O Projeto Fênix

O Projeto Fênix Gene Kim...

Resenhas - O Projeto Fênix

Guilherme 03/08/2020

Obrigatório na t.i
Fantástico. Mostra de maneira simples e cotidiana o que o mundo devops beneficia de maneira simples de como fazer mais com menos.

Mari.Costta 14/01/2023

Excelente!!!
De uma maneira muito leve o autor nos leva a entender ?na pele? os fundamentos do DEVOPS.
Gostei muito e recomendo!

Douglas.Augusto 02/08/2023

História envolvente
A todo momento dá a impressão que os problemas enfrentados no livro se aplicam a experiências na empresa, desde os erros que ocorrem ao comportamento dos departamentos.
Muito didático, leitura tranquila.

Beatriz 26/08/2023

O livro “O Projeto Fênix” ou “The Phoenix Project” em inglês é um clássico no universo da tecnologia, pois retrata de forma realista os desafios enfrentados nessa área. A história se passa em uma empresa fabricante e varejista de peças automotivas chamada “Parts Unlimited”. Nela, a empresa está enfrentando uma perda significativa de mercado, suas ações estão em queda e seus concorrentes estão ganhando vantagem. Diante desse cenário, a Parts Unlimited tenta lançar um novo projeto, o Programa Fênix, que eles acreditam ser a solução para restaurar a rentabilidade e fechar a lacuna com seus concorrentes.

Por trás de todo esse caos, há um grande desalinhamento e uma série de conflitos comuns entre as áreas de desenvolvimento, operações, segurança e negócios que ocorrem nas empresas, mostrando claramente que quando as coisas não vão bem na TI, afetam diretamente o sucesso do negócio.
À medida que a história avança, fica clara a importância de ter boas práticas, padronização de processos, automação e integração das equipes para impulsionar o sucesso da empresa.

Lendo a história, é inevitável não fazer paralelos com a vida real, pois em várias ocasiões, as falas do personagem principal, Bill, o VP de operações de TI, se assemelham a coisas que eu mesma (como uma profissional de infraestrutura) já disse ou pensei em minha carreira, assim como já ouvi outros colegas de trabalho dizerem.

Por fim, este livro para mim é um que todo profissional da área de tecnologia precisa ler, especialmente aqueles das áreas de infraestrutura e desenvolvimento. Gostei muito de ver de forma clara as dores e problemas que enfrentamos no dia a dia sendo expostos, ao mesmo tempo que mostram que esses problemas podem ser resolvidos com a abordagem correta, através da adoção de processos e práticas adequadas para desenvolver soluções seguras e estáveis para os clientes. Além disso, o livro enfatiza a importância do trabalho coletivo e de uma cultura em que todos aprendem em conjunto, o que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

site: https://medium.com/sysadminas/resenha-e-percep%C3%A7%C3%B5es-do-livro-o-projeto-f%C3%AAnix-76bb610fe211

nathaliaprado 22/05/2024

O Projeto Fênix
Todo mundo conhece uma Sarah ou é a Sarah. Dito isso, eu gostaria muito de que alguém houvesse a demitido no primeiro capítulo.