnicas básicas de design para empreendedores (sou publicitária e tenho um conhecimento que já passou do básico na maioria das coisas que o autor se propõe a falar...).
Dito isso, acho que o maior erro foi tentar abarcar DESIGN e MARKETING - e isso são coisas totalmente diferentes, mas que andam lado a lado na construção de uma marca (pra mim isso comprometeu um pouco a credibilidade da informação trazida pelo autor, infelizmente).
O livro fala sobre como construir sua marca, a partir de um briefing e aplicar algumas técnicas básicas de design. Eu achei tudo muito superficial, mas, ao mesmo tempo tudo muito denso (quando ele fala sobre semiótica em uma página, sendo que eu levei um semestre na faculdade, por exemplo), ficou confuso a leitura, apesar de ser ao mesmo tempo simplista.
Acho que se o autor tivesse focado em menos coisas (como se aprofundar um pouco sobre contraste, cor, tipografia) teria sido mais interessante do que tentar reunir esses conceitos e também o brand concempt e falar sobre toda a construção imagética, sentimental e de vendas da marca, por exemplo. No fim, é mais um livro de marketing/design pra você conhecer o autor e sua própria empresa do que pra se aprofundar de verdade em um conhecimento - esse é um problema de querer gerar mkt de conteúdo sem realmente atrelar conteúdo de valor ao produto.
Se você tem interesse sobre o assunto, é um bom ponto de partida, mas só! Tenha em mente que no fim das contas a entrega foi elaborada de maneira rasa. Apesar de ter dito tudo isso, o livro vale a pena porque são só 60 páginas, você mata ele em 1 horinha.