Olive Kitteridge

Olive Kitteridge Elizabeth Strout

Resenhas -

Giovana 22/03/2021

Segundo livro que leio da autora e eu simplesmente adoro sua escrita. Tudo é fluido, os personagens são bem construídos, parece que eles existem e moram perto de mim.

Conhecer Olive, além de todos os demais, foi incrível. Entende-la enquanto mulher, mãe, esposa, uma pessoa idosa com desejos e arrependimentos. Maravilhoso.

Recomendo!!!
Alê | @alexandrejjr 22/03/2021minha estante
Teve uma adaptação da HBO...

Ale 19/02/2024

Resenha Olive Kitteridge
Leitura concluída de fevereiro, esse é um dos livros que estavam na minha infinita lista e confesso que estive em uma montanha russa de sentimentos.

Vamos acompanhar a trajetória de Olive, professora de matemática, esposa, mãe e não tão amiga até sua velhice...Também vamos conhecer a história de alguns moradores da cidade, que para ser sincera, lia correndo para voltar para o Mundo de Olive...

Olive não é uma pessoa fácil, muitas vezes seu temperamento acaba afastando as pessoas, mas, Olive não se dá conta disso. Casada com Henry, um homem otimista e digamos meio inocente e seu filho Christopher. Relações essas que nem sempre serão fáceis.

A história começa bem, mas, com o envelhecimento de Olive, vai se tornando melancólica, triste, quanta raiva senti de Christopher, mas, na verdade não posso culpá-lo.

É uma leitura intensa e complexa, trás muitas reflexões que vão ficar com você mesmo depois da leitura

Um livro muito bem construído, ganhador do prêmio Pulitzer de ficção e com direito a sério no HBO e uma continuação do livro que já estou ansiosa para a leitura " Mais uma vez, Olive".

E você Tá Lendo?

site: https://blogtalendo.blogspot.com
Alice Batista 20/02/2024minha estante
tô lendo por aqui e gostando muito ??

Solange.Campos 26/08/2018

A leitura é meio cansativa
Mas compensa ler
Olive é uma pessoa difícil e aparece nas várias histórias de vida trazidas pela autora,as quais apresentam sempre uma reflexão

Suzy 28/08/2019

Olive Kitteridge
Ler Olive é um deleite, daqueles que te trazem um cotidiano muito real e envolvente. O excelente deste livro é como nos identificamos com as personagens ao longo da leitura de cada um dos contos! Ao terminar, assisti a séri, e Frances McDormand está incrível!

Livia Barini 26/11/2019

Deprimente
A leitura até um terço do livro lembra uma colcha de retalhos. Cada capítulo sobre um personagem diferente e você fica ali quebrando a cabeça, tentando encaixar as peças, só para descobrir que não há nexo entre elas. A maioria dos personagens não reaparece e quando muito, são simplesmente citados em algum capítulo. Cansativo.
Personagens infelizes. Casamentos onde todo mundo trai.
Fiquei sem entender como este livro foi ganhador de um Pulitzer.
Achei deprimente.

Geovanats 22/03/2020

Um bom livro
Eu gosto deste tipo livro, com várias estórias que juntas formam uma só. Também gostei do estilo dessa autora, discreto, que não nos explica nada, apenas conta os fatos e cada leitor interpreta de acordo com sua natureza, momento, experiência de vida, ou como prefere.
Para mim, Olive, nossa protagonista, é uma das personagens mais amargas que já li. Uma pessoa preconceituosa, ácida, incapaz de enxergar seus próprios defeitos ou sequer de demonstrar amor. Ás vezes senti raiva dela, a forma como ela tratou seu marido e filho era insuportável. A culpa por tudo era sempre dos outros, nunca dela, e apenas olhando alguém uma vez ela era capaz de perceber defeitos e julgar o caráter dos outros, nunca de maneira positiva, lógico. E o mais interessante era que os defeitos dos outros nada mais eram que os seus próprios que ela era incapaz de perceber. Mas ela não era má ou cruel, apenas era assim, e eu, mesmo com tudo isso, gostei dela.
Foi um livro interessante, prazeroso e fiquei com pena quando acabou, queria mais.
Não posso dizer que é um dos livros favoritos, mas merece cada estrelinha.

Sabrina N. Justino 26/07/2020

A série é melhor
A série da HBO é melhor porque é centrada em Olive. O livro traz capítulos sobre personagens que não tem o mesmo carisma e profundidade da personagem que dá nome à obra.

Lívia 22/01/2021

Olive ??
Ganhador do prêmio Pulitzer.
Os sentimentos são tratados com uma delicadeza singular.

Higor 24/01/2021

"Lendo Pulitzer": sobre a vida nossa de cada dia
Se há tempos eu percebi que o Prêmio Pulitzer, embora importante, é um tanto irregular quanto a suas escolhas, com livros em sua maioria medianos ou ruins, é um tanto assustador, e até mesmo gratificante encontrar um livro tão bom quanto "Olive Kitteridge" em sua lista. Claro que se trata de uma impressão pessoal e que eu sequer tenho embasamento literário para tal afirmação.

