O Dueto Sombrio

O Dueto Sombrio V. E. Schwab

Resenhas - O Dueto Sombrio

Liah Lopes 14/11/2020

Sunais levam almas, mas esse levou meu coração.
Primeiro de tudo, sério, fazia tempo que eu não chorava por um livro, pelos personagens e pelo fim em si.

Meu coração disparou, tropeçou e quase parou tantas vezes nesse livro que não sei descrever.

Ele tem um ritmo lento, mas constante e vicioso. Nele você acompanha a evolução da nossa Kate, que luta com os monstros dentro de sua cabeça, e ganhou meu coração com seus dilemas e sua garra pra consertar o que foi partido em si mesma e no seu mundo. Também vemos a mudança do nosso August, que desaprendeu como sonhar, e acredita ter finalmente entendido o propósito que seu irmão tanto o empurrou, até uma garota de cabelos loiros olhar de verdade pra sua alma e o dizer que só ele pode decidir qual será seu real propósito, só ele pode decidir como lutar sua própria guerra.

E assim acompanhamos esses dois, hora juntos, hora separados, trazendo a luta dentro de suas cabeças para o mundo que precisava que mais lutas fossem travadas em nome da esperança.

"Esperança teimosa ?
August gostou da expressão.
Kate provavelmente diria que ela era a teimosia e ele, a esperança."

E eu tive esperança.

Esperança que Veracidade pudesse se reerguer, que os Guardiões estivessem bem, embora eles não tenham aparecido muito (uma pena), e que tenham achado uma forma de lutar sem a Kate. Esperança que Sloan fosse pra cova com aquele sorriso maldito, e que Alice, a perturbadora e encantadora Alice, não levasse embora meu August.

Tive esperança por Ilsa, que ela pudesse se encontrar no meio dos seus devaneios e nos dar mais de sua luz, tive esperança por Colin, que a coragem era maior que seu corpo, por Henry e Em, que deram tanto amor e apoio a todos que podiam como verdadeiros pais e líderes, por Soro, que a verdade aparecesse pra elx como apareceu pro August.

E pelo nosso casal de pombinhos Kate e August, que entre tantos desencontros e rixas familiares, conseguiram encontrar um no outro a calmaria antes da tempestade, e se apoiar nela para atravessar pelo olho do furação juntos.

"Fica comigo."

E lá se vai minha sanidade.
E aqui fica minha indicação.

Final arrebatador, eu estava chorando e nem sei quando comecei, foi lindo e cruel, e encheu minha alma de alegria e tristeza, caos e calmaria. Personagens incríveis, gostoso de acompanhar, agonizante também, mas perfeito sempre.

letty biachi 16/11/2020

otimo livro saí com depressão
MANO O AGRADECIMENTO "esse livro quase me matou. sempre digo isso, mas juro que desta vez foi pra valer. Mas isso não quer dizer que não o amo - afinal, os livros só podem nos machucar se gostamos deles. É assim que eles entram - através das rachaduras que o amor cria em nós."
Eu gostei muito mais dessa leitura do que do primeiro, me envolveu mais rápido, mas o decorrer do final do primeiro foi mil vezes melhor, não sei, faltou um tchan, mas no geral a história me pegou muito mais.

Aline 19/04/2021

Livro perfeito, maravilhoso, incrível.
Apaixonada por essa duologia e essa conclusão foi perfeita

Nicole 20/04/2023

A V.E Schwab me paga. Mds chorei muito, que final foi esse. Cadê a felicidade? Cadê a justiça? Cadê os meus personagens favoritos? Isso mesmo, foram com deus!
dora 21/04/2023minha estante
SIM VEI

MGbooks 01/05/2023minha estante
Só tristeza

MiPolleti 23/04/2022

Apesar de ter gostado da história, eu esperava um final diferente, algo mais grandioso, um desfecho diferente, por isso acho que acabei me decepcionando um pouco com o livro, existem historias da autora muito melhores

Paula1630 09/04/2021

Eu esperava que o segundo livro explicasse e aprofundasse mais o universo que a autora criou, e eu estou esperando até agora. O livro basicamente é homem mata monstro, monstro mata homem, monstro mata monstro e homem mata homem, só. O final achei uma bela de uma porcaria que tentou passar algum sentimento, mas pra mim só passou o alívio de ter terminado o livro.

lari 29/07/2021

sinceramente? teria sido 4/5 estrelas se não fosse o final. achei muito corrido, aconteceu tudo nos últimos 10%.

Yasmin1829 18/08/2020

Duologia maravilhosa
Eu demorei um pouco a pegar o ritmo do livro, pelo ambiente diferente que um dos protagonistas estava, mas depois a leitura voou.

No início, achei a Kate e o August muito diferente, mas ao longo do livro você vai refletindo que depois dos acontecimentos de A Melodia Feroz, não tinha como eles continuarem as mesmas pessoas.

