Numa e a ninfa

Numa e a ninfa Lima Barreto
Lima Barreto

Resenhas - Numa e a ninfa

Arthure 26/02/2024

Um pouco do que eu achei do livro.
Eu tenho uma filosofia de não julgar o livro pela capa, e acabo experimentando coisas novas. Com esse Livro não foi diferente, ele é um livro de uma leitura cansativa, eu podia simplesmente largar ele e nunca mais vê-lo, mas preferir terminar. Infelizmente eu não gostei, não é minha praia, mas para os apreciadores de escritores brasileiros famosos e antigos, ele pode ser uma ótima escolha.

Bunny.xs 24/11/2023

Seguinte
É uma obra que aborda política, a política da época que se passa no livro e no meio da história o autor colocou um caso amoroso, é um livro que é bastante usado nos colégios, pra trabalhos, resumos e pesquisas.

Henggo 23/05/2023

Importante, mas maçante
Confesso que foi decepcionante, ainda mais depois da maravilha que foi "Aventuras do Dr. Bogoloff". Pode-se dizer que "Numa e Ninfa" é praticamente um spin-off do livro do Dr. Bogoloff, porém, diferente daquele, neste Lima Barreto cai mais uma vez nas voltas e voltas para dizer o básico - e isso sem aquele tempero cômico. Curioso é que a história é de causar debates ao trazer críticas a esse Brasil político de interesses escusos, corrupção desenfreada e artimanhas de poder, um Brasil que não mudou muito nesse sentido. Dona Edgarda, por exemplo, esposa do senador Numa, é a representação tanto da ânsia pelo poder, como do machismo que, até hoje, dificulta a ascensão de uma mulher a cargos importantes. São temas atuais, relevantes, importantes, mas que, trazidos nesse texto prolixo, cansativo, se perdem no marasmo. Foi uma experiência estafante.

Doc 21/01/2021

Uma sátira a política.
A obra do autor brasileiro Lima Barreto é uma sátira sobre a política brasileira do século 19. O livro é abordado no período em que o Brasil saia do regime monárquico para a república e nessa transição de governo as formas políticas de governar não mudam da noite para o dia, assim, o autor descreve as maneiras que o personagem Numa consegue seus cargos políticos e outros benefícios bem como representa algumas práticas da época como o voto de cabresto e o curral eleitoral, evidenciando que os governantes governava para si e não para o povo. Lima Barreto também se atem ao tema da escravidão já que o mesmo era neto de escravos e viveu o período em que ocorreu politicamente o fim da escravidão, 1888, logo o tema não poderia deixar de aparecer. Barreto descreve também a vinda de imigrantes para o país como de exemplo os italianos. Comentar sobre o sistema econômico brasileiro da época (produção de café, borracha e a emergente industrialização). E durante as críticas sobre a política do tempo ele ainda põe na obra um caso amoroso que se arrasta até o fim da obra.

Monaliza.Arantes 21/07/2020

Numa e a Ninfa
Fala de política, foi pouco interessante para mim. Um advogado e deputado, tímido e sem muitas perspectivas políticas, Numa Pompilho, era sempre incentivado pela esposa Edgarda que preparava os discursos dele através do primo com o qual ela o traia.