Novos Mafuás

Novos Mafuás Vários

Resenhas - Novos Mafuás

Ca Melo 01/08/2020

12 livros nacionais para 2020
Esse livro estava na minha lista de 12 Livros nacionais para 2020 e apesar de ter me comprometido a fazer resenhas de todos os livros desse projeto, não me senti tentada a escrever uma resenha específica deste. Um dos principais motivos é que o livro é extremamente curto, e apesar de ter gostado bastante, senti que não trouxe material suficiente para falar conhecermos o autor Lima Barreto como crítico social. Entendo que a produção do livro foi um desafio, mas ao mesmo tempo em termos de conteúdo deixou a desejar. Estudei um pouco da obra de Lima Barreto num semestre da faculdade e queria compreender melhor o seu posicionamento em relação ao contexto de sua época. Por crônica ser um gênero de não-ficção e que depende de conhecimentos da época em que os textos são produzidos, a obra não foi suficiente para tratar da sociedade carioca do final do século XIX e início do século XX. Ainda assim, as as poucas páginas revelaram um pouco do teor crítico de Lima Barreto sobre, principalmente, os governantes e suas ações, principalmente em relação ao apoio na Primeira Guerra Mundial.