O Projeto Fênix

O Projeto Fênix Gene Kim...

Resenhas - O Projeto Fênix

Beatriz 26/08/2023

O livro “O Projeto Fênix” ou “The Phoenix Project” em inglês é um clássico no universo da tecnologia, pois retrata de forma realista os desafios enfrentados nessa área. A história se passa em uma empresa fabricante e varejista de peças automotivas chamada “Parts Unlimited”. Nela, a empresa está enfrentando uma perda significativa de mercado, suas ações estão em queda e seus concorrentes estão ganhando vantagem. Diante desse cenário, a Parts Unlimited tenta lançar um novo projeto, o Programa Fênix, que eles acreditam ser a solução para restaurar a rentabilidade e fechar a lacuna com seus concorrentes.

Por trás de todo esse caos, há um grande desalinhamento e uma série de conflitos comuns entre as áreas de desenvolvimento, operações, segurança e negócios que ocorrem nas empresas, mostrando claramente que quando as coisas não vão bem na TI, afetam diretamente o sucesso do negócio.
À medida que a história avança, fica clara a importância de ter boas práticas, padronização de processos, automação e integração das equipes para impulsionar o sucesso da empresa.

Lendo a história, é inevitável não fazer paralelos com a vida real, pois em várias ocasiões, as falas do personagem principal, Bill, o VP de operações de TI, se assemelham a coisas que eu mesma (como uma profissional de infraestrutura) já disse ou pensei em minha carreira, assim como já ouvi outros colegas de trabalho dizerem.

Por fim, este livro para mim é um que todo profissional da área de tecnologia precisa ler, especialmente aqueles das áreas de infraestrutura e desenvolvimento. Gostei muito de ver de forma clara as dores e problemas que enfrentamos no dia a dia sendo expostos, ao mesmo tempo que mostram que esses problemas podem ser resolvidos com a abordagem correta, através da adoção de processos e práticas adequadas para desenvolver soluções seguras e estáveis para os clientes. Além disso, o livro enfatiza a importância do trabalho coletivo e de uma cultura em que todos aprendem em conjunto, o que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

site: https://medium.com/sysadminas/resenha-e-percep%C3%A7%C3%B5es-do-livro-o-projeto-f%C3%AAnix-76bb610fe211

Douglas.Augusto 02/08/2023

História envolvente
A todo momento dá a impressão que os problemas enfrentados no livro se aplicam a experiências na empresa, desde os erros que ocorrem ao comportamento dos departamentos.
Muito didático, leitura tranquila.

Janduy 15/01/2023

Para entender o pq do DevOps
O livro é um romance que descreve quase todas as empresas que tem projetos de TI. É difícil você ver o que ocorre na Parts Unlimited e não identificar alguns pontos no seu labor atual ou passado. Mesmo empresas que já tenham adotado as metodologias ágil e DevOps ainda tem pontos que precisam de evolução, afinal esses Frameworks não são apenas ferramentas ou fórmulas secretas, são componentes de cultura. É preciso viver essa cultura. E aí está o desafio pois a cultura não é top-down, ela precisa se expandir por todos os lados da se tornar natural e voluntária. E parar isso... Muito trabalho é preciso. Há que se evangelizar muito.

Mari.Costta 14/01/2023

Excelente!!!
De uma maneira muito leve o autor nos leva a entender ?na pele? os fundamentos do DEVOPS.
Gostei muito e recomendo!

TauLima 02/11/2022

Incrível
Eu não estava esperando muito dessa leitura e achei que ia ser super chata mas o livro é simplesmente INCRÍVEL. O jeito que eles vão construindo toda a narrativa, mostrando a evolução do trabalho e de como eles se ajudam como uma equipe, não é fácil mas é uma jornada maravilhosa de acompanhar. Amei demais e li 3 vezes de tão bom que e tirar vamos ensinamos a cada vez que eu lia. Extremamente necessário pra quem é da Área e até pra quem não é.