O relacionamento dos dois aqui só ficou mais lindo, a afinidade, cumplicidade, eles tem uma química enorme, foi uma amizade linda de acompanhar se fortalecendo e crescendo cada vez mais. Eu amei o quanto esses dois se cuidavam nos detalhes.

Eu gostei muito dos plots e de como a autora desenvolveu o livro, foi incrível ver o crescimento dos personagens, até mesmo os secundários, ela trouxe alguns novos personagens também.

Eu gostei da Victoria ser bem objetiva e não ficar se aprofundando em coisas desnecessárias, mas senti falta de algumas explicações, como a origem do novo sunai, como tudo ficou após os acontecimentos do último plot.

E o fato dela ser bem objetiva faz o livro ser muito fluído, porque tem sempre algo acontecendo. E como no primeiro, nesse não esperei coisas boas, só esperava as tretas acontecer, e desde o início imaginei que não seria um final feliz.

E por falar em final, achei ele um pouco corrido, isso torna que ela fez ruim? Não, jamais, maaas... poderia ter se transformado em perfeito e, possivelmente, um livro favoritado se ela tivesse trabalhado melhor alguns detalhes.

Fora isso foi incrível do começo a (quase) o fim. Eu amei está de novo com a Kate e o August, eles vão ter pra sempre um espacinho no meu coração. E mal tinha terminado e já tinha a certeza de que queria revisitar está história um dia.

Eu dei 4 ? e acabei rendida a escrita da Victoria, eu amei essa duologia com o tom mais sombrio e de que você só espera a treta acontecer, porque ela vai.

A Victória se tornou uma das minhas autoras favoritas sim, merece o hype que tem e merecia muito mais. Ela tem uma escrita leve, fluída, mas ainda assim te deixa tensa com o que vai ocorrer, prende você ao livro, ela faz uma fantasia urbana, meio distopia, eu nunca sei encaixar ela em um só gênero, amo isso.

Eu amei essa duologia e LEIAM, se apaixonem por esse universo doido e mal e incrível.

darkblackbeak 23/01/2021

Perfeito
esse livro foi genial, original, impetuoso e de quebrar o coração. eu amei essa duologia desde o começo, a victoria me prendeu só pela sinopse e quando eu li, me apaixonei mais ainda, esse segundo livro foi um tiro no coração, não esperava esse final e fiquei devastada, sei que a Victoria foge dos clichês mas esse me machucou profundamente. eu amei a forma como ela retratou o universo do livro com metáforas ao nosso mundo. o livro faz a gente refletir que o nosso mundo também tem monstros, sejam eles de carne e osso ou não.

rafa 28/01/2021

Então faça a dor valer a pena
Em O Dueto Sombrio temos dois núcleos diferentes que separam os personagens. Depois de seis meses dos acontecimentos de A Melodia Feroz, Kate está em Prosperidade caçando monstros com a ajuda de uma equipe peculiar, enquanto August lidera um dos Esquadrões na FTF na Cidade Sul. Quando um novo monstro aparece e deixa um rastro em Kate, ela acaba tendo que voltar para Veracidade.
Além desse novo inimigo, temos Sloan controlando a Cidade Norte, com Alice, um monstro criado pelos atos de Kate, como aliada.
Os dois protagonistas passaram por mudanças significativas e, mais do que isso, estão em constante dúvida sobre quem são.
Nas primeiras cem páginas, a autora nos apresenta essa nova parte do enredo e, para mim, um dos pontos fortes foi justamente o momento posterior à isso, quando finalmente August e Kate se encontram.
Demorei mais para ler essa continuação e não acho que superou o primeiro volume. O grande novo vilão não é explorado o suficiente e seu final é rápido e não atende as expectativas, assim como o do antigo vilão.
O final pode ser amargo. Em um mundo com monstros e a violência velada, Schwab quis mostrar que há esperanças, mas nem sempre finais felizes.

Ellen 19/08/2021

Amei conhecer Kate e August. O universo criado pela autora é interessante, mas acho que foi pouco explorado por ela. Alguns fatos me incomodaram na trama como, por exemplo, o fato dos amigos nerds da Kate terem perdido espaço na história. Eles foram descartados tão rapidamente que me perguntei: por que a autora se deu ao trabalho de cria-los?
E quanto ao final do livro... A gente sabe que o mundo é complicado. A vida muitas vezes é dura. E, muitas vezes, viver é dolorido. Mas, o que me deixou entristecida foi o fato deles passarem por tanto sem nunca ter uma chance real. Pelo menos na ficção a gente espera finais felizes, mesmo sabendo que dependendo das circunstâncias, eles são praticamente impossíveis. Porém, nem tudo está perdido porque se não houve happy end, há sinais de esperança para os moradores de Veracidade.
Recomendo a leitura.

Letícia 08/12/2023

Queria outro final ?
Lindo, perfeito e maravilhoso. O começo é meio puxadinho mas valeu muito a pena!
Sofro muito com o final e criei sim um fim alternativo na minha cabeça.
Leia se você quer muita dor e sofrimento.