O Despertar de um Amor

O Despertar de um Amor Cleia Lira

Resenhas - O Despertar de um Amor

Shamara 25/02/2020

Resenha do Livro "O despertar de um Amor"
Resenha Literária

Livro: O Despertar de um amor
Escritora: Cleia Lira
Ano: 2017
61 páginas
Nota: 5/5

"Não se preocupe em parecer forte. As aparências enganam! No final, os mais fortes são aqueles que sobrevivem."

O Despertar de um amor é o 1º conto publicado pela Cleia Lira na Amazon, o que fortaleceu, ainda mais, o seu talento para escrever contos. O conto tem como pano de fundo, a Ditadura Militar e nos apresenta um recorte da luta que as mulheres enfrentaram naquela época.
A escritora demonstrou muita dedicação à obra, pois realizou pesquisas e foi bastante clara. A história é curta, mas tem grandes ensinamentos. Deitei para ler um pouco do conto e quando vi estava debruçada sem querer largar.
Narrado em 1ª pessoa, vamos conhecer a história de vida de Carolina Bittencourt. Tudo começa quando Júlia, a neta de Carol, precisa fazer um trabalho escolar que consiste em contar a história de vida de alguém muito admirável. Júlia escolheu a sua avó. Olhem que mimo, o conto é uma conversa entre avó e neta. Quem gosta de ouvir as histórias das avós? Ah, eu amo!
Assim, Carol começa o relato de sua longa história. Ela se entregou completamente ao relato, inclusive houve partes que nem o seu marido Luiz sabia.
Carol nasceu em São Paulo. Aos 18 anos foi estudar Letras na USP. O seu pai não concordava em uma mulher fazer faculdade e só permitiu porque a filha de um amigo iria dividir o quarto com Carol. Ao chegar na USP em 1971, estava acontecendo muitos movimentos contra a Ditadura Militar. Os jovens eram questionadores e criaram até um jornal que fez aliança com o Partido Comunista. Ela começou a participar das reuniões e acabou conhecendo Daniel, rapaz que chamou muito a sua atenção. Ela começou a distribuir folhetos e durante essa tarefa, ela e Daniel acabaram se apaixonando.
Porém, nem tudo é um mar de rosas... Na última noite de novembro de 1971, houve uma reviravolta na vida de Carol. Os militares invadiram o seu quarto e a levaram presa. Eles queriam que ela revelasse quem estava por trás do partido. Ela foi torturada, passou fome, sede, foi agredida com chutes e socos na barriga, amarrada em pau de arara e recebia choques elétricos, além da constante violência psicológica. Toda essa maldade resultou num aborto. Imagine... Ela nem sabia que estava grávida.
Após a recuperação (física) do aborto, ela foi transferida para a o Presídio Tiradentes, onde conheceu Rita, uma mulher muito sábia que a consolava. As torturas foram diminuindo, mas continuavam intensas. Por fim, ela foi libertada por insuficiências de provas.
Quando ela voltou para casa, ainda na moradia da USP, suas coisas estavam encaixotadas, todos pensavam que ela havia morrido. Ela descobriu que Daniel tinha sido preso. O seu mundo desabou mais uma vez! Ela desiste da faculdade e volta para casa de seus pais...

Assim, Carol termina o relato para a sua neta. Júlia fica insatisfeita e sabem por que, não é? O que será que aconteceu com Daniel após a prisão?
Júlia fala: “Ele era o amor da sua vida...”

De tanto Júlia insistir, Carol termina a última parte de sua história, a que mudou sua vida para sempre!
Qual será o desfecho dessa história? Ah, vem ler comigo e descobrir.

