Herland

Herland Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Elo 20/10/2020

O livro elabora uma utopia, um país apenas com mulheres, o que a princípio se mostra um paraíso. Quando homens forasteiros chegam no país, cumprem o papel de um antropólogos, estudam aquele povo e se mostram curiosos. Temos três personagens masculinos que representam três "graus" de integração nesse novo ambiente.
Percebemos enfim que a vida dessas mulheres seria melhor sem a presença desses homens.
O problema disso é fomentar um extremismo que quebra pontes de diálogos por parte do feminismo. Precisamos dessa integração para troca de ideias, não impor um sobre o outro novamente.
Apesar disso, o livro prova que as características "femininas" popularmente conhecidas (fragilidade, submissão, etc) não são naturais as mulheres, mas impostas por um oitro gênero que busque dominação. Esse "retorno ao natural", de certa forma, é a maior sacada da autora.

Aninha 22/08/2021

Utopia das Mulheres
Narrativa muitíssimo interessante em vários aspectos, especialmente quando há diálogos entre os homens, que chegaram por acaso em um espaço geográfico no mundo isolado, onde só há mulheres, explicando sobre como é um mundo "normal", confrontado com a lógica e as normas da Terra das Mulheres.
Peca em alguns aspectos, com pitadas de idealização da maternidade e até uma certa eugenia.
Mas vale a pena as reflexões provocadas pelo livro.

Isabelle.Ribeiro 23/10/2020

É o tipo de livro cuja genialidade te deixa de queixo caído do início ao fim, uma denúncia tão sagaz ao machismo estrutural, além de muito bem escrito tornando a leitura muito agradável e rápida.
Juliana Civitavecchia 23/10/2020minha estante
AMO!

Raiane 15/08/2020

Esse livro te leva a imaginar uma outra forma de sociedade, sem as muitas amarras que o gênero nos impõe hoje.

Eliane 21/12/2022

A terra das mulheres
Livro que utilizei para curar minha ressaca literária. Foi difícil, mas terminei. O começo me interessou muito, mas o estilo da narrativa me entediou um pouco. Possui reflexões importantes sobre como os homens veem às mulheres. Recomendo.

astereads 22/11/2022

esse livro é complicado de julgar, porque você pode se prender na ideia de que é fruto do seu tempo e ignorar as coisas estranhas, NO ENTANTO o eugenismo/racismo na obra não é inocente da época (não que seja realmente alguma vez) e isso se mostra escancarado quando você procura mais sobre a vida da autora.

ainda assim, uma boa leitura pra se fazer de forma crítica e pensar sobre feminismo, mesmo suas partes não bonitas.

Tábata 20/06/2022

Morno, mas até interessante
Acompanhamos a expedição de 3 homens a um país habitado apenas por mulheres. Cada um desses exploradores com personalidades bem diferentes, imergem nessa terra e se surpreendem com a forma como vivem, se desenvolvem e como a população pode existir mesmo sem terem homens há pelo menos dois mil anos. Achei meio morno, mas com um ponto de vista interessante, mas bem irrealista quanto ao que seria um país somente de mulheres.

Jéssica Sales 09/11/2020

Uma boa leitura
Acho que este livro mostra que mesmo quando crescemos e somos arrebatados por uma outra visão de mundo, que podemos ver que é melhor, ainda carregamos pré conceitos que formamos com a nossa criação.
Eu achei o narrador pouco confiável, acho que por vezes narrar os fatos sem profundidade.
E queria um livro sobre a percepção da moça sobre a civilização deles. Ou até da visão das mulheres sobre a chegada dos homens.
No geral achei uma boa leitura, bem rápida.
(Gostaria de acrescentar que nessa edição as folhas são bem ásperas - risos - reparei pois são BEM diferenciadas kkkk)

Ally 06/01/2021minha estante
Estou louca pra ler esse livro

RayRaySilvestre 06/01/2021minha estante
Gostei muito dele

S.Paz 24/08/2023

A Mulher, caso existisse.
Desvinculada do ideal masculino do que deve ser, o que seria, de fato, a mulher?

Longe da feminilidade que conhecemos, da vaidade, das abdicações necessárias para ter o amor de um homem, um filho, um "Lar" bem sucedido, longe da subalternidade de ser, em relação ao homem, o Segundo Sexo (como já investigou cirurgicamente a filósofa existencialista Simone de Beauvoir).

