O Despertar de um Amor

O Despertar de um Amor Cleia Lira




Resenhas - O Despertar de um Amor


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Diane 23/11/2022

Forte e intenso!
Carol é uma estudante universitária que encontra o primeiro amor em meio ao período sombrio da ditadura militar no Brasil. Doce e delicada, ela precisou amadurecer repentinamente e se transformar em uma guerreira no pior momento da história do país e de sua vida.

"Estava esgotada de tanto lutar: lutar pela liberdade que eu ainda não tinha, lutar para sobreviver, lutar para encontrar novamente o amor da minha vida."

Esse conto intenso e forte em meio a um período sombrio nos apresenta uma personagem que encontra força de onde menos espera. Carol luta pela liberdade e pelo direito de ir e vir durante a ditadura militar que calou a voz de tantas pessoas. Durante todo esse período turbulento, ela conhece Daniel e tenta construir uma linda história de amor, mas é impedida pelas forças militares. A autora soube contextualizar muito bem a trama, uma história de superação e luta que emociona!
comentários(0)comente



Hellô Andrade 23/11/2020

O livro q mais me fez chorar
A história é passada durante a ditadura militar no Brasil , sobre dois jovens q se apaixonam na faculdade , e se tornoam o amor da vida um do outro.
A autora quis passar todo o sentimento do ocorrido durante a ditadura militar e conseguiu ao ler é como se vc estivesse vivenciando tudo oq está acontecendo.
Uma história de amor , superação e muito choro, recomendo muito rs?
Felipe 05/01/2021minha estante
Aaaaa??




Michely 12/08/2020

Sonhos roubados
Quando inicie a leitura não tinha ciência que me emocionaria tanto com a história de amor e superação da Carol. Mesmo que seja uma ficção podemos ter noção do sofrimentos enfrentado pela população na época da ditadura. Torturas,prisão e humilhação enfrentadas por pessoas que lutavam pelos seus direitos onde muitas perderam suas vidas .
comentários(0)comente



Azula.Meireles 10/08/2020

Fantástico
Sem dúvida estou encantada por ter lido esse conto. Nos mostra que não conhecemos nada do mundo e quanto o ser humano pode ser frio, cruel e desamuno. A raiva que estou sentindo nesse momento matilha o meu coração, porém me intristesse mais por saber que nem todos conseguiram um final feliz como o casal desta história. Que lágrimas precisaram descer e sangue ser derramado para termos a vida que temos hoje, com todas a limitações que ainda poça existir. Dessa forma me lembro da seguinte frase: Desistir de lutar por um país melhor nunca foi e nunca será uma opção.
comentários(0)comente



Gleice.Alves 09/08/2020

Emocionante
Nesse conto vamos conhecer Carolina Bittencourt que relata sua história de vida para sua neta fazer um trabalho escolar.
Aos 18 anos, Carolina saiu de casa para cursar a faculdade de letras na USP em 1.971. Nesse ano estava acontecendo muitos movimentos contra a Ditadura Militar.
Em um certo dia, ela participou de uma reunião do Partido Comunista Brasileiro e lá conheceu Daniel seu primeiro amor.
Em uma certa noite os militares invadiram o quarto de Carolina e a levaram presa. Lá ela é brutalmente torturada fisicamente e psicologicamente para que ela entregasse quem eram os organizadores do partido.
Em momento nenhum ela contou e nem desistiu, ela foi uma grande sobrevivente daquela época e uma grande guerreira.

Uma história tensa, que relata as torturas que muitas famílias sofreram naquela época e que a autora relatou muito bem.
Fiquei extremamente emocionada com conto.
Parabéns Cleia pelo conto e por abordar tão bem esse tema.
comentários(0)comente



AlechandraClio 09/08/2020

A busca de liberdade
Esse conto engana, se basearmos em seu titulo. O foco dele envolve liberdade e direitos iguais da protagonista Carol, em uma época de transformações e opressões por parte da politica nacional, regina por militares.
Carol embarca em uma via sem volta, que lê deu horizontes e uma felicidade que marcaria a sua vida para sempre.
Me emocionei com as suas memórias mais profundas. A dor transforma até mais do que a alegria, mais são com as cicatrizes que nos fazem serem persistentes em não desistir.
Amei esse conto e recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Tata 09/08/2020

Um Conto Comovente!
A história de Carol é muito semelhante a muda de ipê rosa que ela plantou. A muda aparentava estar quase morta, porém ao ser plantada cresceu forte e sadia. Assim reporta-se a história dessa grande guerreira.
Carol nasceu numa época simples sem o glamour que a internet oferece hoje em dia. De uma família abastada do interior de São Paulo teve uma vida regada aos luxos.
Ao completar seus 18 anos ingressa na faculdade de letras, e precisa mudar-se para Capital. O que deixa seu pai bastante receoso com a mudança. Após o acerto da filha de um amigo também ir para Capital, elas partem para uma nova jornada de vida.
Já na capital Carol tem um choque de realidade completamente diferente do interior. Os jovens são questionadores e rebeldes. Diante da situação vai se adaptando e conhece Rute e Ester e logo se tornam grandes amigas.
Ao participar do jornal da faculdade, atividade essa totalmente clandestina conhece Daniel.
A princípio Carol se envolve com o Partido Comunista devido seu encantamento por Daniel que sempre estava na linha de frente da aliança libertadora nacional.