Cleia Lira revela verdades na hora certa. O seu conto é muito inteligente, uma verdadeira aula de História. Todos deveriam ler essa crítica social... Além de uma história de amor, é uma história de LUTA e SOBREVIVÊNCIA!
O conto foi baseado em fatos reais e é fruto de muitas pesquisas e dedicação da escritora. Ela buscou mostrar a luta das mulheres e reforçar, que até hoje, somos fortes e guerreiras...

site: https://Instagram.com/biblioteca_deumaprofessora

Gleice.Alves 09/08/2020

Emocionante
Nesse conto vamos conhecer Carolina Bittencourt que relata sua história de vida para sua neta fazer um trabalho escolar.
Aos 18 anos, Carolina saiu de casa para cursar a faculdade de letras na USP em 1.971. Nesse ano estava acontecendo muitos movimentos contra a Ditadura Militar.
Em um certo dia, ela participou de uma reunião do Partido Comunista Brasileiro e lá conheceu Daniel seu primeiro amor.
Em uma certa noite os militares invadiram o quarto de Carolina e a levaram presa. Lá ela é brutalmente torturada fisicamente e psicologicamente para que ela entregasse quem eram os organizadores do partido.
Em momento nenhum ela contou e nem desistiu, ela foi uma grande sobrevivente daquela época e uma grande guerreira.

Uma história tensa, que relata as torturas que muitas famílias sofreram naquela época e que a autora relatou muito bem.
Fiquei extremamente emocionada com conto.
Parabéns Cleia pelo conto e por abordar tão bem esse tema.

Aline 17/02/2020

Amar em tempos de Revolução!
Esse conto realmente é uma grande reflexão que para o amor não existe tempo, distância ou circunstâncias, ele sempre acontece no momento certo.

A historia narra a luta por direitos que pessoas no tempo de conflitos entre pensamentos e direitos eram proibidos e grupos lutavam pelo que acreditavam, muitas vezes não aceitos dentro de uma política regida pelos militarismo ou seja um regime fechado e de falsa moraludade, onde o objetivo era apenas calar aqueles que era contra seu governo.

Carol e Daniel descobriram isso da pior forma possivel, onde a universidade era o único meio em que pessoas obtinha conhecimentos e argumentos para enfrentar um governo com ações ousadas, porém a força e autoridade do exército ainda era maior, levando cada um conhecer o lado obscuro. Tiveram que enfretar coisas que terão marcados suas vidas para sempre. Mas o bom que tudo tem um propósito e os deles foram de se conhecerem, passar por provas e se reencontrarem.

Apesar de um conto pequeno, mas com uma grande lição de vida. Parabéns!!!

Michely 12/08/2020

Sonhos roubados
Quando inicie a leitura não tinha ciência que me emocionaria tanto com a história de amor e superação da Carol. Mesmo que seja uma ficção podemos ter noção do sofrimentos enfrentado pela população na época da ditadura. Torturas,prisão e humilhação enfrentadas por pessoas que lutavam pelos seus direitos onde muitas perderam suas vidas .

Tathi (@Doidosporserieselivros) 14/10/2018

Amei demais!
Júlia é uma garota curiosa que precisa fazer seu trabalho de escola contando sobre a história de uma pessoa, ela escolhe sua avó e ouve ela contar tudo sobre como conheceu seu avô.

Carol é filha única, e foi para a CRUSP, a moradia da USP em 1971, o Brasil estava no auge dos movimentos de resistência e assim ela conheceu Daniel, ele participava do movimento comunista, o qual no início ela apenas assistia as reuniões, mas com o tempo aquilo passou a não bastar, e para conviver mais com Daniel ela passa a ajudar com os panfletos do partido.
Muita coisa acontece á eles depois que ela aceita essa nova atribuição, prisões, maus tratos, tortura, estupros e tudo que hoje sabemos que ocorria naquela época obscura da história nacional.Para saber que final teve essa história você terá que ler o conto! Disponível pela Amazon em formato e-book, e que futuramente fará parte de uma coletânea de contos á ser lançado em formato físico.

Além de uma leitura prazerosa, este conto é uma aula de história para pessoas que desconhecem os horrores que o nosso país sofreu no regime da ditadura.