Clube Da Luta Feminista

Clube Da Luta Feminista Jessica Bennett

Resenhas - Clube Da Luta Feminista

Bruna Mayra 16/03/2020

VOCÊ PRECISA FALAR SOBRE O CLUBE DA LUTA FEMINISTA!
VOCÊ PRECISA FALAR SOBRE O CLUBE DA LUTA FEMINISTA! O clube da luta feminista tem como objetivo principal ser um guia que te ajuda a sobreviver num ambiente de trabalho machista, mas, o incrível conteúdo deste livro pode ser expandido e tornar-se um guia de sobrevivência a sociedade machista.

A Jessica Bennett traz lições importantíssimas de como identificar comportamentos, comentários e posturas machistas e logo como reagir nessas situações, sempre de forma leve, bem humorada e descontraída.

Leitura fluída e a narrativa da Jessica traz um sentimento de intimidade, por horas parece um diálogo com uma grande amiga, as experiências vividas por ela são enriquecedoras e nos conectam ainda mais com o livro. Para quem quer começar a ler sobre feminismo este é um ótimo livro de fácil compreensão, cheio de referências e indicações de leituras e autoras o que é mais um de seus pontos positivos.

Outra coisa que me chama atenção é como ela consegue incluir os homens nessa causa alertando e dando instruções de como se comportar e ou intervir quando presenciar comportamentos machistas, mesmo deixando claro que esse livro é (21%) mais caros para homens rsrs.

A grande lição que eu guardei foi a de quanto a SORORIDADE É IMPORTANTE! que juntas somos mais fortes e que podemos enfrentar todo e qualquer machismo, e patriarcado, que chegou a nossa vez e ninguém vai nos calar. Vendo a Jessica falar sobre o clube da luta feminista dela ela despertou em mim a grande vontade de montar um CLF também. E só para terminar jamais esqueça seu kit básico do clf e muito menos da primeira regra do clube da luta feminista, regra número 1: VOCÊ PRECISA FALAR SOBRE O CLUBE DA LUTA FEMINISTA!!!!

OBS: De longe o melhor livro da minha estante!
Juliete Marçal 16/03/2020minha estante
Adorei a resenha! Quero tbm ler! Livros como esse são essenciais! ?

Bruna Mayra 16/03/2020minha estante
Obrigadaa! Sim livro essencial, sem dúvidas.

Bia 23/03/2020minha estante
Este livro está na minha lista de quero ler há mais ou menos dois anos. Eu não tinha previsão de quando iria ler, sua resenha me fez ir pesquisar ele no site que eu compro livros.

Bruna Mayra 23/03/2020minha estante
Aaaa, fico feliz. Você não vai se arrepender ?

Stephanie.Sarah 28/09/2021

Neste livro, Bennett reúne histórias pessoais de seu clube e acrescenta pesquisas, estatísticas e conselhos empoderados de como combater e sobreviver ao machismo.

Apesar da relevância do tema, é de forma descontraída que Bennett, oferece conselhos valiosos para toda mulher que precisa enfrentar o machismo no ambiente de trabalho.

É uma leitura necessária a toda mulher, e arrisco a dizer que a homens também, pois o machismo de tão enraizado que está na sociedade, tornou algumas atitudes e expressões frequentemente utilizadas (ainda que inconscientemente) por homens e até mesmo por mulheres em relação a outras mulheres, algo comum e, portanto, natural.
"O machismo de hoje em dia é insidioso, vago, politicamente correto, e até mesmo simpático. [...] Nada disso torna a coisa menos nociva."

Dividido em seis capítulos, a autora nos apresenta estratégias para enfrentar um manterrupter, ter mais autoconfiança, apoiar outras mulheres, conseguir um aumento, entre outras coisas.

A história mostra que diversos fatos contribuíram para que a mulher fosse posta em posição inferior a dos homens, mas os anos se passaram e muitos movimentos trabalharam em prol da liberdade da mulher em todos os sentidos, seja através do voto, ou do direito de conquistar seu espaço no ambiente de trabalho.
Esse livro é mais um exemplo de apoio a causa, que ainda não está totalmente vencida, mas que evolui a cada pequeno passo.

site: https://www.instagram.com/ecleticaliteraria/

Alanna. 02/12/2020

Das minhas leituras de livros sobre feminismo, esse foi o que menos gostei, como é possível perceber pela minha nota para esse livro (2 de 5 estrelas), e vou explicar meus motivos nessa resenha.