Ana 28/06/2022

Muito bom! É uma ótima história e traz muito aprendizado sobre essa questão de unir desenvolvimento e operações pra melhoria contínua. A forma como o autor escolheu contar isso está de parabéns.

amanda 20/04/2022

Software como centro da empresa!
Não sabia o que esperar do livro, li algumas críticas positivas e me surpreendi! Aprendi muito com o livro e me vi em várias situações parecidas na empresa que eu trabalho, coisas que eu achava que só existia la! O que eu mais gostei foram os termos técnicos, o livro me deu vários insights que vou usar no dia a dia. Como eu trabalho em uma empresa pequena muitos profissionais acabam executando várias funções. A única coisa que não gostei é que algumas partes ficaram meio confusas e pareciam que o Bill havia resolvido tudo em um passe de mágica! De resto eu amei! Como iniciante na área de T.I tirei bastante proveito. Ansiosa para ler os próximos livros do autor como: projeto unicórnio e o manual devops. Recomendo muito, mais não espere nada muito técnico.

a.cafreire 15/03/2022

Grandes insights
O livro faz grandes ideias sobre o dia a dia na área de tecnologia. Os personagens podem ser encontrados em uma organização com facilidade e as situações que ocorrem no livro, são vistas frequentemente dentro de uma empresa de Tecnologia.
Vale a pena a leitura!

pedro.pisa 26/02/2022

Apresentação detalhada e empática
O livro é um retrato fiel da realidade vivida por muitos times de TI. Com uma leitura fluida, agradável e envolvente, os autores retratam a jornada de Bill para organizar todo o despertamento de TI de uma empresa de peças automotivas. Ele começa a aprender técnicas de otimização do chão de fabrica e a implementá-las na sua equipe de operações de TI

Ph12 15/01/2022

Surpreendente
O livro nos mostra como a utilização de boas práticas faz total diferença. Podemos também destacar pontos tocados sutilmente, como a união e integração das equipes fazem diferença para alavancar uma empresa. Gostei muito da abordagem sobre a dívida técnica e como a automatização gera um resultado incrível. A utilização das 3 vias e como o Bill vai se encontrado nela deixa o livro com um ar de quero mais a cada página. E o mais importante, tenha um mentor e seja um propagador de ideias.

Railson 04/12/2021

Livro muito interessante
Tanto aprendi com os eventos do livros e todas as dicas que foram surgindo para o personagem quanto me divertir lendo essa história, onde teve um final incrível.

diegowilliam 14/11/2020

Um romance....
Achei um livro muito original, pelo que propõe. É possível sim você conseguir traçar perfis de profissional de TI, e absorver certas posturas e adequar a sua carreira. Mas ele vai além, com os trejeitos de um livro romance, com ótima narrativa, sem enrolação, e diálogos super dinâmicos, ele realmente surpreende que o lê. Um livro sobre tecnologia que consegue atingir todos os públicos. Recomendadissimo... ;)

Freitas 02/09/2020

Perfeito!
Acredito que este seja o melhor livro que li até o momento descrevendo o mundo de TI, em muitos momentos dei risada por me ver dentro da história sem perceber. Além de trazer aprendizado na leiturado livro no final há varias dicas de próximas leituras, simplesmente fabuloso.

Robson.Borges 31/08/2020

Não é somente sobre DevOps ou TI, é uma aula sobre negócios
Apesar de ser conhecido como uma referência para o DevOps, o livro vai muito além de mostrar as vantagens de usar essa cultura dentro das organizações modernas para acompanhar a necessidade de rápida evolução do negócio. Ele fala sobre como as empresas que veem a TI como estratégica tem maior vantagem competitiva e passam a usá-la para crescer.
É um livro para aprender sobre como identificar o que não se deve fazer dentro da organização, começando pela TI. É uma aula sobre criar uma cultura de desenvolvimento e colaboração para tornar a TI um diferencial competitivo ao invés de um gargalo.

Guilherme 03/08/2020

Obrigatório na t.i
Fantástico. Mostra de maneira simples e cotidiana o que o mundo devops beneficia de maneira simples de como fazer mais com menos.