Se, em algum momento, as mulheres fossem livres para ser, da infância à morte, algo completamente desamarrado de tudo que precisam ser enquanto há um homem por perto, o que elas seriam? Selvagens? Seriam mais doces? Como encarariam o mundo? Aliás, em que mundo viveriam?

Infelizmente não podemos saber, uma vez que, postas como um banquete a frente de todas as malditas interferências masculinas, pensamos que basta ser feminina aos olhos deles que seremos mulheres.

O mais próximo que podemos chegar, o mais palpável vislumbre que poderíamos alcançar é, em minha opinião, este livro.

thaina 24/05/2020

Não gostei, mas entendo
Não sei se foi o estilo da escrita ou a história, mas passei o livro inteiro esperando o momento que ia me fazer viciar na leitura. Recebi a indicação de uma pessoa que sempre indica livros que amo e talvez por isso eu tenha criado uma super expectativa
Katita 14/08/2020minha estante
Achei péssimo.

Duda 28/09/2020

Gostei muito!
Li esse livro com um grupo de pessoas e os homens ,sem nenhuma exceção, quando comentávamos sobre uma atitude tóxica, machista.... confessavam que nem reparam quando leram. O livro te faz analisar varias situações da sociedade e me surpreendeu bastante para época que foi escrito (apesar do final ter me decepcionado um pouco). A leitura é um pouco cansativa, as vezes, mas não afeta o conteúdo.

Rafaela.Maria 21/05/2021

Interessante
Charlotte P. Gilman não foi apenas uma grande escritora norte-americana. A autora também mergulhou em problemáticas da nossa sociedade, em especial a de gênero. Assim como em O Papel de Parede Amarelo, a distopia Terra das Mulheres desmembra o lugar do feminino, da feminilidade e traz a discussão da submissão, do apagamento e do silenciamento que ainda hoje as mulheres sofrem.
O enredo nos conta a história de três homens que decidem desbravar novas terras e acabam encontrando o que chamariam de ?Terra das Mulheres?. Diferentemente do que os amigos imaginavam, o país construído apenas por mulheres não era uma bagunça rodeada de futilidades e brigas. Na verdade, tudo que eles encontraram foi uma gama de coisas positivas, dentre elas uma organização e igualdade espetaculares.
Charlotte também demonstra em sua narrativa questionamentos sobre desigualdade social e econômica, o que já esperava vindo de uma autora que é conhecida por sua palestra sobre reforma social.

Lucas 04/06/2021

Texto obrigatório para todos, mas não é para qualquer um.
Esta obra não agradaria qualquer um , mas todos deveriam lê-la em algum momento na vida. Para apreciá-lo, exige alcançar alguma maturidade.
Esta ficção de Charlotte Perkins Gilman faz uma brincadeira interessante com a possibilidade de uma sociedade expurgada de homens, ao mesmo tempo que critica costumes e modos da época (totalmente atuais).
O texto se torna um pouquinho cansativo em alguns momentos, não agradará qualquer leitor, mas veja bem, ler hoje um texto publicado originalmente em 1915 nos mostra como a ignorância, prepotência, preconceito e presunção masculinas são características atemporais de nossa espécie.

Camila1586 23/07/2021

Você já imaginou um país só de mulheres?
O livro Terra das mulheres nos transporta para essa utopia de uma sociedade composta unicamente de mulheres. A história começa contando a trajetória de três exploradores: Van, o narrador; o doce Jeff; e Terry, o machão. Em suas considerações e devaneios sobre o país, os três têm a certeza que também existem homens, ainda que isolados e convocados apenas para fins de reprodução. Um país só de mulheres, segundo os três, seria caótico, selvagem, subdesenvolvido, inviável.

Quando finalmente chegam ao pequeno país isolado da civilização, ficam surpresos ao se depararem com uma terra frutífera, organizada, sem guerras ou conflitos. O pequeno país gira em torno da maternidade, que ocorre de maneira espontânea e sem a necessidade de um homem. O livro aborda questões como a maternidade, o casamento, a irmandade entre as mulheres, o respeito com a natureza e muitos outros temas. Esse livro foi publicado em 1915, é interessantíssimo ver o olhar da autora para a época.

Curiosidade: O filme Mulher-Maravilha e suas Amazonas foi inspirado no livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6