Como o subtítulo diz, esse livro busca ser um manual para um ambiente de trabalho machista. Aqui você vai ler, basicamente, sobre como locais de trabalho empresariais tendem a ser ambientes machistas, e de como você, mulher, pode contornar essa situação, sobre como superar a autossabotagem e etc.. Até aqui, ok.

Porem esse livro tem um problema seríssimo pra mim, que é o Q elitista dele. Se você vai falar de defender direitos de outras mulheres no mercado de trabalho, que tal falar na desigualdade racial de oportunidades para mulheres? Que tal falar sobre as dificuldades de mães conseguirem emprego? O livro até fala sobre esses assuntos, sobre como nos Estados Unidos existe uma grande desigualdade salarial entre brancas, negras e latinas (e que existe em todo o mundo), mas é mal abordado, quando a autora prefere falar sobre como você pode responder seu colega que desqualifica sua resposta a uma pergunta. Esse tipo de preocupação com 'poder para as mulheres' só abrange mulheres brancas e cis, beira muito o feminismo liberal que fala muito sobre poderes para as mulheres (mulheres brancas, cis e hétero) mas esquece completamente de questões sociais, de classe, de raça, de identidade. Essa postura me incomodou a leitura inteira, tanto que em vários feedbacks de leitura eu comentei como isso era recorrente e como me incomodei. Não me conectei muito com a leitura.

mari 27/07/2022

CLF - Clube da Luta Feminista
Começo dizendo que achei um pouco contraditório e irrealista em algumas partes... as idéias para combater o machismo no trabalho são ótimas sim, mas a maioria delas só pode ser aplicada por mulheres que estão em posição de poder ou num cargo relativamente alto na empresa.
Mais vou focar no que consegui tirar de melhor do livro; a consciência.
Consciência sobre a sociedade ser patriarcal e sobre como "mulheres no poder" só pode ser algo real quando mulheres apoiarem umas ás outras. Sobre a importância de se reunir e falar sobre esses assuntos. O livro é uma convocação para usarmos a nossa voz.
Para muitas pessoas já informadas sobre o assunto, este livro vai parecer uma espécie de "O óbvio também precisa ser dito". Mas isso é algo bom... é o "óbvio" que sabemos, mas que esquecemos no dia a dia em uma sociedade patriarcal. Livros como esse são importantes por isso; para nos lembrar do óbvio, por que o óbvio não pode continuar sendo esquecido.

nathymjp 25/08/2020

Um livro muito divertido e fácil de ler!
Nele a autora dá dicas práticas para tornar o ambiente de trabalho menos machista e conselhos valiosos de como agir quando você já está atolada de machismo até a cabeça no trabalho.
Jessica Bennett é afiada e, ao longo da leitura, parece que sempre tem a solução na ponta da língua. Adorei!

naicaroline 12/06/2021

Achei bem legal o livro! Ele traz situações que ocorrem muito, e traz como se fosse dicas para lidar com elas! São conselhos legais, traz alguns dados de pesquisa, além de ?lembretes? do porque devemos levantar esses pontos e questionar.
Eu gostei, é bom para complementar leituras sobre feminismo ainda mais se tratando de ambiente de trabalho.

Geovanna.Holanda 16/04/2020

Irônico, engraçado e brilhante.
Repleto de trocadilhos, o livro aborda as dificuldades da mulher para trabalhar em ambientes predominantemente masculinos de uma forma simples e engraçada, cita muitas situações pelas quais as mulheres tem que passar, apenas pelo fato de serem mulheres.
Com várias referências à pesquisas, entrevistas e livros, a autora também usa vários dados com a finalidade de validar suas afirmações, o que eu achei incrível.
Ela também dá dicas de como agir em certas situações, como identificar alguns tipos de machismo, além de inspirar muita confiança e sororidade, sem nunca perder o profissionalismo.
Com ilustrações icônicas, o livro me fez dar boas gargalhadas, apesar do tema tão forte e necessário.
Lucas A. 12/05/2021minha estante
Interessante.

Vanessa.Issa 04/04/2020

Um livro bem-humorado sobre um assunto muito sério.

A autora nos dá diversos exemplos de comportamentos que precisam ter nossa atenção para que as mulheres sejam mais respeitadas e ouvidas em seus ambientes de trabalho.

Muitos fatos históricos contribuíram para que as mulheres fossem colocadas numa posição abaixo dos homens, e isso se reflete no mundo até os dias atuais. Lendo esse livro, me identifiquei com diversas situações e percebi que todos nós - todos mesmo - precisamos mudar um pouco nossas atitudes para que essa situação melhore no futuro.