Daniel, um futuro médico revolucionário que acredita na luta pelos direitos humanos.
Ao ajudar Carol num dia de convalescência os dois vão se aproximando e um tempo depois estão namorando.
Quando tudo parecia estar estabelecido entre eles, um fato doloroso mudaria completamente suas vidas.
Os militares invadem a casa de Carol atrás de provas que a incriminem como sendo membro do partido comunista. Mesmo sem encontrar as tais provas a levam presa diante do fato de encontrarem sua pílulas anticoncepcionais.
Devido a ditadura militar Carol e Daniel tiveram suas vidas dilaceradas.
A Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual todo tipo de arbitrariedade foi cometido pelo governo.
A ditadura marcou a vida desses dois jovens pelas prisões, torturas e todo tipo de desumanidade. Porém o que a ditadura não conseguiu destruir foi o amor grandioso e verdadeiro que preencheu seus corações, mesmo marcados pelos piores momentos de suas vidas.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

site: @resenhandocomamarcinha
comentários(0)comente



Claudia/Dinha 08/08/2020

O amor é paciente!!!
Esse conto me deixou impactada com uma realidade não muito distante,ele veio nos mostrar a realidade do cárcere durante a ditadura,mostra o quanto muitos já sofreram e outros tantos que nem voltaram de lá,a busca por uma liberdade ainda que tardia,Carol passou por tudo isso e , graças a Deus viveu para nós contar essa linda história, não esquecendo o seu grande amor Daniel que também passou por poucas e boas no cárcere e também sobreviveu ,para juntos nos agraciar com suas histórias.quer saber o que eles passaram, mergulhe nessa história e venha conhecer vc também!!!
comentários(0)comente



Rosangela.Lima 08/08/2020

Impactante
Esse conto me deixou emocionada, confesso que no começo achei que seria só mais um romance mas como me enganei. Os relatos sobre as torturas me deixaram horrorizada, isso me fez refletir muito sobre como tantas mulheres sofreram e outras perderam pessoas importantes e até mesmo a própria vida. Foi pesado mas o final foi muito surpreendente e deu uma leveza depois de tanto sofrimento, chorei muito mas foi de alegria.
comentários(0)comente



Laranjinha 08/08/2020

Conto: O Despertar de um Amor

Autora: Cleia Lira

Esse conto mexeu com meu sentimento, quantas pessoas sofreram para que nos agora tenha toda essa liberdade.
Coral conta um pouco do que viveu no período da ditadura que e meio de todo o garra por liberdade ela encontrou o amor da vida dela e em momento nenhum desistiu de lutar para se manter viva nós piores momentos que teve não tenho palavras para fala o que eu sente ao ler esse conto ainda tô me recuperando pois não consegui fica sem chora pois senti cada emoção relatada nesse conto. Mais uma vez Cleia arrasou parabéns...
comentários(0)comente



Mirela @bookssloverss 01/03/2020

O despertar do amor
Carol é uma jovem doce e gentil, que decide fazer faculdade de letras na universidade de São Paulo.

Vinda de uma boa família, Carol deseja liberdade, uma que só existe vivendo longe dos pais.
E foi na faculdade que Carol conheceu seu grande amor, Daniel, líder de um grupo do Partido Comunista. Mas com esse grande amor, veio os conflitos. Após ser pega pelo exército e ser torturada, nunca desistindo de que um dia pudesse ser solta e se ver livre novamente.
Apesar de tudo o que viveu, se tornou uma guerreira.
Uma história tensa em algumas parte em questão das torturas, e não deixa de ser um lindo romance.
Mostrando um pouco de como se vivia em 1971, como as mulheres eram vistas naquela época e como era a ditadura.
Gostei bastante da leitura, apesar de ter ficado como o coração na mão durante os relatos sobre a tortura. É um conto bem rápido e muito bem escrito, com detalhes e com um romance que nos faz torcer do início ao fim pelo casal. E com um final incrível.
Super recomendo ♥️


site: https://www.instagram.com/p/BxdUU0sgcsj/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 01/03/2020

