A Cidade e as Estrelas

Resenhas - A Cidade e as Estrelas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

day 15/04/2024

Imbigo ???
Eu gostei da amizade do hilvar e do alvin, deu pra perceber que até o final do livro alvin conseguiu amadurecer, só o que eu não gostei muito foi praticamente terem apagado da história os amigos do alvin, o autor esqueceu deles, e sem contar que deixou esse final meio aberto. Enfim, foi uma leitura um pouco complicada porque é muita enrolação, mas apesar disso é legalzinha

fubies 03/04/2024

Legal, i guess
Ao ler esse livro é muito importante entender que a cidade, Diaspar, é um personagem tanto quanto Alvin. Alvin é nosso personagem principal e, diferente de todos os outros habitantes da cidade, se encontra sempre inconformado com a realidade de estar trancado na cidade para toda a eternidade. Diaspar é totalmente futurística, com a tecnologia sendo a mantenedora de toda a cidade e de todas as vidas. Não existe mais morte ou nascimentos, e não existem crianças, não existe mais curiosidade ou necessidade de trabalhar para prover o próprio sustento. A cidade guarda as lembranças de todos os moradores e, de tempos em tempos, decide quem vive ou ?morre? (a morte, neste livro, é quando a pessoa é colocada novamente na memória da cidade e fica ?dormindo? para ressurgir/renascer no futuro).

Não sabia bem o que falar sobre o livro e, sinceramente, acho que li o livro errado ou não entendi de fato o que todos os outros entenderam. Sabe quando algo se encerra e você tem aquela sensação de que não entendeu tudo? É ainda pior perceber que todos em volta estão adorando e entendendo. Me sinto assim com o livro principalmente porque quase todas as resenhas que leio são super positivas: as pessoas amaram, desejaram, esperaram algo e receberam até a última página tudo o que queriam. Eu só sinto que: é, li o livro! E ok, ele foi legal (?), mas não foi tuuuuudo isso.

Saí de Fahrenheit com uma sensação muito semelhante, de que não entendi algo que todos estavam entendendo, pois nesse outro caso odiei o personagem principal. Neste livro aqui, pelo contrário, simpatizo com Alvin e meditando sobre todas as suas decisões controvérsias, infantis ou quase ingênuas, consigo compreender porque faz as coisas como faz, sendo fruto total do ambiente que vive e das coisas que ocorrem.

Há sentido, ao menos, nos seus desejos doidos, aventureiros e inconsequentes.

Ainda assim a história passa rapidamente por pontos que eu gostaria de ficar mais tempo, como a religião antiga rapidamente citada na metade do livro, a destruição de todo o resto da terra que torna a sobrevivência de Diaspar tão interessante ou até os outros planetas presentes na narrativa do livro. Cada vez havia mais interrogações na minha cabeça e eu sabia que o livro tinha páginas insuficientes para desenvolver tudo o que eu esperava, mas talvez eu só esteja mal acostumada por causa de Duna (Frank H. me contava até mesmo porque a areia era de tal e tal cor e poderia passar páginas me explicando como os trajes funcionavam).

Estou, sim, acostumada com livros que nos jogam informações relevantes junto com as irrelevantes e não nos explica nada, é quase normal quando falamos de ficção científica e clássicos, mas sinto que perdi algo nesse aqui.

Enfim, a nota reflete esse ?Ok, mas não extraordinário? que senti. Espero ler outros livros do autor!

Raphael Santos 12/03/2024

Grandes reflexões sobre a humanidade
O livro é uma metáfora sobre nossa situação atual e o possível futuro se continuarmos do jeito que estamos, destacando a diferença entre ser um consumidor indulgente e ser autossuficiente. Fala sobre como a vida fácil pode ser ilusória e a importância de equilibrar as coisas para aproveitar a vida ao máximo. Apesar de ter partes fantásticas, também aborda questões como inteligência artificial muito antes de se tornarem relevantes. Com o diretor certo, poderia virar um filme incrível.

Tehani 06/03/2024

Motivos para ler este livro
?A cidade e as estrelas? é uma ficção científica com uma narrativa maravilhosa, do mesmo autor de ?2001: uma odisseia no espaço? Arthur C. Clarke. Os personagens Alvin, Jeresac, Hilvar, Alystra e o Bufão (Kedron) tem uma conexão interessante. Também achei incrível a conexão das cidades Diaspar e Lys.

A obra é de 1956, mas tem trechos que são super atuais, com temas filosóficos e até psicológicos.

Uma história muito interessante e para quem curte ficção científica é uma ótima opção de leitura. Lembrando que tem um plot twist bem interessante no final.

PS: a ilustração da capa do livro já tem um spoiler da leitura também.

Guilherme 22/01/2024

Ótima obra de ficção científica!

Foi o primeiro livro que li do Arthur C. Clarke e achei muito bom. O autor escreve um futuro que parece tão abstrato, mas ao mesmo tempo palpável graças a sua escrita excelente. Existe alguns mistérios no livro que faz você não parar de ler. Além disso a descrição do mundo e das tecnologias são muito criativas.

Os pontos negativos que tiram a quinta estrela do livro são um personagem principal que não cativa e um final apressado, sendo basicamente um relato histórico que tira um pouco do ritmo de aventura que a existia até o momento. Mesmo assim recomendo!
fecomas 23/01/2024minha estante
Que resenha completa! ??

Laura 10/01/2024

Fascinada como leitora comum e estudante de biologia
Acredito que leitores não-ligados a ciência não serão tão impactados quanto a gente. Esse livro carrega uma imensidão de riqueza (detalhes), tanto pelas mensagens que querem ser passadas do C. Clarke, quanto de informação científica; Perspectiva de futuro com muito zelo quanto a sociedade, mas também nas possibilidades e recursos.