As ilustrações são demais! Ri muito.

Lucinha 23/11/2020

Um livro de leitura leve, mas com verdades práticas inimagináveis! Indico a todas as mulheres e homens para que abram os olhos para o machismo muitas vezes disfarçado nas relações de trabalho.

Badlagirl 25/04/2020

Contratada para assumir a recém-criada editoria de gênero do The New York Times, a jornalista Jessica Benett constrói um guia incisivo e irônico de como sobreviver ao sexismo no ambiente de trabalho em Clube da luta feminista. Mesclando experiências pessoais e de outras mulheres e conselhos nada politicamente corretos com pesquisas e estatísticas sérias, Bennett oferece dicas valiosas e bem-humoradas para a mulher enfrentar o machismo na sociedade atual e combater o terreno minado e muitas vezes sutil do preconceito no ambiente corporativo. Com projeto gráfico moderno, repleto de ilustrações e esquemas divertidos, o livro fala tanto dos desafios externos enfrentados pelas mulheres cotidianamente, quanto dos comportamentos arraigados e autos sabotadores delas próprias no dia a dia do escritório, sempre num tom informal e sarcástico.

Vitória Marcone 16/06/2020

Uma análise crítica do machismo no ambiente de trabalho e táticas de como lutar contra ele.
É como um guia prático! A autora aborda termos, definições, traz exemplos. Retrata o cotidiano de trabalho, mostrando como podemos lidar com o machismo e as diversas questões que o perpassam.

cami.gauer 12/12/2020

Amei
Quando vi que o livro ia ser meio que: situação seguido do que fazer em cada situação, achei que eu ia me desinteressar, mas nada, é ótimo. Tão dia a dia de uma mulher que parece que fui eu e minhas amigas que vivemos tudo aquilo. E as dicas de "o que fazer caso" são muito boas também, todas super aplicáveis, só é uma questão de tempo até a gente acostumar a mudar as atitudes. A todas as mulheres daqui, leiam sim! E os homens tb, tem um capítulo reservado só para vocês e precisamos de vcs na luta também, não é só falar, é fazer.
Portanto, recomendo.

Mariana 11/04/2021

Não gosto de autoajuda
Não gosto quando livros e autores não nos fazem pensar e refletir sobre o assunto, mas querem nos ensinar certas atitudes e comportamentos, para que a gente se encaixe em uma caixinha que é aceita pela sociedade. E eu só percebi que essa era a vibe de Clube da Luta Feminista quando já era tarde demais.

Para começar, não acho que esse possa ser considerado um livro feminista. Ao menos, não um em que se debate a causa. É mais um copilado de ideias para mulheres que pouco ou nada conhecem sobre o assunto, apresentando alguns dados e pesquisas de forma não aprofundada. E se você for uma mulher não branca ou não normativa (e, de quebra, não norte americana), suas chances de se conectar com o livro são ainda menores.
Danise 27/12/2021minha estante
Mas o livro é um manual, manuais nao nos fazem refletir, eles servem pra ensinar como fazer/usar algo... e, na minha opinião, isso o livro faz mt bem...
Eu já li bastante sobre o assunto e ainda assim aprendi bastante sobre como fazer em certas situações...

Mariana 08/01/2022minha estante
Sim, eu percebi isso. Mas, como disse, autoajuda, ou manuais, não fazem o meu tipo de leitura, talvez por isso eu tenha gostado tão pouco do livro. Na minha concepção não é interessante um livro que tem pretensão de ensinar mulheres a se "enquadrarem" em um mundo corporativo masculino.

Danise 09/01/2022minha estante
A questão acho q nao é se enquadrar, caber na caixinha, é justamente ajudar as mulheres a ter outra resposta a dar aos comportamentos machistas...
Por exemplo, eu, msm sendo feminista há mt tempo, lendo o livro q fui identificar uma situação machista q passei mts vezes...

Maryellen 23/01/2022

Para o livro que incitou meu lado de agitadora social...
A dimensão da dificuldade da permanência feminina no mercado de trabalho é um assunto muito abrangente e a cada vez foi profundamente explorado por caminhos inimagináveis. A leitura me surpreendeu expondo pontos que eu não havia percebido mesmo vivenciando muitos dos cenários.
O livro foi além de apenas explorar as problemáticas, serviu conselhos e opções de contornar os atos que destrinchava. Aprecio a linguagem intimista que conversava com leitor com humor e clareza. Com essa leitura me senti incentivada a ter mais dessas que tocassem assuntos de dizem respeito as bases da sociedade.
Maravilhosamente inspirador.