A junção do Amor e Esperança em tempos sombrios
Um lindo conto que retrata um momento muito importante da história, mesmo sendo um tempo a ser descrito de forma horrenda, a autora Cleia conseguiu nos conduzir através dele de forma firme, realista, porém com esperança. .
.
Conhecer o amor em plena ditadura não era o plano perfeito. Mas, amor não tem hora e local. E bem assim foi com a Carol, menina esperta, determinada e dona de uma incrível força para viver. .
.
Participar desse momento da história através dos acontecimentos vividos por Carol, deixou-me muito frágil aos relatos, não tem como não pensar e imaginar todas as possibilidades de desgaste emocional e físico sofridos por tantas mulheres e homens nesse tempo obscuro que foi a ditadura.
.
.
A autora mergulhou fundo através das pesquisas para alcançar o mais próximo do verdadeiro em suas escritas e ela conseguiu com maestria. A reflexão foi acondicionada perfeitamente através dos passos de Carol ao contar seus momentos vividos a sua neta.
.
.
A leitura foi bem rápida e fluída, mesmo sendo um conto de um assunto tão denso.
.
.
Você também deve lê-lo, pois o ensinamento que ele nos traz, nos permite a nunca perder a esperança. .

site: https://www.instagram.com/semlimitesparaoslivros/
comentários(0)comente



Shamara 25/02/2020

Resenha do Livro "O despertar de um Amor"
Resenha Literária

Livro: O Despertar de um amor
Escritora: Cleia Lira
Ano: 2017
61 páginas
Nota: 5/5

"Não se preocupe em parecer forte. As aparências enganam! No final, os mais fortes são aqueles que sobrevivem."


O Despertar de um amor é o 1º conto publicado pela Cleia Lira na Amazon, o que fortaleceu, ainda mais, o seu talento para escrever contos. O conto tem como pano de fundo, a Ditadura Militar e nos apresenta um recorte da luta que as mulheres enfrentaram naquela época.
A escritora demonstrou muita dedicação à obra, pois realizou pesquisas e foi bastante clara. A história é curta, mas tem grandes ensinamentos. Deitei para ler um pouco do conto e quando vi estava debruçada sem querer largar.
Narrado em 1ª pessoa, vamos conhecer a história de vida de Carolina Bittencourt. Tudo começa quando Júlia, a neta de Carol, precisa fazer um trabalho escolar que consiste em contar a história de vida de alguém muito admirável. Júlia escolheu a sua avó. Olhem que mimo, o conto é uma conversa entre avó e neta. Quem gosta de ouvir as histórias das avós? Ah, eu amo!
Assim, Carol começa o relato de sua longa história. Ela se entregou completamente ao relato, inclusive houve partes que nem o seu marido Luiz sabia.
Carol nasceu em São Paulo. Aos 18 anos foi estudar Letras na USP. O seu pai não concordava em uma mulher fazer faculdade e só permitiu porque a filha de um amigo iria dividir o quarto com Carol. Ao chegar na USP em 1971, estava acontecendo muitos movimentos contra a Ditadura Militar. Os jovens eram questionadores e criaram até um jornal que fez aliança com o Partido Comunista. Ela começou a participar das reuniões e acabou conhecendo Daniel, rapaz que chamou muito a sua atenção. Ela começou a distribuir folhetos e durante essa tarefa, ela e Daniel acabaram se apaixonando.
Porém, nem tudo é um mar de rosas... Na última noite de novembro de 1971, houve uma reviravolta na vida de Carol. Os militares invadiram o seu quarto e a levaram presa. Eles queriam que ela revelasse quem estava por trás do partido. Ela foi torturada, passou fome, sede, foi agredida com chutes e socos na barriga, amarrada em pau de arara e recebia choques elétricos, além da constante violência psicológica. Toda essa maldade resultou num aborto. Imagine... Ela nem sabia que estava grávida.
Após a recuperação (física) do aborto, ela foi transferida para a o Presídio Tiradentes, onde conheceu Rita, uma mulher muito sábia que a consolava. As torturas foram diminuindo, mas continuavam intensas. Por fim, ela foi libertada por insuficiências de provas.
Quando ela voltou para casa, ainda na moradia da USP, suas coisas estavam encaixotadas, todos pensavam que ela havia morrido. Ela descobriu que Daniel tinha sido preso. O seu mundo desabou mais uma vez! Ela desiste da faculdade e volta para casa de seus pais...

Assim, Carol termina o relato para a sua neta. Júlia fica insatisfeita e sabem por que, não é? O que será que aconteceu com Daniel após a prisão?
Júlia fala: “Ele era o amor da sua vida...”

De tanto Júlia insistir, Carol termina a última parte de sua história, a que mudou sua vida para sempre!
Qual será o desfecho dessa história? Ah, vem ler comigo e descobrir.

Cleia Lira revela verdades na hora certa. O seu conto é muito inteligente, uma verdadeira aula de História. Todos deveriam ler essa crítica social... Além de uma história de amor, é uma história de LUTA e SOBREVIVÊNCIA!
O conto foi baseado em fatos reais e é fruto de muitas pesquisas e dedicação da escritora. Ela buscou mostrar a luta das mulheres e reforçar, que até hoje, somos fortes e guerreiras...

site: https://Instagram.com/biblioteca_deumaprofessora
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2