Não posso deixar de falar também o quanto eu me via no Alvin e o quanto eu sentia que deveria aprender com ele.

?Alvin nunca cresceria, sempre encarando o universo inteiro como um brinquedo, um quebra-cabeça a ser desvendado para entretenimento próprio.?

Com o ?espírito? explorador. Sempre a procura de algo, de saber o porque, de entender como e mais importante: não desistir e se agarrar sempre em oportunidades que as vezes tinham o mínimo de chance de contribuir para objetivo dele, mas que essa chance já valia de tudo pra ele.

Essa frase do Jack Finney define bem tudo o que eu falei e o que passa no livro:

"Pode ser que o instinto mais forte da raça humana, mais forte que sexo ou fome, é curiosidade: a necessidade absoluta de saber.?

Laura 12/01/2024minha estante
Eu queria completar aqui que desde que eu terminei de ler esse livro, eu sinto uma saudade enorme de um lugar que nunca fui e nunca irei. Fantástico como fiquei imersa. Sinto que, a partir de agora, é meu maior sonho (e impossível): alcançar as estrelas.

Hayð§ââï¸ 04/01/2024

ótimo livro para se ler em um fim de semana
"Há uma tristeza peculiar na realização, na compreensão de que um objetivo desejado há muito tempo enfim se concretizou e que o planejamento da vida deve ser norteado por novas finalidades."

li esse livro em um dia e fiquei impressionada em como um menino singular de apenas 20 anos conseguiu mudar um pensamento enraizado por milhares de anos em duas culturas completamente diferentes em apenas alguns meses.
ler livro sobre a humanidade do futuro é algo que eu estou gostando muito ultimamente e esse livro cumpriu com tudo que prometia. espero encontrar livros tão bons que tratam sobre esse assunto quanto esse.
esse foi o meu segundo livro do ano e espero que a qualidade continue assim.

Dhalila 27/12/2023

Arthur C. Clarke é um dos meus escritores preferidos.
Adoro como ele constrói mundo é sobre o que trata cada enredo.
Mas infelizmente esse livro não me pegou como os outros deles. Não consegui me conectar com a história. Tinha uma momentos não ditos que, não vou mentir, me irritaram.
Não culpo o livro, acho que não estava no mood de esse tipo de livro. Uma pena.
Talvez leia novamente e tenha outra visão. Quem sabe?

Mariana 26/12/2023

Não sei dizer se gostei ou não do livro. É uma narrativa MUITO visual e no começo é muito difícil visualizar mentalmente as tecnologias e os cenários de Diaspar. De qualquer forma, tem aquele aspecto de reflexão sobre o papel da raça humana no Universo que eu amo, e traz uma discussão enorme sobre a teoria da floresta negra

Sa Klabacher 17/10/2023

Interessante
Já li alguns livros do Arthur C. Clarke e, apesar de não ter amado todos os que já li, eu estava bem ansiosa pra esse aqui.

No final das contas achei o livro interessante, mas não conseguiu me prender muito bem. Em um dos meus históricos de leitura, lá pros 70%, comentei que esse livro tinha um problema com o ritmo, já que em alguns momentos ele era super interessante e rápido de ler, direto ao ponto, enquanto em outros ele era monótono e cheios de parágrafos filosóficos. Não acho que esse seria um problema pra mim se tivesse sido mais equilibrado, mas infelizmente não foi o caso.
Meio que não me importei com o protagonista e só continuei na história pelo Hilvar e pelas respostas (que inclusive gostei bastante).

Esse é um livro bem reflexivo e com uma história e "moral" legais, mas não me pegou tanto assim. Pra mim, o ponto alto foi a partir dos 82%, e antes disso achei bem morninho. Mas acho que vale a leitura, principalmente pra quem gosta mais desse estilo de livro mais "pensativo".

Neve 12/09/2023

"Ele sabia naquele momento que, quando o poder, a ambição e a curiosidade estavam satisfeitos, ainda restavam os anseios do coração."

Sandy 25/08/2023

Estamos no auge ou no início?
Esse livro é extraordinário no sentido de visão, de destino da humanidade daqui a bilhões de anos. O autor propõe uma realidade tão diferente que muitas vezes era difícil imaginar, de conceber algo tão estanho, porém crível.

Dentro disso, as discussões sobre sociedade, destino, comodismo e religião são abordadas com maestria. Uma ótica única sobre criação e desenvolvimento de deuses foi muito interessante e o impacto desses na humanidade em si. Me fez refletir sobre respostas a diversas perguntas e surgir novos questionamentos. A gente vai pra onde, mesmo? Os humanos estão com os dias contados ou agora é apenas o início extremamente primitivo de algo muito maior e inimaginável? Achamos que estamos no topo do desenvolvimento humano, mas então... O futuro é a decadência? Ou o ápice está longe de chegar?

Me fez questionar: o povo de Diaspar era tão diferente, ainda poderia ser considerado humano? Será que seria mesmo justa a união dos dois povos? Lys era mais próximo de nós, portanto mais sensível ao tempo. Diaspar podia viver eternamente e, mesmo que isso mude, seria assassinato deixar as pessoas em hibernação por tempo indefinido? A mudança era necessária, com certeza, mas no final não tem como saber o que realmente aconteceria após e é isso.

Um ótimo livro, com ótimas reflexões. Eu esperava um pouco mais de aventura, mas a escrita do autor estava mais perto de Fim da infância do que de Poeira lunar. Alguns personagens são esquecidos no caminho e senti falta de uma conclusão para eles. Mas mesmo assim é um livro incrível!

1 | 2 | 3 | 4 | 5