Mais impressionante que se deleitar com um livro tão incrível como "Olive Kitteridge", no entanto, é constatar que ele não é revolucionário, inovador ou que debate temas polêmicos, atuais e necessários. O que faz com que ele seja tão bom é justamente o oposto: a vida comum, simples crônicas do cotidiano, que acontecem em Crosby, Maine, mas que podem acontecer em qualquer lugar do mundo, com qualquer pessoa, em qualquer bairro.

Embora não seja de fato inovador, é interessante acompanhar os 13 contos, sem uma cronologia de tempo organizada, mas que se tem uma ideia por da idade dos personagens, em um conto adulto, para no seguinte sequer ter nascido, e no outro ser um adolescente mimado - método, aliás, que o próprio Pulitzer o prêmio tempos depois ao igualmente fabuloso "A vida cruel do tempo", de Jennifer Egan.

O único fio-condutor dos contos é, justamente a personagem-título, ora protagonista, ora mãe do protagonista da vez, ou a professora de matemática de certo aluno que, embora tivesse medo dela no passado, foi aconselhado e tais palavras mudaram seu jeito de pensar ou de compreender a vida.

E embora Kitteridge seja a principal condutora da história, não significa, necessariamente, que é uma personagem adorada. O que acontece é justamente o contrário: com uma antipatia e rudeza que beiram a impaciência, o que faz com que o leitor seja cativado com a história é justamente o viés humano, a demonstração de que ninguém é somente bom ou mau, mas que já uma mistura singela de ambos, com acertos, erros, tentativas e frustrações. A identificação vem na mãe frustrada com o relacionamento sem futuro do filho, ou com a indiferença do filho ante o estado de saúde do pai, ou ainda com a vizinha fofoqueira que aparenta querer destruir o casamento alheio… Cenas do cotidiano, meus caros, que encontramos facilmente em cada esquina, em cada grama do vizinho.

Sem inovações ou revoluções, mas com uma simplicidade suficiente para atrair a atenção até do mais exigente dos leitores "Olive Kitteridge" é uma aula bem-sucedida de como a vida real pode ser interessante e assustadora de se acompanhar.

Este livro faz parte do projeto 'Lendo Pulitzer'. Mais em:

site: leiturasedesafios.blogspot.com

Cintia 02/03/2021

Esperava mais
Olive Kitteridge foi o livro escolhido pelos membros de um clube de leitura no qual eu participo. Confesso que, antes disso, eu nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem da série da HBO baseada nessa história. Quando li a sinopse, fiquei animada, pois curto bastante ler sobre dramas familiares (sou fã de carteirinha da Celeste Ng xD).

Porém, acho que fui com muita sede ao pote, pois me decepcionei um pouquinho. Gostaria muito de ter dado 5 estrelas, mas algumas coisas do livro me incomodaram. Uma delas é o estilo de narrativa. Apesar de eu não ter problemas com livros de contos, me incomodou o fato de que, em alguns capítulos, a Olive mal aparece. Para mim era uma decepção gigantesca a cada vez que um capítulo sobre Olive terminava e a autora iniciava um capítulo sobre uma pessoa aleatória. No geral, acho que faltou um pouco de desenvolvimento do núcleo principal (Olive, Henry e Chris). Se o livro focasse somente nos Kitteridge, acho que eu teria dado 5 estrelas facilmente, pois amei todos os capítulos centrados na família!

De qualquer modo, Olive é uma protagonista excepcional. Ela é cheia de camadas, e muito complexa. Enquanto lia, eu alternava entre sentimentos de raiva e de empatia (e até pena). Olive é muito humana, e te faz refletir sobre seus próprios sentimentos e ações. E que atire a primeira pedra quem não se identificou pelo menos um pouquinho com ela xD

Enfim, queria muito ter dado 5 estrelas, mas acabei dando somente 3. O livro é super bem escrito e cativante, mas o estilo não me agradou muito.

Kirley 12/03/2021

Amargamente engraçado e melancólico. A relação do Henry e Olive me lembrou "Whos Afraid of Virginia Woolf?".

stéfanie 25/03/2021

um dos livros mais gostosos que eu já li na vida, faz total jus ao prêmio que ganhou! poder entender, em uma mesma pessoa, esposa, professora, mãe. mulher.
passei por todos capítulos ansiosa pra quando a olive fosse aparecer; me identifiquei e me compadeci da personagem, e ainda aprendi a me desprender da linha do tempo e me ater aos detalhes das histórias.

Yana 03/04/2021

Excelente
Li este livro num clube do livro, discutindo semanalmente com outras pessoas, tenho que dizer que isso apenas intensificou a experiência e a tornou ainda melhor. O ritmo de leitura é ótimo e eu considero a autora absolutamente genial.

@limakarla 16/04/2021

Que história bonita! Apesar da personagem principal, que carrega o nome do livro, não ser a pessoa de quem vamos primeiro simpatizar e nos conectar, o livro apresenta várias nuances e vários relacionamentos que Olive teve durante sua trajetória.